TECNOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO USO DO APLICATIVO “LANDSCAPAR” NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURVAS DE NÍVEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/53422 |
Resumo: | O estudo da cartografia ocorre em diferentes etapas da vida estudantil, durante o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, e uma de suas ramificações se pauta na compreensão do conceito de curvas de nível no relevo. Buscando contextualizar esse momento de estudo, enfrentar os desafios de um ensino-aprendizagem dinâmico e significativo, além de agregar o uso de tecnologias de informação, o aplicativo LandscapAR se apresenta como um instrumento coerente para tal finalidade. Levando-se em consideração que os estudantes participantes deste estudo podem ser classificados como nativos digitais, o uso dessa tecnologia possibilitou desenvolver uma atividade lúdico-científica com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II, estabelecendo um diálogo entre o conceito de curvas de nível e outros conceitos primordiais da cartografia, como o título, a legenda, a orientação e a escala. Agindo como um professor-tutor, orientando os alunos em como utilizar o aplicativo para a atividade de estudo, chegou-se à conclusão de que a tecnologia, quando usada de maneira correta, com conhecimento dos recursos oferecidos e inserida em um plano de estudos, torna-se uma grande aliada na busca da efetividade do processo ensino-aprendizagem. |
id |
UFU-16_50f6234102d6f52c99cb2cb959d8cec7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/53422 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO USO DO APLICATIVO “LANDSCAPAR” NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURVAS DE NÍVELCartografiaRelevoRecursos TecnológicosSala de Aula ComumO estudo da cartografia ocorre em diferentes etapas da vida estudantil, durante o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, e uma de suas ramificações se pauta na compreensão do conceito de curvas de nível no relevo. Buscando contextualizar esse momento de estudo, enfrentar os desafios de um ensino-aprendizagem dinâmico e significativo, além de agregar o uso de tecnologias de informação, o aplicativo LandscapAR se apresenta como um instrumento coerente para tal finalidade. Levando-se em consideração que os estudantes participantes deste estudo podem ser classificados como nativos digitais, o uso dessa tecnologia possibilitou desenvolver uma atividade lúdico-científica com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II, estabelecendo um diálogo entre o conceito de curvas de nível e outros conceitos primordiais da cartografia, como o título, a legenda, a orientação e a escala. Agindo como um professor-tutor, orientando os alunos em como utilizar o aplicativo para a atividade de estudo, chegou-se à conclusão de que a tecnologia, quando usada de maneira correta, com conhecimento dos recursos oferecidos e inserida em um plano de estudos, torna-se uma grande aliada na busca da efetividade do processo ensino-aprendizagem.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/5342210.14393/RCG227953422Caminhos de Geografia; Vol. 22 No. 79 (2021): Fevereiro; 39-55Caminhos de Geografia; Vol. 22 Núm. 79 (2021): Fevereiro; 39-55Caminhos de Geografia; v. 22 n. 79 (2021): Fevereiro; 39-551678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/53422/30985Copyright (c) 2021 João Paulo Morandi Barboza, Carina Alexandra Rondiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarboza, João Paulo MorandiRondini, Carina Alexandra2021-03-18T14:16:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/53422Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2021-03-18T14:16:35Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO USO DO APLICATIVO “LANDSCAPAR” NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURVAS DE NÍVEL |
title |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO USO DO APLICATIVO “LANDSCAPAR” NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURVAS DE NÍVEL |
spellingShingle |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO USO DO APLICATIVO “LANDSCAPAR” NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURVAS DE NÍVEL Barboza, João Paulo Morandi Cartografia Relevo Recursos Tecnológicos Sala de Aula Comum |
title_short |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO USO DO APLICATIVO “LANDSCAPAR” NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURVAS DE NÍVEL |
title_full |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO USO DO APLICATIVO “LANDSCAPAR” NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURVAS DE NÍVEL |
title_fullStr |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO USO DO APLICATIVO “LANDSCAPAR” NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURVAS DE NÍVEL |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO USO DO APLICATIVO “LANDSCAPAR” NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURVAS DE NÍVEL |
title_sort |
TECNOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO USO DO APLICATIVO “LANDSCAPAR” NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURVAS DE NÍVEL |
author |
Barboza, João Paulo Morandi |
author_facet |
Barboza, João Paulo Morandi Rondini, Carina Alexandra |
author_role |
author |
author2 |
Rondini, Carina Alexandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barboza, João Paulo Morandi Rondini, Carina Alexandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia Relevo Recursos Tecnológicos Sala de Aula Comum |
topic |
Cartografia Relevo Recursos Tecnológicos Sala de Aula Comum |
description |
O estudo da cartografia ocorre em diferentes etapas da vida estudantil, durante o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, e uma de suas ramificações se pauta na compreensão do conceito de curvas de nível no relevo. Buscando contextualizar esse momento de estudo, enfrentar os desafios de um ensino-aprendizagem dinâmico e significativo, além de agregar o uso de tecnologias de informação, o aplicativo LandscapAR se apresenta como um instrumento coerente para tal finalidade. Levando-se em consideração que os estudantes participantes deste estudo podem ser classificados como nativos digitais, o uso dessa tecnologia possibilitou desenvolver uma atividade lúdico-científica com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II, estabelecendo um diálogo entre o conceito de curvas de nível e outros conceitos primordiais da cartografia, como o título, a legenda, a orientação e a escala. Agindo como um professor-tutor, orientando os alunos em como utilizar o aplicativo para a atividade de estudo, chegou-se à conclusão de que a tecnologia, quando usada de maneira correta, com conhecimento dos recursos oferecidos e inserida em um plano de estudos, torna-se uma grande aliada na busca da efetividade do processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/53422 10.14393/RCG227953422 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/53422 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG227953422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/53422/30985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 João Paulo Morandi Barboza, Carina Alexandra Rondini info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 João Paulo Morandi Barboza, Carina Alexandra Rondini |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 22 No. 79 (2021): Fevereiro; 39-55 Caminhos de Geografia; Vol. 22 Núm. 79 (2021): Fevereiro; 39-55 Caminhos de Geografia; v. 22 n. 79 (2021): Fevereiro; 39-55 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067017645195264 |