APONTAMENTOS SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de la Fuente, Adriano Rodrigues de Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sampaio, Adriany de Ávila Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16692
Resumo: A pós-modernidade tem nos conduzido a diversas transformações em todas as esferas da sociedade. Por isso, novas necessidades de (re)leituras do espaço geográfico se fazem presentes, bem como a inovação nos instrumentos que potencializam interpretações das transformações socioespaciais. Nesse aspecto, espera-se que alguns conceitos científicos sejam mais (re)discutidos que outros, com destaque para o conceito Território, o qual assume importante papel no processo de globalização. Considerando que refletir sobre o Território representa a oportunidade de pensar o contexto social, político e econômico atual, busca o presente texto discutir o assunto utilizando diferentes linhas teóricas. Pretende-se, também, apresentar a importância da transposição didática dos saberes geográficos para o ensino e a aprendizagem que visem à construção da cidadania.
id UFU-16_424cbded92d10e513e4fb695814dcf77
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16692
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling APONTAMENTOS SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA ESCOLARTerritórioTransposição DidáticaGeografia EscolarCidadaniaA pós-modernidade tem nos conduzido a diversas transformações em todas as esferas da sociedade. Por isso, novas necessidades de (re)leituras do espaço geográfico se fazem presentes, bem como a inovação nos instrumentos que potencializam interpretações das transformações socioespaciais. Nesse aspecto, espera-se que alguns conceitos científicos sejam mais (re)discutidos que outros, com destaque para o conceito Território, o qual assume importante papel no processo de globalização. Considerando que refletir sobre o Território representa a oportunidade de pensar o contexto social, político e econômico atual, busca o presente texto discutir o assunto utilizando diferentes linhas teóricas. Pretende-se, também, apresentar a importância da transposição didática dos saberes geográficos para o ensino e a aprendizagem que visem à construção da cidadania.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2013-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1669210.14393/RCG144716692Caminhos de Geografia; Vol. 14 No. 47 (2013): Setembro ; 43–53Caminhos de Geografia; Vol. 14 Núm. 47 (2013): Setembro ; 43–53Caminhos de Geografia; v. 14 n. 47 (2013): Setembro ; 43–531678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16692/13390Copyright (c) 2013 Adriano Rodrigues de Souza de la Fuente, Adriany de Ávila Melo Sampaiohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde la Fuente, Adriano Rodrigues de SouzaSampaio, Adriany de Ávila Melo2022-11-08T18:23:06Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16692Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-08T18:23:06Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv APONTAMENTOS SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
title APONTAMENTOS SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
spellingShingle APONTAMENTOS SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
de la Fuente, Adriano Rodrigues de Souza
Território
Transposição Didática
Geografia Escolar
Cidadania
title_short APONTAMENTOS SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
title_full APONTAMENTOS SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
title_fullStr APONTAMENTOS SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
title_full_unstemmed APONTAMENTOS SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
title_sort APONTAMENTOS SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
author de la Fuente, Adriano Rodrigues de Souza
author_facet de la Fuente, Adriano Rodrigues de Souza
Sampaio, Adriany de Ávila Melo
author_role author
author2 Sampaio, Adriany de Ávila Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de la Fuente, Adriano Rodrigues de Souza
Sampaio, Adriany de Ávila Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Território
Transposição Didática
Geografia Escolar
Cidadania
topic Território
Transposição Didática
Geografia Escolar
Cidadania
description A pós-modernidade tem nos conduzido a diversas transformações em todas as esferas da sociedade. Por isso, novas necessidades de (re)leituras do espaço geográfico se fazem presentes, bem como a inovação nos instrumentos que potencializam interpretações das transformações socioespaciais. Nesse aspecto, espera-se que alguns conceitos científicos sejam mais (re)discutidos que outros, com destaque para o conceito Território, o qual assume importante papel no processo de globalização. Considerando que refletir sobre o Território representa a oportunidade de pensar o contexto social, político e econômico atual, busca o presente texto discutir o assunto utilizando diferentes linhas teóricas. Pretende-se, também, apresentar a importância da transposição didática dos saberes geográficos para o ensino e a aprendizagem que visem à construção da cidadania.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16692
10.14393/RCG144716692
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16692
identifier_str_mv 10.14393/RCG144716692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16692/13390
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Adriano Rodrigues de Souza de la Fuente, Adriany de Ávila Melo Sampaio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Adriano Rodrigues de Souza de la Fuente, Adriany de Ávila Melo Sampaio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 14 No. 47 (2013): Setembro ; 43–53
Caminhos de Geografia; Vol. 14 Núm. 47 (2013): Setembro ; 43–53
Caminhos de Geografia; v. 14 n. 47 (2013): Setembro ; 43–53
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067014138757120