UMA GEOGRAFIA MODERNA PARA UMA ESCOLA MODERNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Juliano Rosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16544
Resumo: O presente artigo pretende abordar a história da Geografia Escolar, tendo por referência as primeiras tentativas de renovação da geografia escolar. Tais tentativas representavam anseios de intelectuais no sentido de "modernizar" a disciplina escolar. Exemplos disso são os famosos pareceres de Ruy Barbosa, que de forma pioneira fez severas críticas a geografia escolar de então. Os debates sobre a modernização da Geografia Escolar tinham como referência, também, as mudanças tanto na escola quanto na ciência; de um lado, portanto, a escola moderna; de outro, a ciência moderna. No Brasil, essas mudanças foram incorporadas, respectivamente, no discurso dos escolanovistas e no grupo constituído por professores de Geografia do Colégio Pedro II, nas primeiras décadas do século XX, e , a partir da década de 1930, por professores da Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da Universidade de São Paulo, em função da criação das cátedras de Geografia nas respectivas instituições.
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