PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Telma Lucia Bezerra
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Leandro, Aldo Gomes, Barbosa, Renata da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16577
Resumo: A formação de professores constitui uma questão central da educação brasileira, necessitando uma reflexão mais ampla a respeito da natureza e dos objetivos das licenciaturas. Para isso há que se realizar uma análise da trajetória da Geografia como ciência e como disciplina escolar, identificando os aspectos de proximidade e de divergência entre ambas e as avaliações dos relatos dos estágios já ocorridos. O Estágio da Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande, apresenta algumas características que devem ser repensadas. Sendo assim, o presente trabalho visa contribuir com essa perspectiva trazendo para a discussão científica uma experiência de estágio supervisionado vivenciada em uma turma do 9º ano "C" da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, em Campina Grande-PB. Discute-se em primeiro lugar, o processo de institucionalização da Geografia no Brasil, a evolução do ensino, as mudanças na concepção de estágio e o processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados mostraram que é preciso desmistificar a concepção corrente na maioria das Universidades brasileiras de que o estágio é uma mera aplicação de técnicas e conteúdos, reconhecendo que este, na verdade, é uma oportunidade de parceria entre a Universidade e a Escola, onde se produz conhecimentos e se gera reflexões. Ainda convém lembrar, que se faz necessário avaliar constantemente o processo didático de ensino e aprendizagem, buscando novas maneiras de dinamizar as aulas, e as transposições didáticas dos conhecimentos científicos para a educação escolar, uma vez que os alunos geralmente se mostram interessados em metodologias diferenciadas, que atraiam sua atenção e estejam relacionadas com a sua realidade.
id UFU-16_b73050ed94d8d183ae85727adae0d547
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16577
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBAestágio supervisionadoensino de geografiaformação do professor.A formação de professores constitui uma questão central da educação brasileira, necessitando uma reflexão mais ampla a respeito da natureza e dos objetivos das licenciaturas. Para isso há que se realizar uma análise da trajetória da Geografia como ciência e como disciplina escolar, identificando os aspectos de proximidade e de divergência entre ambas e as avaliações dos relatos dos estágios já ocorridos. O Estágio da Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande, apresenta algumas características que devem ser repensadas. Sendo assim, o presente trabalho visa contribuir com essa perspectiva trazendo para a discussão científica uma experiência de estágio supervisionado vivenciada em uma turma do 9º ano "C" da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, em Campina Grande-PB. Discute-se em primeiro lugar, o processo de institucionalização da Geografia no Brasil, a evolução do ensino, as mudanças na concepção de estágio e o processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados mostraram que é preciso desmistificar a concepção corrente na maioria das Universidades brasileiras de que o estágio é uma mera aplicação de técnicas e conteúdos, reconhecendo que este, na verdade, é uma oportunidade de parceria entre a Universidade e a Escola, onde se produz conhecimentos e se gera reflexões. Ainda convém lembrar, que se faz necessário avaliar constantemente o processo didático de ensino e aprendizagem, buscando novas maneiras de dinamizar as aulas, e as transposições didáticas dos conhecimentos científicos para a educação escolar, uma vez que os alunos geralmente se mostram interessados em metodologias diferenciadas, que atraiam sua atenção e estejam relacionadas com a sua realidade.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1657710.14393/RCG123916577Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 39 (2011): Setembro ; 245-254Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 39 (2011): Setembro ; 245-254Caminhos de Geografia; v. 12 n. 39 (2011): Setembro ; 245-2541678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16577/9233Copyright (c) 2011 Telma Lucia Bezerra Alves, Aldo Gomes Leandro, Renata da Silva Barbosahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Telma Lucia BezerraLeandro, Aldo GomesBarbosa, Renata da Silva2022-11-09T19:51:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16577Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T19:51:55Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
title PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
spellingShingle PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Alves, Telma Lucia Bezerra
estágio supervisionado
ensino de geografia
formação do professor.
title_short PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
title_full PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
title_fullStr PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
title_full_unstemmed PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
title_sort PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
author Alves, Telma Lucia Bezerra
author_facet Alves, Telma Lucia Bezerra
Leandro, Aldo Gomes
Barbosa, Renata da Silva
author_role author
author2 Leandro, Aldo Gomes
Barbosa, Renata da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Telma Lucia Bezerra
Leandro, Aldo Gomes
Barbosa, Renata da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv estágio supervisionado
ensino de geografia
formação do professor.
topic estágio supervisionado
ensino de geografia
formação do professor.
description A formação de professores constitui uma questão central da educação brasileira, necessitando uma reflexão mais ampla a respeito da natureza e dos objetivos das licenciaturas. Para isso há que se realizar uma análise da trajetória da Geografia como ciência e como disciplina escolar, identificando os aspectos de proximidade e de divergência entre ambas e as avaliações dos relatos dos estágios já ocorridos. O Estágio da Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande, apresenta algumas características que devem ser repensadas. Sendo assim, o presente trabalho visa contribuir com essa perspectiva trazendo para a discussão científica uma experiência de estágio supervisionado vivenciada em uma turma do 9º ano "C" da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, em Campina Grande-PB. Discute-se em primeiro lugar, o processo de institucionalização da Geografia no Brasil, a evolução do ensino, as mudanças na concepção de estágio e o processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados mostraram que é preciso desmistificar a concepção corrente na maioria das Universidades brasileiras de que o estágio é uma mera aplicação de técnicas e conteúdos, reconhecendo que este, na verdade, é uma oportunidade de parceria entre a Universidade e a Escola, onde se produz conhecimentos e se gera reflexões. Ainda convém lembrar, que se faz necessário avaliar constantemente o processo didático de ensino e aprendizagem, buscando novas maneiras de dinamizar as aulas, e as transposições didáticas dos conhecimentos científicos para a educação escolar, uma vez que os alunos geralmente se mostram interessados em metodologias diferenciadas, que atraiam sua atenção e estejam relacionadas com a sua realidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16577
10.14393/RCG123916577
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16577
identifier_str_mv 10.14393/RCG123916577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16577/9233
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Telma Lucia Bezerra Alves, Aldo Gomes Leandro, Renata da Silva Barbosa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Telma Lucia Bezerra Alves, Aldo Gomes Leandro, Renata da Silva Barbosa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 39 (2011): Setembro ; 245-254
Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 39 (2011): Setembro ; 245-254
Caminhos de Geografia; v. 12 n. 39 (2011): Setembro ; 245-254
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067013765464064