"IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60917 |
Resumo: | Vivemos tempos e espaços difíceis e excepcionais de experienciar no Brasil há um ano. A indignação com o processo em vigência é tamanha que é inviável denominá-lo. Propor-nos-emos a denunciar este massacre e, ademais, anunciar os encaminhamentos de uma política pública de educação, na área da geografia para a formação docente, de geração de encantamento em oposição crítica à necropolítica como modo de operação do atual poder político, jurídico e econômico no país. Qualificaremos o processo de descolonização dos documentos prescritivos de currículo, naquilo que definiremos como ebó epistemológico e curricular – e, de igual modo, a experiência inicial com este documento produzido para atender, em especial, a relação do campo com o contexto pandêmico e o formato remoto emergencial. A epistemologia e a respectiva pedagogia e a geografia feminista afrodiaspórica, por intermédio da aproximação das legislações reguladoras com os documentos de currículo para a educação das relações étnico-raciais e para os direitos humanos, nos induziram nos percursos teórico-conceituais. O engajamento comprometido com a proposta de escrita emancipatória foi amplamente compreendido e se demonstrou um mecanismo potente de produção de conhecimento geográfico-pedagógico em contexto de profunda excepcionalidade. Há indícios de correspondência positiva com a permanência na universidade, independentemente das adversidades. |
id |
UFU-16_9f8d4eccca74fc4b3d317f3c0ecc6249 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/60917 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
"IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES“APESAR DE VOCÊ, AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA” : PESQUISA E PRÁTICA DA GEOGRAFIA E DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS E ESPAÇOS EXCEPCIONAIS.Pandemia da Covid-19Ebó epistemológico e curricularProdução de encantamentoPolítica pública de educação emancipatóriaCOVID-19 pandemicEpistemological and curricular ebòEnchantment promotionPublic policies for an emancipatory educationVivemos tempos e espaços difíceis e excepcionais de experienciar no Brasil há um ano. A indignação com o processo em vigência é tamanha que é inviável denominá-lo. Propor-nos-emos a denunciar este massacre e, ademais, anunciar os encaminhamentos de uma política pública de educação, na área da geografia para a formação docente, de geração de encantamento em oposição crítica à necropolítica como modo de operação do atual poder político, jurídico e econômico no país. Qualificaremos o processo de descolonização dos documentos prescritivos de currículo, naquilo que definiremos como ebó epistemológico e curricular – e, de igual modo, a experiência inicial com este documento produzido para atender, em especial, a relação do campo com o contexto pandêmico e o formato remoto emergencial. A epistemologia e a respectiva pedagogia e a geografia feminista afrodiaspórica, por intermédio da aproximação das legislações reguladoras com os documentos de currículo para a educação das relações étnico-raciais e para os direitos humanos, nos induziram nos percursos teórico-conceituais. O engajamento comprometido com a proposta de escrita emancipatória foi amplamente compreendido e se demonstrou um mecanismo potente de produção de conhecimento geográfico-pedagógico em contexto de profunda excepcionalidade. Há indícios de correspondência positiva com a permanência na universidade, independentemente das adversidades.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/6091710.14393/RCG239060917Caminhos de Geografia; Vol. 23 No. 90 (2022): Dezembro; 90-107Caminhos de Geografia; Vol. 23 Núm. 90 (2022): Dezembro; 90-107Caminhos de Geografia; v. 23 n. 90 (2022): Dezembro; 90-1071678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60917/35189Copyright (c) 2022 Tatiana dos Santos Malheiros, Isabella dos Santos Oliveira da Silva, Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza de Limahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMalheiros, Tatiana dos Santosda Silva, Isabella dos Santos Oliveirade Lima, Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza2022-12-08T18:47:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/60917Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-12-08T18:47:01Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES “APESAR DE VOCÊ, AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA” : PESQUISA E PRÁTICA DA GEOGRAFIA E DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS E ESPAÇOS EXCEPCIONAIS. |
title |
"IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES |
spellingShingle |
"IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES Malheiros, Tatiana dos Santos Pandemia da Covid-19 Ebó epistemológico e curricular Produção de encantamento Política pública de educação emancipatória COVID-19 pandemic Epistemological and curricular ebò Enchantment promotion Public policies for an emancipatory education |
title_short |
"IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES |
title_full |
"IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES |
title_fullStr |
"IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES |
title_full_unstemmed |
"IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES |
title_sort |
"IN SPITE OF YOU, TOMORROW WILL BE ANOTHER DAY”: RESEARCH AND PRACTICE OF GEOGRAPHY AND EDUCATION IN CRUCIAL TIMES AND CRITICAL PLACES |
author |
Malheiros, Tatiana dos Santos |
author_facet |
Malheiros, Tatiana dos Santos da Silva, Isabella dos Santos Oliveira de Lima, Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Isabella dos Santos Oliveira de Lima, Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malheiros, Tatiana dos Santos da Silva, Isabella dos Santos Oliveira de Lima, Vanessa Alessandra dos Santos Vasconcellos Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia da Covid-19 Ebó epistemológico e curricular Produção de encantamento Política pública de educação emancipatória COVID-19 pandemic Epistemological and curricular ebò Enchantment promotion Public policies for an emancipatory education |
topic |
Pandemia da Covid-19 Ebó epistemológico e curricular Produção de encantamento Política pública de educação emancipatória COVID-19 pandemic Epistemological and curricular ebò Enchantment promotion Public policies for an emancipatory education |
description |
Vivemos tempos e espaços difíceis e excepcionais de experienciar no Brasil há um ano. A indignação com o processo em vigência é tamanha que é inviável denominá-lo. Propor-nos-emos a denunciar este massacre e, ademais, anunciar os encaminhamentos de uma política pública de educação, na área da geografia para a formação docente, de geração de encantamento em oposição crítica à necropolítica como modo de operação do atual poder político, jurídico e econômico no país. Qualificaremos o processo de descolonização dos documentos prescritivos de currículo, naquilo que definiremos como ebó epistemológico e curricular – e, de igual modo, a experiência inicial com este documento produzido para atender, em especial, a relação do campo com o contexto pandêmico e o formato remoto emergencial. A epistemologia e a respectiva pedagogia e a geografia feminista afrodiaspórica, por intermédio da aproximação das legislações reguladoras com os documentos de currículo para a educação das relações étnico-raciais e para os direitos humanos, nos induziram nos percursos teórico-conceituais. O engajamento comprometido com a proposta de escrita emancipatória foi amplamente compreendido e se demonstrou um mecanismo potente de produção de conhecimento geográfico-pedagógico em contexto de profunda excepcionalidade. Há indícios de correspondência positiva com a permanência na universidade, independentemente das adversidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60917 10.14393/RCG239060917 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60917 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG239060917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60917/35189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 23 No. 90 (2022): Dezembro; 90-107 Caminhos de Geografia; Vol. 23 Núm. 90 (2022): Dezembro; 90-107 Caminhos de Geografia; v. 23 n. 90 (2022): Dezembro; 90-107 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067018949623808 |