ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vinícius de Amorim
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Benedictis, Nerêida Mafra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16760
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa acerca das dificuldades de aprendizagem dos professores-alunos do curso de licenciatura em Geografia da Plataforma Freire - PARFOR, curso fomentado pelo plano nacional de formação de professores localizado no campus XVIII da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), no município de Eunápolis - Bahia. O objetivo principal foi analisar por meio da investigação - ação as dificuldades relacionadas à aprendizagem geográfica; para atingir esse objetivo, foram desenvolvidas as seguintes ações: identificar no uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC`s) instrumentos indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem e consequente desenvolvimento da educação geográfica; Diferenciar e aplicar o uso das escalas geográficas e cartográficas como formas de conhecer a localização e a frequência dos fenômenos naturais, humanos e suas representações sociais por meio da alfabetização cartográfica. Considerou-se que o uso das TIC's, faz-se indispensável para a construção do conhecimento dinâmico. Entretanto, os obstáculos estruturais quanto à limitação de acesso aos recursos tecnológicos informacionais, se caracterizam como grandes entraves para a inserção digital na escola. Ações propositivas como eventos científicos podem mitigar ou sanar essas dificuldades.
id UFU-16_2204feba2d78ef605245fd2279d3743a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16760
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIAGeografiaAlfabetização cartográficaTIC`sensino-aprendizagemO presente trabalho é resultado de uma pesquisa acerca das dificuldades de aprendizagem dos professores-alunos do curso de licenciatura em Geografia da Plataforma Freire - PARFOR, curso fomentado pelo plano nacional de formação de professores localizado no campus XVIII da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), no município de Eunápolis - Bahia. O objetivo principal foi analisar por meio da investigação - ação as dificuldades relacionadas à aprendizagem geográfica; para atingir esse objetivo, foram desenvolvidas as seguintes ações: identificar no uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC`s) instrumentos indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem e consequente desenvolvimento da educação geográfica; Diferenciar e aplicar o uso das escalas geográficas e cartográficas como formas de conhecer a localização e a frequência dos fenômenos naturais, humanos e suas representações sociais por meio da alfabetização cartográfica. Considerou-se que o uso das TIC's, faz-se indispensável para a construção do conhecimento dinâmico. Entretanto, os obstáculos estruturais quanto à limitação de acesso aos recursos tecnológicos informacionais, se caracterizam como grandes entraves para a inserção digital na escola. Ações propositivas como eventos científicos podem mitigar ou sanar essas dificuldades.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1676010.14393/RCG134216760Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 42 (2012): Junho ; 270–282Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 42 (2012): Junho ; 270–282Caminhos de Geografia; v. 13 n. 42 (2012): Junho ; 270–2821678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16760/9783Copyright (c) 2012 Vinícius de Amorim Silva, Nerêida Mafra Benedictishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vinícius de AmorimBenedictis, Nerêida Mafra2022-11-10T18:41:06Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16760Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-10T18:41:06Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA
title ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA
spellingShingle ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA
Silva, Vinícius de Amorim
Geografia
Alfabetização cartográfica
TIC`s
ensino-aprendizagem
title_short ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA
title_full ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA
title_fullStr ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA
title_full_unstemmed ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA
title_sort ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA
author Silva, Vinícius de Amorim
author_facet Silva, Vinícius de Amorim
Benedictis, Nerêida Mafra
author_role author
author2 Benedictis, Nerêida Mafra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vinícius de Amorim
Benedictis, Nerêida Mafra
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Alfabetização cartográfica
TIC`s
ensino-aprendizagem
topic Geografia
Alfabetização cartográfica
TIC`s
ensino-aprendizagem
description O presente trabalho é resultado de uma pesquisa acerca das dificuldades de aprendizagem dos professores-alunos do curso de licenciatura em Geografia da Plataforma Freire - PARFOR, curso fomentado pelo plano nacional de formação de professores localizado no campus XVIII da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), no município de Eunápolis - Bahia. O objetivo principal foi analisar por meio da investigação - ação as dificuldades relacionadas à aprendizagem geográfica; para atingir esse objetivo, foram desenvolvidas as seguintes ações: identificar no uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC`s) instrumentos indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem e consequente desenvolvimento da educação geográfica; Diferenciar e aplicar o uso das escalas geográficas e cartográficas como formas de conhecer a localização e a frequência dos fenômenos naturais, humanos e suas representações sociais por meio da alfabetização cartográfica. Considerou-se que o uso das TIC's, faz-se indispensável para a construção do conhecimento dinâmico. Entretanto, os obstáculos estruturais quanto à limitação de acesso aos recursos tecnológicos informacionais, se caracterizam como grandes entraves para a inserção digital na escola. Ações propositivas como eventos científicos podem mitigar ou sanar essas dificuldades.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16760
10.14393/RCG134216760
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16760
identifier_str_mv 10.14393/RCG134216760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16760/9783
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Vinícius de Amorim Silva, Nerêida Mafra Benedictis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Vinícius de Amorim Silva, Nerêida Mafra Benedictis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 42 (2012): Junho ; 270–282
Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 42 (2012): Junho ; 270–282
Caminhos de Geografia; v. 13 n. 42 (2012): Junho ; 270–282
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067014176505856