TRABALHO, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Tereza Sandra Loiola
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lima, Luiz Cruz, Aires, Rosilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16774
Resumo: O presente artigo tem por finalidade debater a relação Trabalho e Educação, no âmbito da ciência geográfica, considerando o evoluir histórico dessas temáticas, à luz de alguns teóricos, que se inspiraram nos princípios do materialismo histórico-dialético. Assim, o trabalho se apresenta como a categoria fundante do ser social e a educação enquanto mediadora das relações sociais, chamando o cuidado do leitor para articular a ciência geográfica como poderoso instrumento da análise crítica do trabalho e das relações sociais e produtivas, com forte implicação no espaço geográfico (espaço este social), posto ser inconcebível espaço/tempo sem homens e vice-versa. É nesse ínterim que a educação é analisada como mediadora no processo laborativo. Inicialmente, por meio do cotejo trabalho e educação, abordaram-se as suas semelhanças e diferenças e, por conseguinte, buscaram-se correlacionar os percursos geográficos no mundo do trabalho e seus reflexos na educação.
id UFU-16_1ee8971a3546a8cdbc98369d456f9aaa
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16774
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling TRABALHO, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIATrabalhoeducaçãogeografia.O presente artigo tem por finalidade debater a relação Trabalho e Educação, no âmbito da ciência geográfica, considerando o evoluir histórico dessas temáticas, à luz de alguns teóricos, que se inspiraram nos princípios do materialismo histórico-dialético. Assim, o trabalho se apresenta como a categoria fundante do ser social e a educação enquanto mediadora das relações sociais, chamando o cuidado do leitor para articular a ciência geográfica como poderoso instrumento da análise crítica do trabalho e das relações sociais e produtivas, com forte implicação no espaço geográfico (espaço este social), posto ser inconcebível espaço/tempo sem homens e vice-versa. É nesse ínterim que a educação é analisada como mediadora no processo laborativo. Inicialmente, por meio do cotejo trabalho e educação, abordaram-se as suas semelhanças e diferenças e, por conseguinte, buscaram-se correlacionar os percursos geográficos no mundo do trabalho e seus reflexos na educação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1677410.14393/RCG134216774Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 42 (2012): Junho ; 82–90Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 42 (2012): Junho ; 82–90Caminhos de Geografia; v. 13 n. 42 (2012): Junho ; 82–901678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16774/9549Copyright (c) 2012 Tereza Sandra Loiola Vasconcelos, Luiz Cruz Lima, Rosilene Aireshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Tereza Sandra LoiolaLima, Luiz CruzAires, Rosilene2022-11-10T18:39:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16774Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-10T18:39:12Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHO, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA
title TRABALHO, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA
spellingShingle TRABALHO, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA
Vasconcelos, Tereza Sandra Loiola
Trabalho
educação
geografia.
title_short TRABALHO, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA
title_full TRABALHO, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA
title_fullStr TRABALHO, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA
title_full_unstemmed TRABALHO, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA
title_sort TRABALHO, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA
author Vasconcelos, Tereza Sandra Loiola
author_facet Vasconcelos, Tereza Sandra Loiola
Lima, Luiz Cruz
Aires, Rosilene
author_role author
author2 Lima, Luiz Cruz
Aires, Rosilene
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Tereza Sandra Loiola
Lima, Luiz Cruz
Aires, Rosilene
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
educação
geografia.
topic Trabalho
educação
geografia.
description O presente artigo tem por finalidade debater a relação Trabalho e Educação, no âmbito da ciência geográfica, considerando o evoluir histórico dessas temáticas, à luz de alguns teóricos, que se inspiraram nos princípios do materialismo histórico-dialético. Assim, o trabalho se apresenta como a categoria fundante do ser social e a educação enquanto mediadora das relações sociais, chamando o cuidado do leitor para articular a ciência geográfica como poderoso instrumento da análise crítica do trabalho e das relações sociais e produtivas, com forte implicação no espaço geográfico (espaço este social), posto ser inconcebível espaço/tempo sem homens e vice-versa. É nesse ínterim que a educação é analisada como mediadora no processo laborativo. Inicialmente, por meio do cotejo trabalho e educação, abordaram-se as suas semelhanças e diferenças e, por conseguinte, buscaram-se correlacionar os percursos geográficos no mundo do trabalho e seus reflexos na educação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16774
10.14393/RCG134216774
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16774
identifier_str_mv 10.14393/RCG134216774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16774/9549
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Tereza Sandra Loiola Vasconcelos, Luiz Cruz Lima, Rosilene Aires
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Tereza Sandra Loiola Vasconcelos, Luiz Cruz Lima, Rosilene Aires
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 42 (2012): Junho ; 82–90
Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 42 (2012): Junho ; 82–90
Caminhos de Geografia; v. 13 n. 42 (2012): Junho ; 82–90
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067014184894464