ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16760 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa acerca das dificuldades de aprendizagem dos professores-alunos do curso de licenciatura em Geografia da Plataforma Freire - PARFOR, curso fomentado pelo plano nacional de formação de professores localizado no campus XVIII da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), no município de Eunápolis - Bahia. O objetivo principal foi analisar por meio da investigação - ação as dificuldades relacionadas à aprendizagem geográfica; para atingir esse objetivo, foram desenvolvidas as seguintes ações: identificar no uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC`s) instrumentos indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem e consequente desenvolvimento da educação geográfica; Diferenciar e aplicar o uso das escalas geográficas e cartográficas como formas de conhecer a localização e a frequência dos fenômenos naturais, humanos e suas representações sociais por meio da alfabetização cartográfica. Considerou-se que o uso das TIC's, faz-se indispensável para a construção do conhecimento dinâmico. Entretanto, os obstáculos estruturais quanto à limitação de acesso aos recursos tecnológicos informacionais, se caracterizam como grandes entraves para a inserção digital na escola. Ações propositivas como eventos científicos podem mitigar ou sanar essas dificuldades. |
id |
UFU-16_2204feba2d78ef605245fd2279d3743a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16760 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIAGeografiaAlfabetização cartográficaTIC`sensino-aprendizagemO presente trabalho é resultado de uma pesquisa acerca das dificuldades de aprendizagem dos professores-alunos do curso de licenciatura em Geografia da Plataforma Freire - PARFOR, curso fomentado pelo plano nacional de formação de professores localizado no campus XVIII da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), no município de Eunápolis - Bahia. O objetivo principal foi analisar por meio da investigação - ação as dificuldades relacionadas à aprendizagem geográfica; para atingir esse objetivo, foram desenvolvidas as seguintes ações: identificar no uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC`s) instrumentos indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem e consequente desenvolvimento da educação geográfica; Diferenciar e aplicar o uso das escalas geográficas e cartográficas como formas de conhecer a localização e a frequência dos fenômenos naturais, humanos e suas representações sociais por meio da alfabetização cartográfica. Considerou-se que o uso das TIC's, faz-se indispensável para a construção do conhecimento dinâmico. Entretanto, os obstáculos estruturais quanto à limitação de acesso aos recursos tecnológicos informacionais, se caracterizam como grandes entraves para a inserção digital na escola. Ações propositivas como eventos científicos podem mitigar ou sanar essas dificuldades.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1676010.14393/RCG134216760Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 42 (2012): Junho ; 270–282Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 42 (2012): Junho ; 270–282Caminhos de Geografia; v. 13 n. 42 (2012): Junho ; 270–2821678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16760/9783Copyright (c) 2012 Vinícius de Amorim Silva, Nerêida Mafra Benedictishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vinícius de AmorimBenedictis, Nerêida Mafra2022-11-10T18:41:06Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16760Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-10T18:41:06Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA |
title |
ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA |
spellingShingle |
ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA Silva, Vinícius de Amorim Geografia Alfabetização cartográfica TIC`s ensino-aprendizagem |
title_short |
ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA |
title_full |
ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA |
title_fullStr |
ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA |
title_sort |
ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DA CARTOGRAFIA E USO DE MÍDIAS, APRESENTADA PELOS ALUNOS DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA DO PARFOR - UNEB, EUNÁPOLIS - BAHIA |
author |
Silva, Vinícius de Amorim |
author_facet |
Silva, Vinícius de Amorim Benedictis, Nerêida Mafra |
author_role |
author |
author2 |
Benedictis, Nerêida Mafra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vinícius de Amorim Benedictis, Nerêida Mafra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Alfabetização cartográfica TIC`s ensino-aprendizagem |
topic |
Geografia Alfabetização cartográfica TIC`s ensino-aprendizagem |
description |
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa acerca das dificuldades de aprendizagem dos professores-alunos do curso de licenciatura em Geografia da Plataforma Freire - PARFOR, curso fomentado pelo plano nacional de formação de professores localizado no campus XVIII da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), no município de Eunápolis - Bahia. O objetivo principal foi analisar por meio da investigação - ação as dificuldades relacionadas à aprendizagem geográfica; para atingir esse objetivo, foram desenvolvidas as seguintes ações: identificar no uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC`s) instrumentos indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem e consequente desenvolvimento da educação geográfica; Diferenciar e aplicar o uso das escalas geográficas e cartográficas como formas de conhecer a localização e a frequência dos fenômenos naturais, humanos e suas representações sociais por meio da alfabetização cartográfica. Considerou-se que o uso das TIC's, faz-se indispensável para a construção do conhecimento dinâmico. Entretanto, os obstáculos estruturais quanto à limitação de acesso aos recursos tecnológicos informacionais, se caracterizam como grandes entraves para a inserção digital na escola. Ações propositivas como eventos científicos podem mitigar ou sanar essas dificuldades. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16760 10.14393/RCG134216760 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16760 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG134216760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16760/9783 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Vinícius de Amorim Silva, Nerêida Mafra Benedictis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Vinícius de Amorim Silva, Nerêida Mafra Benedictis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 42 (2012): Junho ; 270–282 Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 42 (2012): Junho ; 270–282 Caminhos de Geografia; v. 13 n. 42 (2012): Junho ; 270–282 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067014176505856 |