The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73185 |
Resumo: | Na página de um caderno, uma anotação simples, a lápis: “bordeless painting as bordeless art (pintura sem limites como arte sem fronteiras, em tradução livre). Este locus, considerando a página como um lugar de registro de pensamentos, não é adequado para a execução da pintura em si mesma, que necessita da tela e de seus limites, embora seja da natureza da arte sempre lançar proposições que atestem e revejam continuamente esses limites, segundo Sérgio Martins, ao comentar Joseph Kosuth, um dos artistas conceituais dos anos 1960, referencial para a trajetória de Antônio Dias. Em livro recém-lançado, Arte negativa para um país negativo: Antonio Dias entre o Brasil e a Europa, Martins intenta construir uma narrativa que seja homóloga, como discurso estético e crítico, às relações nem sempre diretas entre os inúmeros movimentos pós-vanguardistas ou neovanguardistas internacionais, a partir do final da década de 1960, e seus pontos de contato com a obra do brasileiro Antonio Dias, que se impôs um autoexílio na Europa em virtude do avanço da ditadura no Brasil, naquele momento da história. |
id |
UFU-15_644cf20ab89e5b7e3f2129349f04a11f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/73185 |
network_acronym_str |
UFU-15 |
network_name_str |
ArtCultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The art of Antonio Dias, between cynicism and tautologyA arte de Antonio Dias, entre o cinismo e a tautologiaNa página de um caderno, uma anotação simples, a lápis: “bordeless painting as bordeless art (pintura sem limites como arte sem fronteiras, em tradução livre). Este locus, considerando a página como um lugar de registro de pensamentos, não é adequado para a execução da pintura em si mesma, que necessita da tela e de seus limites, embora seja da natureza da arte sempre lançar proposições que atestem e revejam continuamente esses limites, segundo Sérgio Martins, ao comentar Joseph Kosuth, um dos artistas conceituais dos anos 1960, referencial para a trajetória de Antônio Dias. Em livro recém-lançado, Arte negativa para um país negativo: Antonio Dias entre o Brasil e a Europa, Martins intenta construir uma narrativa que seja homóloga, como discurso estético e crítico, às relações nem sempre diretas entre os inúmeros movimentos pós-vanguardistas ou neovanguardistas internacionais, a partir do final da década de 1960, e seus pontos de contato com a obra do brasileiro Antonio Dias, que se impôs um autoexílio na Europa em virtude do avanço da ditadura no Brasil, naquele momento da história.Universidade Federal de Uberlândia2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/7318510.14393/artc-v25-n47-2023-73185ArtCultura; Vol. 25 No. 47 (2023): ArtCultura; 308-312ArtCultura; Vol. 25 Núm. 47 (2023): ArtCultura; 308-312ArtCultura; v. 25 n. 47 (2023): ArtCultura; 308-3122178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73185/38557Bagolin, Luiz Armandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T17:23:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/73185Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2024-04-19T17:23:45ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology A arte de Antonio Dias, entre o cinismo e a tautologia |
title |
The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology |
spellingShingle |
The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology Bagolin, Luiz Armando |
title_short |
The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology |
title_full |
The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology |
title_fullStr |
The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology |
title_full_unstemmed |
The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology |
title_sort |
The art of Antonio Dias, between cynicism and tautology |
author |
Bagolin, Luiz Armando |
author_facet |
Bagolin, Luiz Armando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bagolin, Luiz Armando |
description |
Na página de um caderno, uma anotação simples, a lápis: “bordeless painting as bordeless art (pintura sem limites como arte sem fronteiras, em tradução livre). Este locus, considerando a página como um lugar de registro de pensamentos, não é adequado para a execução da pintura em si mesma, que necessita da tela e de seus limites, embora seja da natureza da arte sempre lançar proposições que atestem e revejam continuamente esses limites, segundo Sérgio Martins, ao comentar Joseph Kosuth, um dos artistas conceituais dos anos 1960, referencial para a trajetória de Antônio Dias. Em livro recém-lançado, Arte negativa para um país negativo: Antonio Dias entre o Brasil e a Europa, Martins intenta construir uma narrativa que seja homóloga, como discurso estético e crítico, às relações nem sempre diretas entre os inúmeros movimentos pós-vanguardistas ou neovanguardistas internacionais, a partir do final da década de 1960, e seus pontos de contato com a obra do brasileiro Antonio Dias, que se impôs um autoexílio na Europa em virtude do avanço da ditadura no Brasil, naquele momento da história. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73185 10.14393/artc-v25-n47-2023-73185 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73185 |
identifier_str_mv |
10.14393/artc-v25-n47-2023-73185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73185/38557 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ArtCultura; Vol. 25 No. 47 (2023): ArtCultura; 308-312 ArtCultura; Vol. 25 Núm. 47 (2023): ArtCultura; 308-312 ArtCultura; v. 25 n. 47 (2023): ArtCultura; 308-312 2178-3845 reponame:ArtCultura (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
ArtCultura (Online) |
collection |
ArtCultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
akparanhos@uol.com.br|| |
_version_ |
1797069139008815104 |