"IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiros, Tatiana dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva, Isabella dos Santos Oliveira, de Lima, Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60917
Resumo: Vivemos tempos e espaços difíceis e excepcionais de experienciar no Brasil há um ano. A indignação com o processo em vigência é tamanha que é inviável denominá-lo. Propor-nos-emos a denunciar este massacre e, ademais, anunciar os encaminhamentos de uma política pública de educação, na área da geografia para a formação docente, de geração de encantamento em oposição crítica à necropolítica como modo de operação do atual poder político, jurídico e econômico no país. Qualificaremos o processo de descolonização dos documentos prescritivos de currículo, naquilo que definiremos como ebó epistemológico e curricular – e, de igual modo, a experiência inicial com este documento produzido para atender, em especial, a relação do campo com o contexto pandêmico e o formato remoto emergencial. A epistemologia e a respectiva pedagogia e a geografia feminista afrodiaspórica, por intermédio da aproximação das legislações reguladoras com os documentos de currículo para a educação das relações étnico-raciais e para os direitos humanos, nos induziram nos percursos teórico-conceituais. O engajamento comprometido com a proposta de escrita emancipatória foi amplamente compreendido e se demonstrou um mecanismo potente de produção de conhecimento geográfico-pedagógico em contexto de profunda excepcionalidade. Há indícios de correspondência positiva com a permanência na universidade, independentemente das adversidades.
id UFU-16_9f8d4eccca74fc4b3d317f3c0ecc6249
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/60917
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling "IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES“APESAR DE VOCÊ, AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA” : PESQUISA E PRÁTICA DA GEOGRAFIA E DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS E ESPAÇOS EXCEPCIONAIS.Pandemia da Covid-19Ebó epistemológico e curricularProdução de encantamentoPolítica pública de educação emancipatóriaCOVID-19 pandemicEpistemological and curricular ebòEnchantment promotionPublic policies for an emancipatory educationVivemos tempos e espaços difíceis e excepcionais de experienciar no Brasil há um ano. A indignação com o processo em vigência é tamanha que é inviável denominá-lo. Propor-nos-emos a denunciar este massacre e, ademais, anunciar os encaminhamentos de uma política pública de educação, na área da geografia para a formação docente, de geração de encantamento em oposição crítica à necropolítica como modo de operação do atual poder político, jurídico e econômico no país. Qualificaremos o processo de descolonização dos documentos prescritivos de currículo, naquilo que definiremos como ebó epistemológico e curricular – e, de igual modo, a experiência inicial com este documento produzido para atender, em especial, a relação do campo com o contexto pandêmico e o formato remoto emergencial. A epistemologia e a respectiva pedagogia e a geografia feminista afrodiaspórica, por intermédio da aproximação das legislações reguladoras com os documentos de currículo para a educação das relações étnico-raciais e para os direitos humanos, nos induziram nos percursos teórico-conceituais. O engajamento comprometido com a proposta de escrita emancipatória foi amplamente compreendido e se demonstrou um mecanismo potente de produção de conhecimento geográfico-pedagógico em contexto de profunda excepcionalidade. Há indícios de correspondência positiva com a permanência na universidade, independentemente das adversidades.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/6091710.14393/RCG239060917Caminhos de Geografia; Vol. 23 No. 90 (2022): Dezembro; 90-107Caminhos de Geografia; Vol. 23 Núm. 90 (2022): Dezembro; 90-107Caminhos de Geografia; v. 23 n. 90 (2022): Dezembro; 90-1071678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60917/35189Copyright (c) 2022 Tatiana dos Santos Malheiros, Isabella dos Santos Oliveira da Silva, Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza de Limahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMalheiros, Tatiana dos Santosda Silva, Isabella dos Santos Oliveirade Lima, Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza2022-12-08T18:47:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/60917Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-12-08T18:47:01Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv "IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES
“APESAR DE VOCÊ, AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA” : PESQUISA E PRÁTICA DA GEOGRAFIA E DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS E ESPAÇOS EXCEPCIONAIS.
title "IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES
spellingShingle "IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES
Malheiros, Tatiana dos Santos
Pandemia da Covid-19
Ebó epistemológico e curricular
Produção de encantamento
Política pública de educação emancipatória
COVID-19 pandemic
Epistemological and curricular ebò
Enchantment promotion
Public policies for an emancipatory education
title_short "IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES
title_full "IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES
title_fullStr "IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES
title_full_unstemmed "IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES
title_sort "IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES
author Malheiros, Tatiana dos Santos
author_facet Malheiros, Tatiana dos Santos
da Silva, Isabella dos Santos Oliveira
de Lima, Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza
author_role author
author2 da Silva, Isabella dos Santos Oliveira
de Lima, Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malheiros, Tatiana dos Santos
da Silva, Isabella dos Santos Oliveira
de Lima, Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia da Covid-19
Ebó epistemológico e curricular
Produção de encantamento
Política pública de educação emancipatória
COVID-19 pandemic
Epistemological and curricular ebò
Enchantment promotion
Public policies for an emancipatory education
topic Pandemia da Covid-19
Ebó epistemológico e curricular
Produção de encantamento
Política pública de educação emancipatória
COVID-19 pandemic
Epistemological and curricular ebò
Enchantment promotion
Public policies for an emancipatory education
description Vivemos tempos e espaços difíceis e excepcionais de experienciar no Brasil há um ano. A indignação com o processo em vigência é tamanha que é inviável denominá-lo. Propor-nos-emos a denunciar este massacre e, ademais, anunciar os encaminhamentos de uma política pública de educação, na área da geografia para a formação docente, de geração de encantamento em oposição crítica à necropolítica como modo de operação do atual poder político, jurídico e econômico no país. Qualificaremos o processo de descolonização dos documentos prescritivos de currículo, naquilo que definiremos como ebó epistemológico e curricular – e, de igual modo, a experiência inicial com este documento produzido para atender, em especial, a relação do campo com o contexto pandêmico e o formato remoto emergencial. A epistemologia e a respectiva pedagogia e a geografia feminista afrodiaspórica, por intermédio da aproximação das legislações reguladoras com os documentos de currículo para a educação das relações étnico-raciais e para os direitos humanos, nos induziram nos percursos teórico-conceituais. O engajamento comprometido com a proposta de escrita emancipatória foi amplamente compreendido e se demonstrou um mecanismo potente de produção de conhecimento geográfico-pedagógico em contexto de profunda excepcionalidade. Há indícios de correspondência positiva com a permanência na universidade, independentemente das adversidades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60917
10.14393/RCG239060917
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60917
identifier_str_mv 10.14393/RCG239060917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60917/35189
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 23 No. 90 (2022): Dezembro; 90-107
Caminhos de Geografia; Vol. 23 Núm. 90 (2022): Dezembro; 90-107
Caminhos de Geografia; v. 23 n. 90 (2022): Dezembro; 90-107
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067018949623808