POLÍTICAS FEDERAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO: A DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT (BUS RAPID TRANSIT) EM CIDADES BRASILEIRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37145 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de apontar as políticas públicas federais que culminaram na difusão e implantação do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) em cidades brasileiras e discutir a atuação desse tipo de transporte no âmbito da organização do espaço urbano. Com esse intuito, é contextualizada a problemática do transporte urbano e as políticas de mobilidade urbana que implicam em interesses e conflitos no transporte e nos usos. A partir de pesquisas bibliográficas, levantamento de dados, entrevistas a usuários de transporte e órgãos públicos, e observações em campo, analisa-se como o sistema BRT tem sido difundido em cidades de diferentes realidades espaciais, sociais e econômicas. Os resultados do trabalho mostram que o BRT é um instrumento que ameniza a problemática da mobilidade urbana, mas amplia os conflitos de interesses entre os agentes sociais. |
id |
UFU-16_2a30193db55195dfad5221f083ab02f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37145 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS FEDERAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO: A DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT (BUS RAPID TRANSIT) EM CIDADES BRASILEIRASMobilidade urbana. Políticas públicas. Conflitos sócio-espaciais.POLÍTICAS DE TRANSPORTE URBANOEste trabalho tem o objetivo de apontar as políticas públicas federais que culminaram na difusão e implantação do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) em cidades brasileiras e discutir a atuação desse tipo de transporte no âmbito da organização do espaço urbano. Com esse intuito, é contextualizada a problemática do transporte urbano e as políticas de mobilidade urbana que implicam em interesses e conflitos no transporte e nos usos. A partir de pesquisas bibliográficas, levantamento de dados, entrevistas a usuários de transporte e órgãos públicos, e observações em campo, analisa-se como o sistema BRT tem sido difundido em cidades de diferentes realidades espaciais, sociais e econômicas. Os resultados do trabalho mostram que o BRT é um instrumento que ameniza a problemática da mobilidade urbana, mas amplia os conflitos de interesses entre os agentes sociais.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/3714510.14393/Hygeia196724Caminhos de Geografia; Vol. 19 No. 67 (2018): Setembro; 361 - 373Caminhos de Geografia; Vol. 19 Núm. 67 (2018): Setembro; 361 - 373Caminhos de Geografia; v. 19 n. 67 (2018): Setembro; 361 - 3731678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37145/24382Copyright (c) 2018 Raphael Felix Ribeiro Faria Félix Ribeiro Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Faria, Raphael Felix2018-10-22T17:01:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37145Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2018-10-22T17:01:34Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS FEDERAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO: A DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT (BUS RAPID TRANSIT) EM CIDADES BRASILEIRAS |
title |
POLÍTICAS FEDERAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO: A DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT (BUS RAPID TRANSIT) EM CIDADES BRASILEIRAS |
spellingShingle |
POLÍTICAS FEDERAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO: A DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT (BUS RAPID TRANSIT) EM CIDADES BRASILEIRAS Ribeiro Faria, Raphael Felix Mobilidade urbana. Políticas públicas. Conflitos sócio-espaciais. POLÍTICAS DE TRANSPORTE URBANO |
title_short |
POLÍTICAS FEDERAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO: A DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT (BUS RAPID TRANSIT) EM CIDADES BRASILEIRAS |
title_full |
POLÍTICAS FEDERAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO: A DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT (BUS RAPID TRANSIT) EM CIDADES BRASILEIRAS |
title_fullStr |
POLÍTICAS FEDERAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO: A DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT (BUS RAPID TRANSIT) EM CIDADES BRASILEIRAS |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS FEDERAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO: A DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT (BUS RAPID TRANSIT) EM CIDADES BRASILEIRAS |
title_sort |
POLÍTICAS FEDERAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO: A DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT (BUS RAPID TRANSIT) EM CIDADES BRASILEIRAS |
author |
Ribeiro Faria, Raphael Felix |
author_facet |
Ribeiro Faria, Raphael Felix |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Faria, Raphael Felix |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobilidade urbana. Políticas públicas. Conflitos sócio-espaciais. POLÍTICAS DE TRANSPORTE URBANO |
topic |
Mobilidade urbana. Políticas públicas. Conflitos sócio-espaciais. POLÍTICAS DE TRANSPORTE URBANO |
description |
Este trabalho tem o objetivo de apontar as políticas públicas federais que culminaram na difusão e implantação do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) em cidades brasileiras e discutir a atuação desse tipo de transporte no âmbito da organização do espaço urbano. Com esse intuito, é contextualizada a problemática do transporte urbano e as políticas de mobilidade urbana que implicam em interesses e conflitos no transporte e nos usos. A partir de pesquisas bibliográficas, levantamento de dados, entrevistas a usuários de transporte e órgãos públicos, e observações em campo, analisa-se como o sistema BRT tem sido difundido em cidades de diferentes realidades espaciais, sociais e econômicas. Os resultados do trabalho mostram que o BRT é um instrumento que ameniza a problemática da mobilidade urbana, mas amplia os conflitos de interesses entre os agentes sociais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37145 10.14393/Hygeia196724 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37145 |
identifier_str_mv |
10.14393/Hygeia196724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37145/24382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Raphael Felix Ribeiro Faria Félix Ribeiro Faria info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Raphael Felix Ribeiro Faria Félix Ribeiro Faria |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 19 No. 67 (2018): Setembro; 361 - 373 Caminhos de Geografia; Vol. 19 Núm. 67 (2018): Setembro; 361 - 373 Caminhos de Geografia; v. 19 n. 67 (2018): Setembro; 361 - 373 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067015614103552 |