ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23159 |
Resumo: | O ensino de Geografia contribui para que os alunos compreendam a realidade na qual vivem, além disso, ajuda a desenvolver noções espaciais necessárias à vida em sociedade, sendo fonte para romper com a alienação. Sendo assim, surgiu o interesse em investigar quais as ações desenvolvidas pelos professores de Geografia para incentivar e despertar o interesse dos alunos. O principal objetivo é refletir sobre os recursos didático-pedagógicos utilizados pelos professores de Geografia em sala de aula para estimular seus estudantes. Foram feitas sugestões lúdicas de recursos didático-pedagógicos e atividades para que os professores trabalhem conceitos de Cartografia de uma forma prazerosa e interessante. A metodologia utilizada se resume em levantamento bibliográfico, documental, visitas de observação e confecção dos mapas em quebra-cabeça, que podem ser utilizados por todos os professores de Geografia. O intuito foi apresentar uma proposta diferente, na qual os alunos aprendem brincando sobre seu cotidiano e podem fazer ligações dos acontecimentos locais com o que ocorre em escala mundial. Deve ser considerado que todos os alunos precisam de metodologias novas, que instiguem o pensar geográfico para que tenham motivação o bastante e se interessem pelo estudo de Geografia, contribuindo para a compreensão crítica da realidade. |
id |
UFU-16_ad49c9291b0b5a8bd35fc6d021b67724 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23159 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇAEnsino de GeografiaCartografiaRecursos didático-pedagógicosO ensino de Geografia contribui para que os alunos compreendam a realidade na qual vivem, além disso, ajuda a desenvolver noções espaciais necessárias à vida em sociedade, sendo fonte para romper com a alienação. Sendo assim, surgiu o interesse em investigar quais as ações desenvolvidas pelos professores de Geografia para incentivar e despertar o interesse dos alunos. O principal objetivo é refletir sobre os recursos didático-pedagógicos utilizados pelos professores de Geografia em sala de aula para estimular seus estudantes. Foram feitas sugestões lúdicas de recursos didático-pedagógicos e atividades para que os professores trabalhem conceitos de Cartografia de uma forma prazerosa e interessante. A metodologia utilizada se resume em levantamento bibliográfico, documental, visitas de observação e confecção dos mapas em quebra-cabeça, que podem ser utilizados por todos os professores de Geografia. O intuito foi apresentar uma proposta diferente, na qual os alunos aprendem brincando sobre seu cotidiano e podem fazer ligações dos acontecimentos locais com o que ocorre em escala mundial. Deve ser considerado que todos os alunos precisam de metodologias novas, que instiguem o pensar geográfico para que tenham motivação o bastante e se interessem pelo estudo de Geografia, contribuindo para a compreensão crítica da realidade.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2315910.14393/RCG154923159Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 49 (2014): Março ; 70–79 Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 49 (2014): Março ; 70–79 Caminhos de Geografia; v. 15 n. 49 (2014): Março ; 70–79 1678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23159/14371Copyright (c) 2014 Rosiane Correa Guimarães, Odelfa Rosahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Rosiane CorreaRosa, Odelfa2022-11-09T14:12:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23159Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T14:12:49Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA |
title |
ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA |
spellingShingle |
ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA Guimarães, Rosiane Correa Ensino de Geografia Cartografia Recursos didático-pedagógicos |
title_short |
ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA |
title_full |
ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA |
title_fullStr |
ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA |
title_full_unstemmed |
ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA |
title_sort |
ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA |
author |
Guimarães, Rosiane Correa |
author_facet |
Guimarães, Rosiane Correa Rosa, Odelfa |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Odelfa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Rosiane Correa Rosa, Odelfa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Cartografia Recursos didático-pedagógicos |
topic |
Ensino de Geografia Cartografia Recursos didático-pedagógicos |
description |
O ensino de Geografia contribui para que os alunos compreendam a realidade na qual vivem, além disso, ajuda a desenvolver noções espaciais necessárias à vida em sociedade, sendo fonte para romper com a alienação. Sendo assim, surgiu o interesse em investigar quais as ações desenvolvidas pelos professores de Geografia para incentivar e despertar o interesse dos alunos. O principal objetivo é refletir sobre os recursos didático-pedagógicos utilizados pelos professores de Geografia em sala de aula para estimular seus estudantes. Foram feitas sugestões lúdicas de recursos didático-pedagógicos e atividades para que os professores trabalhem conceitos de Cartografia de uma forma prazerosa e interessante. A metodologia utilizada se resume em levantamento bibliográfico, documental, visitas de observação e confecção dos mapas em quebra-cabeça, que podem ser utilizados por todos os professores de Geografia. O intuito foi apresentar uma proposta diferente, na qual os alunos aprendem brincando sobre seu cotidiano e podem fazer ligações dos acontecimentos locais com o que ocorre em escala mundial. Deve ser considerado que todos os alunos precisam de metodologias novas, que instiguem o pensar geográfico para que tenham motivação o bastante e se interessem pelo estudo de Geografia, contribuindo para a compreensão crítica da realidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23159 10.14393/RCG154923159 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23159 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG154923159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23159/14371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Rosiane Correa Guimarães, Odelfa Rosa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Rosiane Correa Guimarães, Odelfa Rosa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 49 (2014): Março ; 70–79 Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 49 (2014): Março ; 70–79 Caminhos de Geografia; v. 15 n. 49 (2014): Março ; 70–79 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067014649413632 |