ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E COTIDIANO: ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Vandeir Robson da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15737
Resumo: Pensar o ensino geográfico no início do século XXI demanda superar o senso comum em alguns momentos. Os saberes cotidianos aplicados ao ensino são se suma importância na produção de saberes, todavia não se deve limitar a esse fim. O desenvolvimento do conhecimento geográfico também a busca de processos científicos, teóricos e metodológicos próprios da geografia que garantiram sustentação e base à geografia escolar. Sendo assim, o conhecimento teórico-metodológico a cerca da Geografia pelo professor é fundamental na organização e planejamento escolar. No ensino e aprendizagem da geografia além desse conhecimento o educador deve possuir em conta o cotidiano do aluno para que o saber geográfico possa ter significado para os educandos. Assim, acredita-se que o professor de geografia terá resultados satisfatórios no desenvolvimento de habilidades e competências geográficas.
id UFU-16_3960733d84b7172a7a9617ffe05316e0
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15737
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E COTIDIANO: ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMGeografiacotidiano teoria e metodologiaPensar o ensino geográfico no início do século XXI demanda superar o senso comum em alguns momentos. Os saberes cotidianos aplicados ao ensino são se suma importância na produção de saberes, todavia não se deve limitar a esse fim. O desenvolvimento do conhecimento geográfico também a busca de processos científicos, teóricos e metodológicos próprios da geografia que garantiram sustentação e base à geografia escolar. Sendo assim, o conhecimento teórico-metodológico a cerca da Geografia pelo professor é fundamental na organização e planejamento escolar. No ensino e aprendizagem da geografia além desse conhecimento o educador deve possuir em conta o cotidiano do aluno para que o saber geográfico possa ter significado para os educandos. Assim, acredita-se que o professor de geografia terá resultados satisfatórios no desenvolvimento de habilidades e competências geográficas.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1573710.14393/RCG92715737Caminhos de Geografia; Vol. 9 No. 27 (2008): Setembro ; 175-183Caminhos de Geografia; Vol. 9 Núm. 27 (2008): Setembro ; 175-183Caminhos de Geografia; v. 9 n. 27 (2008): Setembro ; 175-1831678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15737/8905Copyright (c) 2008 Vandeir Robson da Silva Matiashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatias, Vandeir Robson da Silva2023-01-30T17:57:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15737Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2023-01-30T17:57:55Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E COTIDIANO: ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E COTIDIANO: ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
spellingShingle ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E COTIDIANO: ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Matias, Vandeir Robson da Silva
Geografia
cotidiano
teoria e metodologia
title_short ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E COTIDIANO: ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E COTIDIANO: ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_fullStr ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E COTIDIANO: ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E COTIDIANO: ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_sort ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E COTIDIANO: ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
author Matias, Vandeir Robson da Silva
author_facet Matias, Vandeir Robson da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Vandeir Robson da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
cotidiano
teoria e metodologia
topic Geografia
cotidiano
teoria e metodologia
description Pensar o ensino geográfico no início do século XXI demanda superar o senso comum em alguns momentos. Os saberes cotidianos aplicados ao ensino são se suma importância na produção de saberes, todavia não se deve limitar a esse fim. O desenvolvimento do conhecimento geográfico também a busca de processos científicos, teóricos e metodológicos próprios da geografia que garantiram sustentação e base à geografia escolar. Sendo assim, o conhecimento teórico-metodológico a cerca da Geografia pelo professor é fundamental na organização e planejamento escolar. No ensino e aprendizagem da geografia além desse conhecimento o educador deve possuir em conta o cotidiano do aluno para que o saber geográfico possa ter significado para os educandos. Assim, acredita-se que o professor de geografia terá resultados satisfatórios no desenvolvimento de habilidades e competências geográficas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15737
10.14393/RCG92715737
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15737
identifier_str_mv 10.14393/RCG92715737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15737/8905
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Vandeir Robson da Silva Matias
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Vandeir Robson da Silva Matias
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 9 No. 27 (2008): Setembro ; 175-183
Caminhos de Geografia; Vol. 9 Núm. 27 (2008): Setembro ; 175-183
Caminhos de Geografia; v. 9 n. 27 (2008): Setembro ; 175-183
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067009937113088