APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
DOI: | 10.14393/RCG207043948 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/43948 |
Resumo: | A Teoria da Assimilação inspira a busca por novos significados na aquisição dos conhecimentos geográficos pelo professor e pelo aluno, por um lado e, por outro, permite observar diferenças entre vários tipos de sentidos que engloba o conhecimento da matéria da Geografia Escolar. Na base deste ensaio há reflexão sobre a natureza do significado, as condições e processos da aprendizagem e as variáveis de desenvolvimento que a influenciam no campo do ensino da Geografia. Procura-se propor estratégias formativas da prática do ensino e de suas derivações na sala de aula que contemplem ao mesmo tempo a didática da Geografia, a alfabetização geográfica e os princípios da aprendizagem significativa, por meio da utilização dos registros de representação semiótica apresentados por Duval (2012). Inicialmente, apresenta-se a Geografia como campo de conhecimento, discutindo conceitos, categorias e princípios lógicos do pensamento geográfico responsáveis pela constituição do espaço geográfico enquanto objeto de representação. Após a ênfase recai sobre as formas e sistemas de representação do conhecimento geográfico. Por último, chama-se a atenção para a habilidade de conversão entre diversos registros de representação semiótica numa perspectiva de aprendizagem significativa, com vistas a alcançar processos de ancoragem, diferenciações progressivas entre conceitos e reconciliações integradoras dos conteúdos. |
id |
UFU-16_41449e9c424c579d323287858ac57bf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43948 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
spelling |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICAConhecimento GeográficoAprendizagem SignificativaConceitosCategoriasRegistros de Representação SemióticaGeographic KnowledgeMeaningful LearningConceptsCategories.Representation semiotics.A Teoria da Assimilação inspira a busca por novos significados na aquisição dos conhecimentos geográficos pelo professor e pelo aluno, por um lado e, por outro, permite observar diferenças entre vários tipos de sentidos que engloba o conhecimento da matéria da Geografia Escolar. Na base deste ensaio há reflexão sobre a natureza do significado, as condições e processos da aprendizagem e as variáveis de desenvolvimento que a influenciam no campo do ensino da Geografia. Procura-se propor estratégias formativas da prática do ensino e de suas derivações na sala de aula que contemplem ao mesmo tempo a didática da Geografia, a alfabetização geográfica e os princípios da aprendizagem significativa, por meio da utilização dos registros de representação semiótica apresentados por Duval (2012). Inicialmente, apresenta-se a Geografia como campo de conhecimento, discutindo conceitos, categorias e princípios lógicos do pensamento geográfico responsáveis pela constituição do espaço geográfico enquanto objeto de representação. Após a ênfase recai sobre as formas e sistemas de representação do conhecimento geográfico. Por último, chama-se a atenção para a habilidade de conversão entre diversos registros de representação semiótica numa perspectiva de aprendizagem significativa, com vistas a alcançar processos de ancoragem, diferenciações progressivas entre conceitos e reconciliações integradoras dos conteúdos.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/4394810.14393/RCG207043948Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 70 (2019): Junho; 492-506Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 70 (2019): Junho; 492-506Caminhos de Geografia; v. 20 n. 70 (2019): Junho; 492-5061678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/43948/26557Copyright (c) 2019 Márcio Miguel Aguiar, Rosana Figueiredo Salviinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Márcio MiguelSalvi, Rosana Figueiredo2019-08-28T16:36:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43948Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2019-08-28T16:36:55Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
title |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Aguiar, Márcio Miguel Conhecimento Geográfico Aprendizagem Significativa Conceitos Categorias Registros de Representação Semiótica Geographic Knowledge Meaningful Learning Concepts Categories. Representation semiotics. Aguiar, Márcio Miguel Conhecimento Geográfico Aprendizagem Significativa Conceitos Categorias Registros de Representação Semiótica Geographic Knowledge Meaningful Learning Concepts Categories. Representation semiotics. |
title_short |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
title_full |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
title_sort |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
author |
Aguiar, Márcio Miguel |
author_facet |
Aguiar, Márcio Miguel Aguiar, Márcio Miguel Salvi, Rosana Figueiredo Salvi, Rosana Figueiredo |
author_role |
author |
author2 |
Salvi, Rosana Figueiredo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Márcio Miguel Salvi, Rosana Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Geográfico Aprendizagem Significativa Conceitos Categorias Registros de Representação Semiótica Geographic Knowledge Meaningful Learning Concepts Categories. Representation semiotics. |
topic |
Conhecimento Geográfico Aprendizagem Significativa Conceitos Categorias Registros de Representação Semiótica Geographic Knowledge Meaningful Learning Concepts Categories. Representation semiotics. |
description |
A Teoria da Assimilação inspira a busca por novos significados na aquisição dos conhecimentos geográficos pelo professor e pelo aluno, por um lado e, por outro, permite observar diferenças entre vários tipos de sentidos que engloba o conhecimento da matéria da Geografia Escolar. Na base deste ensaio há reflexão sobre a natureza do significado, as condições e processos da aprendizagem e as variáveis de desenvolvimento que a influenciam no campo do ensino da Geografia. Procura-se propor estratégias formativas da prática do ensino e de suas derivações na sala de aula que contemplem ao mesmo tempo a didática da Geografia, a alfabetização geográfica e os princípios da aprendizagem significativa, por meio da utilização dos registros de representação semiótica apresentados por Duval (2012). Inicialmente, apresenta-se a Geografia como campo de conhecimento, discutindo conceitos, categorias e princípios lógicos do pensamento geográfico responsáveis pela constituição do espaço geográfico enquanto objeto de representação. Após a ênfase recai sobre as formas e sistemas de representação do conhecimento geográfico. Por último, chama-se a atenção para a habilidade de conversão entre diversos registros de representação semiótica numa perspectiva de aprendizagem significativa, com vistas a alcançar processos de ancoragem, diferenciações progressivas entre conceitos e reconciliações integradoras dos conteúdos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/43948 10.14393/RCG207043948 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/43948 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG207043948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/43948/26557 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Márcio Miguel Aguiar, Rosana Figueiredo Salvi info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Márcio Miguel Aguiar, Rosana Figueiredo Salvi |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 70 (2019): Junho; 492-506 Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 70 (2019): Junho; 492-506 Caminhos de Geografia; v. 20 n. 70 (2019): Junho; 492-506 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1822180378323976192 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/RCG207043948 |