PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16577 |
Resumo: | A formação de professores constitui uma questão central da educação brasileira, necessitando uma reflexão mais ampla a respeito da natureza e dos objetivos das licenciaturas. Para isso há que se realizar uma análise da trajetória da Geografia como ciência e como disciplina escolar, identificando os aspectos de proximidade e de divergência entre ambas e as avaliações dos relatos dos estágios já ocorridos. O Estágio da Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande, apresenta algumas características que devem ser repensadas. Sendo assim, o presente trabalho visa contribuir com essa perspectiva trazendo para a discussão científica uma experiência de estágio supervisionado vivenciada em uma turma do 9º ano "C" da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, em Campina Grande-PB. Discute-se em primeiro lugar, o processo de institucionalização da Geografia no Brasil, a evolução do ensino, as mudanças na concepção de estágio e o processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados mostraram que é preciso desmistificar a concepção corrente na maioria das Universidades brasileiras de que o estágio é uma mera aplicação de técnicas e conteúdos, reconhecendo que este, na verdade, é uma oportunidade de parceria entre a Universidade e a Escola, onde se produz conhecimentos e se gera reflexões. Ainda convém lembrar, que se faz necessário avaliar constantemente o processo didático de ensino e aprendizagem, buscando novas maneiras de dinamizar as aulas, e as transposições didáticas dos conhecimentos científicos para a educação escolar, uma vez que os alunos geralmente se mostram interessados em metodologias diferenciadas, que atraiam sua atenção e estejam relacionadas com a sua realidade. |
id |
UFU-16_b73050ed94d8d183ae85727adae0d547 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16577 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBAestágio supervisionadoensino de geografiaformação do professor.A formação de professores constitui uma questão central da educação brasileira, necessitando uma reflexão mais ampla a respeito da natureza e dos objetivos das licenciaturas. Para isso há que se realizar uma análise da trajetória da Geografia como ciência e como disciplina escolar, identificando os aspectos de proximidade e de divergência entre ambas e as avaliações dos relatos dos estágios já ocorridos. O Estágio da Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande, apresenta algumas características que devem ser repensadas. Sendo assim, o presente trabalho visa contribuir com essa perspectiva trazendo para a discussão científica uma experiência de estágio supervisionado vivenciada em uma turma do 9º ano "C" da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, em Campina Grande-PB. Discute-se em primeiro lugar, o processo de institucionalização da Geografia no Brasil, a evolução do ensino, as mudanças na concepção de estágio e o processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados mostraram que é preciso desmistificar a concepção corrente na maioria das Universidades brasileiras de que o estágio é uma mera aplicação de técnicas e conteúdos, reconhecendo que este, na verdade, é uma oportunidade de parceria entre a Universidade e a Escola, onde se produz conhecimentos e se gera reflexões. Ainda convém lembrar, que se faz necessário avaliar constantemente o processo didático de ensino e aprendizagem, buscando novas maneiras de dinamizar as aulas, e as transposições didáticas dos conhecimentos científicos para a educação escolar, uma vez que os alunos geralmente se mostram interessados em metodologias diferenciadas, que atraiam sua atenção e estejam relacionadas com a sua realidade.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1657710.14393/RCG123916577Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 39 (2011): Setembro ; 245-254Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 39 (2011): Setembro ; 245-254Caminhos de Geografia; v. 12 n. 39 (2011): Setembro ; 245-2541678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16577/9233Copyright (c) 2011 Telma Lucia Bezerra Alves, Aldo Gomes Leandro, Renata da Silva Barbosahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Telma Lucia BezerraLeandro, Aldo GomesBarbosa, Renata da Silva2022-11-09T19:51:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16577Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T19:51:55Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA |
title |
PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA |
spellingShingle |
PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Alves, Telma Lucia Bezerra estágio supervisionado ensino de geografia formação do professor. |
title_short |
PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA |
title_full |
PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA |
title_fullStr |
PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA |
title_sort |
PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA |
author |
Alves, Telma Lucia Bezerra |
author_facet |
Alves, Telma Lucia Bezerra Leandro, Aldo Gomes Barbosa, Renata da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Leandro, Aldo Gomes Barbosa, Renata da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Telma Lucia Bezerra Leandro, Aldo Gomes Barbosa, Renata da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio supervisionado ensino de geografia formação do professor. |
topic |
estágio supervisionado ensino de geografia formação do professor. |
description |
A formação de professores constitui uma questão central da educação brasileira, necessitando uma reflexão mais ampla a respeito da natureza e dos objetivos das licenciaturas. Para isso há que se realizar uma análise da trajetória da Geografia como ciência e como disciplina escolar, identificando os aspectos de proximidade e de divergência entre ambas e as avaliações dos relatos dos estágios já ocorridos. O Estágio da Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande, apresenta algumas características que devem ser repensadas. Sendo assim, o presente trabalho visa contribuir com essa perspectiva trazendo para a discussão científica uma experiência de estágio supervisionado vivenciada em uma turma do 9º ano "C" da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, em Campina Grande-PB. Discute-se em primeiro lugar, o processo de institucionalização da Geografia no Brasil, a evolução do ensino, as mudanças na concepção de estágio e o processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados mostraram que é preciso desmistificar a concepção corrente na maioria das Universidades brasileiras de que o estágio é uma mera aplicação de técnicas e conteúdos, reconhecendo que este, na verdade, é uma oportunidade de parceria entre a Universidade e a Escola, onde se produz conhecimentos e se gera reflexões. Ainda convém lembrar, que se faz necessário avaliar constantemente o processo didático de ensino e aprendizagem, buscando novas maneiras de dinamizar as aulas, e as transposições didáticas dos conhecimentos científicos para a educação escolar, uma vez que os alunos geralmente se mostram interessados em metodologias diferenciadas, que atraiam sua atenção e estejam relacionadas com a sua realidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16577 10.14393/RCG123916577 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16577 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG123916577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16577/9233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Telma Lucia Bezerra Alves, Aldo Gomes Leandro, Renata da Silva Barbosa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Telma Lucia Bezerra Alves, Aldo Gomes Leandro, Renata da Silva Barbosa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 39 (2011): Setembro ; 245-254 Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 39 (2011): Setembro ; 245-254 Caminhos de Geografia; v. 12 n. 39 (2011): Setembro ; 245-254 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067013765464064 |