Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52930 |
Resumo: | O presente trabalho busca refletir sobre o Estágio Supervisionado e o processo de formação docente em Geografia e Pedagogia a partir da experiência das autoras no que diz respeito ao trabalho com estágio enquanto professoras do ensino superior. Metodologicamente o trabalho encontra-se apoiado na pesquisa qualitativa como principal vertente adotada, como campo de investigação empírica a sala de aula da Licenciatura Geografia na Universidade Regional do Cariri – URCA (Crato, CE) e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (Sobral, CE). Desse modo, consideramos que a articulação da teoria e prática é um movimento dinâmico de formação no processo de estágio que ressignifica e redimensionamento o licenciando como agente fundamental de percepções e reflexões na ação de formar-se/descobrir-se professor. |
id |
UFC-7_7aaa9a4c8f865068705417afbe94cd97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/52930 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogiaEstágio SupervisionadoPedagogiaGeografiaO presente trabalho busca refletir sobre o Estágio Supervisionado e o processo de formação docente em Geografia e Pedagogia a partir da experiência das autoras no que diz respeito ao trabalho com estágio enquanto professoras do ensino superior. Metodologicamente o trabalho encontra-se apoiado na pesquisa qualitativa como principal vertente adotada, como campo de investigação empírica a sala de aula da Licenciatura Geografia na Universidade Regional do Cariri – URCA (Crato, CE) e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (Sobral, CE). Desse modo, consideramos que a articulação da teoria e prática é um movimento dinâmico de formação no processo de estágio que ressignifica e redimensionamento o licenciando como agente fundamental de percepções e reflexões na ação de formar-se/descobrir-se professor.Realize eventos2020-07-15T11:44:51Z2020-07-15T11:44:51Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSILVA, Maria do Socorro Sousa e; OLIVEIRA, Adeliane Vieira de; NEGREIROS, Jaqueline Gomes de. Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia. . In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.978-65-86901-07-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52930Silva, Maria do Socorro Sousa eOliveira, Adeliane Vieira deNegreiros, Jaqueline Gomes deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-15T11:44:51Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52930Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:37.519374Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia |
title |
Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia |
spellingShingle |
Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia Silva, Maria do Socorro Sousa e Estágio Supervisionado Pedagogia Geografia |
title_short |
Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia |
title_full |
Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia |
title_fullStr |
Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia |
title_sort |
Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia |
author |
Silva, Maria do Socorro Sousa e |
author_facet |
Silva, Maria do Socorro Sousa e Oliveira, Adeliane Vieira de Negreiros, Jaqueline Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Adeliane Vieira de Negreiros, Jaqueline Gomes de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria do Socorro Sousa e Oliveira, Adeliane Vieira de Negreiros, Jaqueline Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Supervisionado Pedagogia Geografia |
topic |
Estágio Supervisionado Pedagogia Geografia |
description |
O presente trabalho busca refletir sobre o Estágio Supervisionado e o processo de formação docente em Geografia e Pedagogia a partir da experiência das autoras no que diz respeito ao trabalho com estágio enquanto professoras do ensino superior. Metodologicamente o trabalho encontra-se apoiado na pesquisa qualitativa como principal vertente adotada, como campo de investigação empírica a sala de aula da Licenciatura Geografia na Universidade Regional do Cariri – URCA (Crato, CE) e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (Sobral, CE). Desse modo, consideramos que a articulação da teoria e prática é um movimento dinâmico de formação no processo de estágio que ressignifica e redimensionamento o licenciando como agente fundamental de percepções e reflexões na ação de formar-se/descobrir-se professor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15T11:44:51Z 2020-07-15T11:44:51Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Maria do Socorro Sousa e; OLIVEIRA, Adeliane Vieira de; NEGREIROS, Jaqueline Gomes de. Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia. . In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. 978-65-86901-07-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52930 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria do Socorro Sousa e; OLIVEIRA, Adeliane Vieira de; NEGREIROS, Jaqueline Gomes de. Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia. . In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. 978-65-86901-07-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Realize eventos |
publisher.none.fl_str_mv |
Realize eventos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028882059624448 |