A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO TEMOR À NECESSIDADE DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eufrásio, Gustavo Henrique Camargo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Carmem Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/56398
Resumo: This research paper has as a central point the discussion about the curriculum model approached through the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Given this understand the construction of this document to the consequences that it brings with the Secondary Education Reform, how to bring this line of thought to meet Geography. These are real exhibitions from Goiás, BR and the city of Catalão-GO, to understand the implementation of these changes in public schools. To carry out this research, documentary and bibliographic analyzes on the area of education and of Geography teaching were used. In the reflections made, understand a relation between education and capital, in addition to the inferiorization of sciences, deficient and worst educationally trained estudents. Where current education is associated with the process of (re)producing inequalities, based on the capitalism, in which the intention it is an institution of meritocracy, based on legitimacy of a homogenized curriculum.
id UFU-16_2b269a1fa4740e9d591905ec002dff9d
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/56398
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO TEMOR À NECESSIDADE DA CIÊNCIA GEOGRÁFICABNCCReforma do Ensino MédioEnsino de GeografiaCatalãoThis research paper has as a central point the discussion about the curriculum model approached through the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Given this understand the construction of this document to the consequences that it brings with the Secondary Education Reform, how to bring this line of thought to meet Geography. These are real exhibitions from Goiás, BR and the city of Catalão-GO, to understand the implementation of these changes in public schools. To carry out this research, documentary and bibliographic analyzes on the area of education and of Geography teaching were used. In the reflections made, understand a relation between education and capital, in addition to the inferiorization of sciences, deficient and worst educationally trained estudents. Where current education is associated with the process of (re)producing inequalities, based on the capitalism, in which the intention it is an institution of meritocracy, based on legitimacy of a homogenized curriculum.Este artigo possui como ponto central a discussão do modelo de currículo proposto por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como a Reforma do Ensino Médio. O que se busca é apresentar elementos, desde suas constituições até os efeitos que elas promovem para a educação, bem como sobre o lugar da Geografia neste novo cenário. São expostas realidades do estado de Goiás e do município de Catalão-GO a fim de entender a implementação dessas mudanças nas escolas públicas locais. Para concretude deste trabalho foram utilizadas revisões e análises documentais e bibliográficas sobre a área de educação e ensino em Geografia; órgãos responsáveis pelo ensino público foram visitados a fim de acompanhar a implementação da BNCC. Confirma-se, nas reflexões realizadas, uma ligação entre a educação e o capital, além da inferiorização de certas ciências formando sujeitos deficitários crítica e socialmente. Percebe-se que a educação atual está ligada ao processo de (re)produção de desigualdades, baseada no mercado, em que o intuito é instituir um ideal de meritocracia partindo da legitimidade ancorada em um currículo homogeneizado.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/5639810.14393/RCG228456398Caminhos de Geografia; Vol. 22 No. 84 (2021): Dezembro; 14-24Caminhos de Geografia; Vol. 22 Núm. 84 (2021): Dezembro; 14-24Caminhos de Geografia; v. 22 n. 84 (2021): Dezembro; 14-241678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/56398/33094Copyright (c) 2021 Gustavo Henrique Camargo Eufrásio, Carmem Lúcia Costahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEufrásio, Gustavo Henrique Camargo Costa, Carmem Lúcia2022-01-13T17:37:07Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/56398Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-01-13T17:37:07Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO TEMOR À NECESSIDADE DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
title A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO TEMOR À NECESSIDADE DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
spellingShingle A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO TEMOR À NECESSIDADE DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
Eufrásio, Gustavo Henrique Camargo
BNCC
Reforma do Ensino Médio
Ensino de Geografia
Catalão
title_short A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO TEMOR À NECESSIDADE DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
title_full A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO TEMOR À NECESSIDADE DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
title_fullStr A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO TEMOR À NECESSIDADE DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
title_full_unstemmed A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO TEMOR À NECESSIDADE DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
title_sort A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO TEMOR À NECESSIDADE DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
author Eufrásio, Gustavo Henrique Camargo
author_facet Eufrásio, Gustavo Henrique Camargo
Costa, Carmem Lúcia
author_role author
author2 Costa, Carmem Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eufrásio, Gustavo Henrique Camargo
Costa, Carmem Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Reforma do Ensino Médio
Ensino de Geografia
Catalão
topic BNCC
Reforma do Ensino Médio
Ensino de Geografia
Catalão
description This research paper has as a central point the discussion about the curriculum model approached through the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Given this understand the construction of this document to the consequences that it brings with the Secondary Education Reform, how to bring this line of thought to meet Geography. These are real exhibitions from Goiás, BR and the city of Catalão-GO, to understand the implementation of these changes in public schools. To carry out this research, documentary and bibliographic analyzes on the area of education and of Geography teaching were used. In the reflections made, understand a relation between education and capital, in addition to the inferiorization of sciences, deficient and worst educationally trained estudents. Where current education is associated with the process of (re)producing inequalities, based on the capitalism, in which the intention it is an institution of meritocracy, based on legitimacy of a homogenized curriculum.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/56398
10.14393/RCG228456398
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/56398
identifier_str_mv 10.14393/RCG228456398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/56398/33094
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Gustavo Henrique Camargo Eufrásio, Carmem Lúcia Costa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Gustavo Henrique Camargo Eufrásio, Carmem Lúcia Costa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 22 No. 84 (2021): Dezembro; 14-24
Caminhos de Geografia; Vol. 22 Núm. 84 (2021): Dezembro; 14-24
Caminhos de Geografia; v. 22 n. 84 (2021): Dezembro; 14-24
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067018152706048