A GEOGRAFIA DO COTIDIANO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Benedictis, Nereida Maria S. Mafra de, Oliveira, Crislane da Silva, Oliveira, Luciana Amorim de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12771
Resumo: O artigo tem como objetivo compreender como acontece a aprendizagem significativa dos alunos dos anos iniciais a partir do Ensino de Geografia, tendo como suporte a categoria “lugar”. Sendo assim contribui para pensar o aprendizado da Geografia nos anos iniciais e a valorização do cotidiano dos alunos. A aprendizagem significativa é um processo inerente ao ser humano que deve assumir a função de questionar, dialogar e aprendere quando relacionada com outros conceitos e suposições relevantes, disponíveis na mente do estudante, serve de suporte para que sejam introduzidas novas aprendizagens. Foram utilizadas como referências principais Straforini (2002), Ponthuscka, et al (2007), Freire (1996) e Ausubel (1982). Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e para atender aos objetivos propostos foram selecionadas duas turmas de 4º ano, de uma escola pública e outra particular. Os sujeitos desse estudo são os estudantes das turmas selecionadas e suas respectivas docentes. A pesquisa questiona de que forma os professores pedagogos dos anos iniciais desenvolviam o trabalho com essa categoria de análise, tendo como preocupação a aprendizagem significativa dos estudantes. A ciência geográfica, como disciplina escolar contribui para que alunos e professores enriqueçam suas representações sociais e seu conhecimento sobre as múltiplas dimensões da realidade social, natural e histórica. O ensino de Geografia contribui de forma significativa para o aprendizado do aluno através da leitura de mundo e do reconhecimento do lugar como seu espaço vivido.THE GEOGRAPHY OF EVERYDAY  AND THE MEANINGFUL LEARNING IN THE EARLY YEARSAbstract The article aims to understand how the meaningful learning of the students of the early years from the Teaching of Geography happens, having as support the "place" category. In this sense, it contributes to think the learning of Geography on its early years and the appreciation of the daily life of the students. The meaningful learning is an inherent process for the human being, assuming the function of questioning, dialoguing and learning and, when related to other relevant concepts and assumptions in the student's mind, stand as support to the introduction of new learning. The main references for this study were Straforini (2001), Ponthuscka (2007), Freire (1996) and Ausubel (1982). This research has a qualitative approach and, to reach the proposed objectives, two classes of the 4th year of Brazil’s elementary school from public and private institutions were selected. The subjects of this study are the students of the selected classes and their respective teachers. The research argues how the pedagogical teachers of the initial years developed the work with this category of analysis, having as a concern the meaningful learning of the students. Geography, as school subject, contributes to students and teachers improve their social representations and their knowledge about the multiple dimensions of social, natural and historical reality. Geography teaching contributes significantly to student learning through world perspective and the recognition of the place as their living space.Keywords: Meaningful Learning. Geography teaching. The Geography of the Everyday.LA GEOGRAFÍA DEL COTIDIANO Y EL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO EN LOS AÑOS INICIALESResumenEl artículo pretende comprender cómo ocurre el aprendizaje significativo de los estudiantes de los primeros años de la Enseñanza de Geografía, teniendo como soporte la categoría de "lugar". De esta forma, contribuye a reflexionar sobre el aprendizaje de la Geografía en los primeros años y la valoración de la vida cotidiana de los alumnos. El aprendizaje significativo es un proceso inherente para el ser humano que debe asumir el rol de cuestionar, dialogar y aprender   y cuando se relacionada con otros conceptos y suposiciones relevantes disponibles en la mente del estudiante, sirven de suporte para que sean introducidos nuevos aprendizajes. Las principales referencias utilizadas fueron Straforini (2002), Ponthuscka, et al (2007), Freire (1996) y Ausubel (1982). Esta investigación tiene un enfoque cualitativo y, para cumplir con los objetivos propuestos, fueran selecionados dos clases de cuarto grado de una escuela pública y una escuela privada. Los sujetos de este estudio son los alumnos de las clases seleccionadas y sus respectivos maestros. El trabajo cuestiona cómo los docentes pedagógicos de los primeros años desarrollaron sus actividades con esta categoría de análisis, teniendo en cuenta el aprendizaje significativo de los alumnos. Las ciencias geográficas como una disciplina escolar contribuyen a que los estudiantes y maestros enriquezcan sus representaciones sociales y su conocimiento sobre las múltiples dimensiones de la realidad social, natural e histórica. La enseñanza de la Geografía contribuye de manera significativa al aprendizaje de los estudiantes a través de la lectura del mundo y el reconocimiento del lugar como su espacio vivido.Palabras clave: Aprendizaje significativo. Enseñanza de Geografía. Geografía del cotidiano.
id UFMA-5_f8bca802c5725a24e38410e226d99c0a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12771
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A GEOGRAFIA DO COTIDIANO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAISAprendizagem SignificativaEnsino de GeografiaGeografia do cotidianoO artigo tem como objetivo compreender como acontece a aprendizagem significativa dos alunos dos anos iniciais a partir do Ensino de Geografia, tendo como suporte a categoria “lugar”. Sendo assim contribui para pensar o aprendizado da Geografia nos anos iniciais e a valorização do cotidiano dos alunos. A aprendizagem significativa é um processo inerente ao ser humano que deve assumir a função de questionar, dialogar e aprendere quando relacionada com outros conceitos e suposições relevantes, disponíveis na mente do estudante, serve de suporte para que sejam introduzidas novas aprendizagens. Foram utilizadas como referências principais Straforini (2002), Ponthuscka, et al (2007), Freire (1996) e Ausubel (1982). Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e para atender aos objetivos propostos foram selecionadas duas turmas de 4º ano, de uma escola pública e outra particular. Os sujeitos desse estudo são os estudantes das turmas selecionadas e suas respectivas docentes. A pesquisa questiona de que forma os professores pedagogos dos anos iniciais desenvolviam o trabalho com essa categoria de análise, tendo como preocupação a aprendizagem significativa dos estudantes. A ciência geográfica, como disciplina escolar contribui para que alunos e professores enriqueçam suas representações sociais e seu conhecimento sobre as múltiplas dimensões da realidade social, natural e histórica. O ensino de Geografia contribui de forma significativa para o aprendizado do aluno através da leitura de mundo e do reconhecimento do lugar como seu espaço vivido.THE GEOGRAPHY OF EVERYDAY  AND THE MEANINGFUL LEARNING IN THE EARLY YEARSAbstract The article aims to understand how the meaningful learning of the students of the early years from the Teaching of Geography happens, having as support the "place" category. In this sense, it contributes to think the learning of Geography on its early years and the appreciation of the daily life of the students. The meaningful learning is an inherent process for the human being, assuming the function of questioning, dialoguing and learning and, when related to other relevant concepts and assumptions in the student's mind, stand as support to the introduction of new learning. The main references for this study were Straforini (2001), Ponthuscka (2007), Freire (1996) and Ausubel (1982). This research has a qualitative approach and, to reach the proposed objectives, two classes of the 4th year of Brazil’s elementary school from public and private institutions were selected. The subjects of this study are the students of the selected classes and their respective teachers. The research argues how the pedagogical teachers of the initial years developed the work with this category of analysis, having as a concern the meaningful learning of the students. Geography, as school subject, contributes to students and teachers improve their social representations and their knowledge about the multiple dimensions of social, natural and historical reality. Geography teaching contributes significantly to student learning through world perspective and the recognition of the place as their living space.Keywords: Meaningful Learning. Geography teaching. The Geography of the Everyday.LA GEOGRAFÍA DEL COTIDIANO Y EL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO EN LOS AÑOS INICIALESResumenEl artículo pretende comprender cómo ocurre el aprendizaje significativo de los estudiantes de los primeros años de la Enseñanza de Geografía, teniendo como soporte la categoría de "lugar". De esta forma, contribuye a reflexionar sobre el aprendizaje de la Geografía en los primeros años y la valoración de la vida cotidiana de los alumnos. El aprendizaje significativo es un proceso inherente para el ser humano que debe asumir el rol de cuestionar, dialogar y aprender   y cuando se relacionada con otros conceptos y suposiciones relevantes disponibles en la mente del estudiante, sirven de suporte para que sean introducidos nuevos aprendizajes. Las principales referencias utilizadas fueron Straforini (2002), Ponthuscka, et al (2007), Freire (1996) y Ausubel (1982). Esta investigación tiene un enfoque cualitativo y, para cumplir con los objetivos propuestos, fueran selecionados dos clases de cuarto grado de una escuela pública y una escuela privada. Los sujetos de este estudio son los alumnos de las clases seleccionadas y sus respectivos maestros. El trabajo cuestiona cómo los docentes pedagógicos de los primeros años desarrollaron sus actividades con esta categoría de análisis, teniendo en cuenta el aprendizaje significativo de los alumnos. Las ciencias geográficas como una disciplina escolar contribuyen a que los estudiantes y maestros enriquezcan sus representaciones sociales y su conocimiento sobre las múltiples dimensiones de la realidad social, natural e histórica. La enseñanza de la Geografía contribuye de manera significativa al aprendizaje de los estudiantes a través de la lectura del mundo y el reconocimiento del lugar como su espacio vivido.Palabras clave: Aprendizaje significativo. Enseñanza de Geografía. Geografía del cotidiano.Universidade Federal do Maranhão2019-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1277110.18764/2178-2229.v26n3p285-302Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 3, jul./set. 2019; 285-3022178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12771/6912Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Andrecksa Viana OliveiraBenedictis, Nereida Maria S. Mafra deOliveira, Crislane da SilvaOliveira, Luciana Amorim de2019-11-25T19:36:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12771Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:07.915384Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A GEOGRAFIA DO COTIDIANO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS
title A GEOGRAFIA DO COTIDIANO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS
spellingShingle A GEOGRAFIA DO COTIDIANO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS
Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
Aprendizagem Significativa
Ensino de Geografia
Geografia do cotidiano
title_short A GEOGRAFIA DO COTIDIANO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS
title_full A GEOGRAFIA DO COTIDIANO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS
title_fullStr A GEOGRAFIA DO COTIDIANO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS
title_full_unstemmed A GEOGRAFIA DO COTIDIANO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS
title_sort A GEOGRAFIA DO COTIDIANO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NOS ANOS INICIAIS
author Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
author_facet Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
Benedictis, Nereida Maria S. Mafra de
Oliveira, Crislane da Silva
Oliveira, Luciana Amorim de
author_role author
author2 Benedictis, Nereida Maria S. Mafra de
Oliveira, Crislane da Silva
Oliveira, Luciana Amorim de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
Benedictis, Nereida Maria S. Mafra de
Oliveira, Crislane da Silva
Oliveira, Luciana Amorim de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Significativa
Ensino de Geografia
Geografia do cotidiano
topic Aprendizagem Significativa
Ensino de Geografia
Geografia do cotidiano
description O artigo tem como objetivo compreender como acontece a aprendizagem significativa dos alunos dos anos iniciais a partir do Ensino de Geografia, tendo como suporte a categoria “lugar”. Sendo assim contribui para pensar o aprendizado da Geografia nos anos iniciais e a valorização do cotidiano dos alunos. A aprendizagem significativa é um processo inerente ao ser humano que deve assumir a função de questionar, dialogar e aprendere quando relacionada com outros conceitos e suposições relevantes, disponíveis na mente do estudante, serve de suporte para que sejam introduzidas novas aprendizagens. Foram utilizadas como referências principais Straforini (2002), Ponthuscka, et al (2007), Freire (1996) e Ausubel (1982). Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e para atender aos objetivos propostos foram selecionadas duas turmas de 4º ano, de uma escola pública e outra particular. Os sujeitos desse estudo são os estudantes das turmas selecionadas e suas respectivas docentes. A pesquisa questiona de que forma os professores pedagogos dos anos iniciais desenvolviam o trabalho com essa categoria de análise, tendo como preocupação a aprendizagem significativa dos estudantes. A ciência geográfica, como disciplina escolar contribui para que alunos e professores enriqueçam suas representações sociais e seu conhecimento sobre as múltiplas dimensões da realidade social, natural e histórica. O ensino de Geografia contribui de forma significativa para o aprendizado do aluno através da leitura de mundo e do reconhecimento do lugar como seu espaço vivido.THE GEOGRAPHY OF EVERYDAY  AND THE MEANINGFUL LEARNING IN THE EARLY YEARSAbstract The article aims to understand how the meaningful learning of the students of the early years from the Teaching of Geography happens, having as support the "place" category. In this sense, it contributes to think the learning of Geography on its early years and the appreciation of the daily life of the students. The meaningful learning is an inherent process for the human being, assuming the function of questioning, dialoguing and learning and, when related to other relevant concepts and assumptions in the student's mind, stand as support to the introduction of new learning. The main references for this study were Straforini (2001), Ponthuscka (2007), Freire (1996) and Ausubel (1982). This research has a qualitative approach and, to reach the proposed objectives, two classes of the 4th year of Brazil’s elementary school from public and private institutions were selected. The subjects of this study are the students of the selected classes and their respective teachers. The research argues how the pedagogical teachers of the initial years developed the work with this category of analysis, having as a concern the meaningful learning of the students. Geography, as school subject, contributes to students and teachers improve their social representations and their knowledge about the multiple dimensions of social, natural and historical reality. Geography teaching contributes significantly to student learning through world perspective and the recognition of the place as their living space.Keywords: Meaningful Learning. Geography teaching. The Geography of the Everyday.LA GEOGRAFÍA DEL COTIDIANO Y EL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO EN LOS AÑOS INICIALESResumenEl artículo pretende comprender cómo ocurre el aprendizaje significativo de los estudiantes de los primeros años de la Enseñanza de Geografía, teniendo como soporte la categoría de "lugar". De esta forma, contribuye a reflexionar sobre el aprendizaje de la Geografía en los primeros años y la valoración de la vida cotidiana de los alumnos. El aprendizaje significativo es un proceso inherente para el ser humano que debe asumir el rol de cuestionar, dialogar y aprender   y cuando se relacionada con otros conceptos y suposiciones relevantes disponibles en la mente del estudiante, sirven de suporte para que sean introducidos nuevos aprendizajes. Las principales referencias utilizadas fueron Straforini (2002), Ponthuscka, et al (2007), Freire (1996) y Ausubel (1982). Esta investigación tiene un enfoque cualitativo y, para cumplir con los objetivos propuestos, fueran selecionados dos clases de cuarto grado de una escuela pública y una escuela privada. Los sujetos de este estudio son los alumnos de las clases seleccionadas y sus respectivos maestros. El trabajo cuestiona cómo los docentes pedagógicos de los primeros años desarrollaron sus actividades con esta categoría de análisis, teniendo en cuenta el aprendizaje significativo de los alumnos. Las ciencias geográficas como una disciplina escolar contribuyen a que los estudiantes y maestros enriquezcan sus representaciones sociales y su conocimiento sobre las múltiples dimensiones de la realidad social, natural e histórica. La enseñanza de la Geografía contribuye de manera significativa al aprendizaje de los estudiantes a través de la lectura del mundo y el reconocimiento del lugar como su espacio vivido.Palabras clave: Aprendizaje significativo. Enseñanza de Geografía. Geografía del cotidiano.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12771
10.18764/2178-2229.v26n3p285-302
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12771
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n3p285-302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12771/6912
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 3, jul./set. 2019; 285-302
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880439582720