EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES PELAS CALÇADAS E FAIXAS DE ROLAMENTO EM FRENTE ÀS ESCOLAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15629 |
Resumo: | O presente estudo aborda a educação para o trânsito e tem como objetivo analisar o comportamento de condutores de veículos automotivos e pedestres, especialmente próximo a escolas, onde se verifica grande fluxo de pedestres e motoristas ao se dirigirem a este local no horário de aula no qual contribui para que conflitos e acidentes aconteçam. Nessa perspectiva, a metodologia para a realização desta pesquisa foram levantamento bibliográfico, registros fotográficos, observação, tabulação de dados e também a aplicação de 100 questionários em trabalho de campo, no mês de junho de 2007, com a finalidade de entender a realidade da circulação na proximidade de uma escola localizada em Uberlândia - MG. A pesquisa demonstra que a educação para o trânsito é necessária para diminuir os conflitos entre motoristas e pedestres, pois isso só se daria através de uma mudança de hábito e comportamento que desse prioridade à vida. Os resultados afirmam a importância da mudança de conduta por meio da educação para o trânsito. Como já foi assinalado, os deslocamentos dos pedestres devem ocorrer nas calçadas e na faixa de pedestres destinada a eles. Assim, os motoristas precisam respeitar a faixa de pedestres e a sinalização como também efetivar a mudança de comportamento e atitudes de motoristas e pedestres não só através da escola, mas também de políticas públicas eficientes para diminuir a insegurança no trânsito. |
id |
UFU-16_74e049aa86b46ffad38b28e0ddb1af86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15629 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES PELAS CALÇADAS E FAIXAS DE ROLAMENTO EM FRENTE ÀS ESCOLAStrânsitoeducaçãoescolapedestremotorista.O presente estudo aborda a educação para o trânsito e tem como objetivo analisar o comportamento de condutores de veículos automotivos e pedestres, especialmente próximo a escolas, onde se verifica grande fluxo de pedestres e motoristas ao se dirigirem a este local no horário de aula no qual contribui para que conflitos e acidentes aconteçam. Nessa perspectiva, a metodologia para a realização desta pesquisa foram levantamento bibliográfico, registros fotográficos, observação, tabulação de dados e também a aplicação de 100 questionários em trabalho de campo, no mês de junho de 2007, com a finalidade de entender a realidade da circulação na proximidade de uma escola localizada em Uberlândia - MG. A pesquisa demonstra que a educação para o trânsito é necessária para diminuir os conflitos entre motoristas e pedestres, pois isso só se daria através de uma mudança de hábito e comportamento que desse prioridade à vida. Os resultados afirmam a importância da mudança de conduta por meio da educação para o trânsito. Como já foi assinalado, os deslocamentos dos pedestres devem ocorrer nas calçadas e na faixa de pedestres destinada a eles. Assim, os motoristas precisam respeitar a faixa de pedestres e a sinalização como também efetivar a mudança de comportamento e atitudes de motoristas e pedestres não só através da escola, mas também de políticas públicas eficientes para diminuir a insegurança no trânsito.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1562910.14393/RCG92615629Caminhos de Geografia; Vol. 9 No. 26 (2008): Junho ; 38-52Caminhos de Geografia; Vol. 9 Núm. 26 (2008): Junho ; 38-52Caminhos de Geografia; v. 9 n. 26 (2008): Junho ; 38-521678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15629/8843Copyright (c) 2008 Emerson Gervásio de Almeida, Luiza de Resende, William Rodrigues Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Emerson Gervásio deResende, Luiza deFerreira, William Rodrigues2022-11-17T17:30:03Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15629Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-17T17:30:03Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES PELAS CALÇADAS E FAIXAS DE ROLAMENTO EM FRENTE ÀS ESCOLAS |
title |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES PELAS CALÇADAS E FAIXAS DE ROLAMENTO EM FRENTE ÀS ESCOLAS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES PELAS CALÇADAS E FAIXAS DE ROLAMENTO EM FRENTE ÀS ESCOLAS Almeida, Emerson Gervásio de trânsito educação escola pedestre motorista. |
title_short |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES PELAS CALÇADAS E FAIXAS DE ROLAMENTO EM FRENTE ÀS ESCOLAS |
title_full |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES PELAS CALÇADAS E FAIXAS DE ROLAMENTO EM FRENTE ÀS ESCOLAS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES PELAS CALÇADAS E FAIXAS DE ROLAMENTO EM FRENTE ÀS ESCOLAS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES PELAS CALÇADAS E FAIXAS DE ROLAMENTO EM FRENTE ÀS ESCOLAS |
title_sort |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES PELAS CALÇADAS E FAIXAS DE ROLAMENTO EM FRENTE ÀS ESCOLAS |
author |
Almeida, Emerson Gervásio de |
author_facet |
Almeida, Emerson Gervásio de Resende, Luiza de Ferreira, William Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Resende, Luiza de Ferreira, William Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Emerson Gervásio de Resende, Luiza de Ferreira, William Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
trânsito educação escola pedestre motorista. |
topic |
trânsito educação escola pedestre motorista. |
description |
O presente estudo aborda a educação para o trânsito e tem como objetivo analisar o comportamento de condutores de veículos automotivos e pedestres, especialmente próximo a escolas, onde se verifica grande fluxo de pedestres e motoristas ao se dirigirem a este local no horário de aula no qual contribui para que conflitos e acidentes aconteçam. Nessa perspectiva, a metodologia para a realização desta pesquisa foram levantamento bibliográfico, registros fotográficos, observação, tabulação de dados e também a aplicação de 100 questionários em trabalho de campo, no mês de junho de 2007, com a finalidade de entender a realidade da circulação na proximidade de uma escola localizada em Uberlândia - MG. A pesquisa demonstra que a educação para o trânsito é necessária para diminuir os conflitos entre motoristas e pedestres, pois isso só se daria através de uma mudança de hábito e comportamento que desse prioridade à vida. Os resultados afirmam a importância da mudança de conduta por meio da educação para o trânsito. Como já foi assinalado, os deslocamentos dos pedestres devem ocorrer nas calçadas e na faixa de pedestres destinada a eles. Assim, os motoristas precisam respeitar a faixa de pedestres e a sinalização como também efetivar a mudança de comportamento e atitudes de motoristas e pedestres não só através da escola, mas também de políticas públicas eficientes para diminuir a insegurança no trânsito. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15629 10.14393/RCG92615629 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15629 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG92615629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15629/8843 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2008 Emerson Gervásio de Almeida, Luiza de Resende, William Rodrigues Ferreira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2008 Emerson Gervásio de Almeida, Luiza de Resende, William Rodrigues Ferreira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 9 No. 26 (2008): Junho ; 38-52 Caminhos de Geografia; Vol. 9 Núm. 26 (2008): Junho ; 38-52 Caminhos de Geografia; v. 9 n. 26 (2008): Junho ; 38-52 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067012349886464 |