QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotto, Eduardo Donizeti
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16411
Resumo: Este artigo busca ampliar o debate acerca das contradições que envolvem a produção do conhecimento geográfico na atualidade. Tal discussão se faz essencial em um momento no qual tal conhecimento parece se distanciar dos movimentos de transformação da sociedade, sendo totalizado pela forma mercadoria. As práticas e ações na direção de um projeto de sociedade mais justa tem sido postas de lado enquanto o discurso técnico de uma geografia voltada aos anseios do mercado ganha força. Neste sentido, repensar o papel desta ciência na formação de professores-pesquisadores para a educação básica possibilita a discussão em torno de qual geografia queremos construir, buscando produzir a crítica a partir daquilo que, por medo ou comodismo, não falamos.
id UFU-16_8aa3321f36af24448006918f120c8f59
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16411
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICACríticaMercadoriaConhecimentoFormação de ProfessoresUniversidadeEste artigo busca ampliar o debate acerca das contradições que envolvem a produção do conhecimento geográfico na atualidade. Tal discussão se faz essencial em um momento no qual tal conhecimento parece se distanciar dos movimentos de transformação da sociedade, sendo totalizado pela forma mercadoria. As práticas e ações na direção de um projeto de sociedade mais justa tem sido postas de lado enquanto o discurso técnico de uma geografia voltada aos anseios do mercado ganha força. Neste sentido, repensar o papel desta ciência na formação de professores-pesquisadores para a educação básica possibilita a discussão em torno de qual geografia queremos construir, buscando produzir a crítica a partir daquilo que, por medo ou comodismo, não falamos.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1641110.14393/RCG123816411Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 38 (2011): Junho ; 210-220Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 38 (2011): Junho ; 210-220Caminhos de Geografia; v. 12 n. 38 (2011): Junho ; 210-2201678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16411/9174Copyright (c) 2011 Eduardo Donizeti Girottohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGirotto, Eduardo Donizeti2022-11-10T18:28:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16411Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-10T18:28:49Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Girotto, Eduardo Donizeti
Crítica
Mercadoria
Conhecimento
Formação de Professores
Universidade
title_short QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort QUAL GEOGRAFIA? QUAL PROJETO? REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Girotto, Eduardo Donizeti
author_facet Girotto, Eduardo Donizeti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Girotto, Eduardo Donizeti
dc.subject.por.fl_str_mv Crítica
Mercadoria
Conhecimento
Formação de Professores
Universidade
topic Crítica
Mercadoria
Conhecimento
Formação de Professores
Universidade
description Este artigo busca ampliar o debate acerca das contradições que envolvem a produção do conhecimento geográfico na atualidade. Tal discussão se faz essencial em um momento no qual tal conhecimento parece se distanciar dos movimentos de transformação da sociedade, sendo totalizado pela forma mercadoria. As práticas e ações na direção de um projeto de sociedade mais justa tem sido postas de lado enquanto o discurso técnico de uma geografia voltada aos anseios do mercado ganha força. Neste sentido, repensar o papel desta ciência na formação de professores-pesquisadores para a educação básica possibilita a discussão em torno de qual geografia queremos construir, buscando produzir a crítica a partir daquilo que, por medo ou comodismo, não falamos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16411
10.14393/RCG123816411
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16411
identifier_str_mv 10.14393/RCG123816411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16411/9174
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Eduardo Donizeti Girotto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Eduardo Donizeti Girotto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 38 (2011): Junho ; 210-220
Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 38 (2011): Junho ; 210-220
Caminhos de Geografia; v. 12 n. 38 (2011): Junho ; 210-220
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067013316673536