QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16411 |
Resumo: | Este artigo busca ampliar o debate acerca das contradições que envolvem a produção do conhecimento geográfico na atualidade. Tal discussão se faz essencial em um momento no qual tal conhecimento parece se distanciar dos movimentos de transformação da sociedade, sendo totalizado pela forma mercadoria. As práticas e ações na direção de um projeto de sociedade mais justa tem sido postas de lado enquanto o discurso técnico de uma geografia voltada aos anseios do mercado ganha força. Neste sentido, repensar o papel desta ciência na formação de professores-pesquisadores para a educação básica possibilita a discussão em torno de qual geografia queremos construir, buscando produzir a crítica a partir daquilo que, por medo ou comodismo, não falamos. |
id |
UFU-16_8aa3321f36af24448006918f120c8f59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16411 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICACríticaMercadoriaConhecimentoFormação de ProfessoresUniversidadeEste artigo busca ampliar o debate acerca das contradições que envolvem a produção do conhecimento geográfico na atualidade. Tal discussão se faz essencial em um momento no qual tal conhecimento parece se distanciar dos movimentos de transformação da sociedade, sendo totalizado pela forma mercadoria. As práticas e ações na direção de um projeto de sociedade mais justa tem sido postas de lado enquanto o discurso técnico de uma geografia voltada aos anseios do mercado ganha força. Neste sentido, repensar o papel desta ciência na formação de professores-pesquisadores para a educação básica possibilita a discussão em torno de qual geografia queremos construir, buscando produzir a crítica a partir daquilo que, por medo ou comodismo, não falamos.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1641110.14393/RCG123816411Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 38 (2011): Junho ; 210-220Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 38 (2011): Junho ; 210-220Caminhos de Geografia; v. 12 n. 38 (2011): Junho ; 210-2201678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16411/9174Copyright (c) 2011 Eduardo Donizeti Girottohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGirotto, Eduardo Donizeti2022-11-10T18:28:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16411Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-10T18:28:49Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Girotto, Eduardo Donizeti Crítica Mercadoria Conhecimento Formação de Professores Universidade |
title_short |
QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Girotto, Eduardo Donizeti |
author_facet |
Girotto, Eduardo Donizeti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girotto, Eduardo Donizeti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crítica Mercadoria Conhecimento Formação de Professores Universidade |
topic |
Crítica Mercadoria Conhecimento Formação de Professores Universidade |
description |
Este artigo busca ampliar o debate acerca das contradições que envolvem a produção do conhecimento geográfico na atualidade. Tal discussão se faz essencial em um momento no qual tal conhecimento parece se distanciar dos movimentos de transformação da sociedade, sendo totalizado pela forma mercadoria. As práticas e ações na direção de um projeto de sociedade mais justa tem sido postas de lado enquanto o discurso técnico de uma geografia voltada aos anseios do mercado ganha força. Neste sentido, repensar o papel desta ciência na formação de professores-pesquisadores para a educação básica possibilita a discussão em torno de qual geografia queremos construir, buscando produzir a crítica a partir daquilo que, por medo ou comodismo, não falamos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16411 10.14393/RCG123816411 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16411 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG123816411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16411/9174 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Eduardo Donizeti Girotto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Eduardo Donizeti Girotto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 38 (2011): Junho ; 210-220 Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 38 (2011): Junho ; 210-220 Caminhos de Geografia; v. 12 n. 38 (2011): Junho ; 210-220 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067013316673536 |