REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Isadora
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes, Claudivan Sanches
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1523
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, em processo final de produção pelo Ministério da Educação (MEC), que busca definir o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das diversas etapas e modalidades da Educação Básica. Ao ser promulgado, este documento será a referência nacional para a constituição dos currículos dos sistemas e redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, além das propostas pedagógicas das instituições escolares. Trata-se, portanto, de um documento que descreve as competências/conteúdos e saberes/habilidades que se entende que sejam indispensáveis em cada ano e em cada componente curricular da Educação Básica. Dessa forma, considerando a importância deste documento para a educação brasileira, o presente artigo buscou verificar a importância e as alterações que foram realizadas no componente curricular Geografia dentro da BNCC. O estudo seguiu os métodos da pesquisa qualitativa, elegendo como fonte fundamental de pesquisa a análise bibliográfica e documental, dando especial atenção ao texto da BNCC. Considerando todos os elementos descritos, esse estudo almeja contribuir para a melhoria da prática pedagógica dos professores de Geografia, apontando as mudanças e/ou desafios que enfrentarão na promoção da educação geográfica a partir da implantação da BNCC.
id UNICESU -1_b6af05fc9cf2b3345db25804a85e8eec
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1523
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC)BNCCEnsino fundamentalGeografiaCurrículoA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, em processo final de produção pelo Ministério da Educação (MEC), que busca definir o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das diversas etapas e modalidades da Educação Básica. Ao ser promulgado, este documento será a referência nacional para a constituição dos currículos dos sistemas e redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, além das propostas pedagógicas das instituições escolares. Trata-se, portanto, de um documento que descreve as competências/conteúdos e saberes/habilidades que se entende que sejam indispensáveis em cada ano e em cada componente curricular da Educação Básica. Dessa forma, considerando a importância deste documento para a educação brasileira, o presente artigo buscou verificar a importância e as alterações que foram realizadas no componente curricular Geografia dentro da BNCC. O estudo seguiu os métodos da pesquisa qualitativa, elegendo como fonte fundamental de pesquisa a análise bibliográfica e documental, dando especial atenção ao texto da BNCC. Considerando todos os elementos descritos, esse estudo almeja contribuir para a melhoria da prática pedagógica dos professores de Geografia, apontando as mudanças e/ou desafios que enfrentarão na promoção da educação geográfica a partir da implantação da BNCC.Unicesumar2019-08-13T19:10:41Z2019-08-13T19:10:41Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1523otherPinheiro, IsadoraLopes, Claudivan Sanchesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:06:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:06:58.058Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC)
title REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC)
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC)
Pinheiro, Isadora
BNCC
Ensino fundamental
Geografia
Currículo
title_short REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC)
title_full REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC)
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC)
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC)
title_sort REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC)
author Pinheiro, Isadora
author_facet Pinheiro, Isadora
Lopes, Claudivan Sanches
author_role author
author2 Lopes, Claudivan Sanches
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Isadora
Lopes, Claudivan Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Ensino fundamental
Geografia
Currículo
topic BNCC
Ensino fundamental
Geografia
Currículo
dc.description.none.fl_txt_mv A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, em processo final de produção pelo Ministério da Educação (MEC), que busca definir o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das diversas etapas e modalidades da Educação Básica. Ao ser promulgado, este documento será a referência nacional para a constituição dos currículos dos sistemas e redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, além das propostas pedagógicas das instituições escolares. Trata-se, portanto, de um documento que descreve as competências/conteúdos e saberes/habilidades que se entende que sejam indispensáveis em cada ano e em cada componente curricular da Educação Básica. Dessa forma, considerando a importância deste documento para a educação brasileira, o presente artigo buscou verificar a importância e as alterações que foram realizadas no componente curricular Geografia dentro da BNCC. O estudo seguiu os métodos da pesquisa qualitativa, elegendo como fonte fundamental de pesquisa a análise bibliográfica e documental, dando especial atenção ao texto da BNCC. Considerando todos os elementos descritos, esse estudo almeja contribuir para a melhoria da prática pedagógica dos professores de Geografia, apontando as mudanças e/ou desafios que enfrentarão na promoção da educação geográfica a partir da implantação da BNCC.
description A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, em processo final de produção pelo Ministério da Educação (MEC), que busca definir o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das diversas etapas e modalidades da Educação Básica. Ao ser promulgado, este documento será a referência nacional para a constituição dos currículos dos sistemas e redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, além das propostas pedagógicas das instituições escolares. Trata-se, portanto, de um documento que descreve as competências/conteúdos e saberes/habilidades que se entende que sejam indispensáveis em cada ano e em cada componente curricular da Educação Básica. Dessa forma, considerando a importância deste documento para a educação brasileira, o presente artigo buscou verificar a importância e as alterações que foram realizadas no componente curricular Geografia dentro da BNCC. O estudo seguiu os métodos da pesquisa qualitativa, elegendo como fonte fundamental de pesquisa a análise bibliográfica e documental, dando especial atenção ao texto da BNCC. Considerando todos os elementos descritos, esse estudo almeja contribuir para a melhoria da prática pedagógica dos professores de Geografia, apontando as mudanças e/ou desafios que enfrentarão na promoção da educação geográfica a partir da implantação da BNCC.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T19:10:41Z
2019-08-13T19:10:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1523
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1523
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948630987964416