ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Rosiane Correa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rosa, Odelfa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23159
Resumo: O ensino de Geografia contribui para que os alunos compreendam a realidade na qual vivem, além disso, ajuda a desenvolver noções espaciais necessárias à vida em sociedade, sendo fonte para romper com a alienação. Sendo assim, surgiu o interesse em investigar quais as ações desenvolvidas pelos professores de Geografia para incentivar e despertar o interesse dos alunos. O principal objetivo é refletir sobre os recursos didático-pedagógicos utilizados pelos professores de Geografia em sala de aula para estimular seus estudantes. Foram feitas sugestões lúdicas de recursos didático-pedagógicos e atividades para que os professores trabalhem conceitos de Cartografia de uma forma prazerosa e interessante. A metodologia utilizada se resume em levantamento bibliográfico, documental, visitas de observação e confecção dos mapas em quebra-cabeça, que podem ser utilizados por todos os professores de Geografia. O intuito foi apresentar uma proposta diferente, na qual os alunos aprendem brincando sobre seu cotidiano e podem fazer ligações dos acontecimentos locais com o que ocorre em escala mundial. Deve ser considerado que todos os alunos precisam de metodologias novas, que instiguem o pensar geográfico para que tenham motivação o bastante e se interessem pelo estudo de Geografia, contribuindo para a compreensão crítica da realidade.
id UFU-16_ad49c9291b0b5a8bd35fc6d021b67724
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23159
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇAEnsino de GeografiaCartografiaRecursos didático-pedagógicosO ensino de Geografia contribui para que os alunos compreendam a realidade na qual vivem, além disso, ajuda a desenvolver noções espaciais necessárias à vida em sociedade, sendo fonte para romper com a alienação. Sendo assim, surgiu o interesse em investigar quais as ações desenvolvidas pelos professores de Geografia para incentivar e despertar o interesse dos alunos. O principal objetivo é refletir sobre os recursos didático-pedagógicos utilizados pelos professores de Geografia em sala de aula para estimular seus estudantes. Foram feitas sugestões lúdicas de recursos didático-pedagógicos e atividades para que os professores trabalhem conceitos de Cartografia de uma forma prazerosa e interessante. A metodologia utilizada se resume em levantamento bibliográfico, documental, visitas de observação e confecção dos mapas em quebra-cabeça, que podem ser utilizados por todos os professores de Geografia. O intuito foi apresentar uma proposta diferente, na qual os alunos aprendem brincando sobre seu cotidiano e podem fazer ligações dos acontecimentos locais com o que ocorre em escala mundial. Deve ser considerado que todos os alunos precisam de metodologias novas, que instiguem o pensar geográfico para que tenham motivação o bastante e se interessem pelo estudo de Geografia, contribuindo para a compreensão crítica da realidade.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2315910.14393/RCG154923159Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 49 (2014): Março ; 70–79 Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 49 (2014): Março ; 70–79 Caminhos de Geografia; v. 15 n. 49 (2014): Março ; 70–79 1678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23159/14371Copyright (c) 2014 Rosiane Correa Guimarães, Odelfa Rosahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Rosiane CorreaRosa, Odelfa2022-11-09T14:12:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23159Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T14:12:49Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA
title ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA
spellingShingle ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA
Guimarães, Rosiane Correa
Ensino de Geografia
Cartografia
Recursos didático-pedagógicos
title_short ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA
title_full ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA
title_fullStr ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA
title_full_unstemmed ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA
title_sort ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA
author Guimarães, Rosiane Correa
author_facet Guimarães, Rosiane Correa
Rosa, Odelfa
author_role author
author2 Rosa, Odelfa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Rosiane Correa
Rosa, Odelfa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Cartografia
Recursos didático-pedagógicos
topic Ensino de Geografia
Cartografia
Recursos didático-pedagógicos
description O ensino de Geografia contribui para que os alunos compreendam a realidade na qual vivem, além disso, ajuda a desenvolver noções espaciais necessárias à vida em sociedade, sendo fonte para romper com a alienação. Sendo assim, surgiu o interesse em investigar quais as ações desenvolvidas pelos professores de Geografia para incentivar e despertar o interesse dos alunos. O principal objetivo é refletir sobre os recursos didático-pedagógicos utilizados pelos professores de Geografia em sala de aula para estimular seus estudantes. Foram feitas sugestões lúdicas de recursos didático-pedagógicos e atividades para que os professores trabalhem conceitos de Cartografia de uma forma prazerosa e interessante. A metodologia utilizada se resume em levantamento bibliográfico, documental, visitas de observação e confecção dos mapas em quebra-cabeça, que podem ser utilizados por todos os professores de Geografia. O intuito foi apresentar uma proposta diferente, na qual os alunos aprendem brincando sobre seu cotidiano e podem fazer ligações dos acontecimentos locais com o que ocorre em escala mundial. Deve ser considerado que todos os alunos precisam de metodologias novas, que instiguem o pensar geográfico para que tenham motivação o bastante e se interessem pelo estudo de Geografia, contribuindo para a compreensão crítica da realidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23159
10.14393/RCG154923159
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23159
identifier_str_mv 10.14393/RCG154923159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23159/14371
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Rosiane Correa Guimarães, Odelfa Rosa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Rosiane Correa Guimarães, Odelfa Rosa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 49 (2014): Março ; 70–79
Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 49 (2014): Março ; 70–79
Caminhos de Geografia; v. 15 n. 49 (2014): Março ; 70–79
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067014649413632