UMA GEOGRAFIA MODERNA PARA UMA ESCOLA MODERNA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
DOI: | 10.14393/RCG134216544 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16544 |
Resumo: | O presente artigo pretende abordar a história da Geografia Escolar, tendo por referência as primeiras tentativas de renovação da geografia escolar. Tais tentativas representavam anseios de intelectuais no sentido de "modernizar" a disciplina escolar. Exemplos disso são os famosos pareceres de Ruy Barbosa, que de forma pioneira fez severas críticas a geografia escolar de então. Os debates sobre a modernização da Geografia Escolar tinham como referência, também, as mudanças tanto na escola quanto na ciência; de um lado, portanto, a escola moderna; de outro, a ciência moderna. No Brasil, essas mudanças foram incorporadas, respectivamente, no discurso dos escolanovistas e no grupo constituído por professores de Geografia do Colégio Pedro II, nas primeiras décadas do século XX, e , a partir da década de 1930, por professores da Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da Universidade de São Paulo, em função da criação das cátedras de Geografia nas respectivas instituições. |
id |
UFU-16_d5f1cf990ac49ffaf5c2dea8308c296f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16544 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
spelling |
UMA GEOGRAFIA MODERNA PARA UMA ESCOLA MODERNAhistória da Geografia Escolarrenovação da Geografia EscolarGeografia Moderna.O presente artigo pretende abordar a história da Geografia Escolar, tendo por referência as primeiras tentativas de renovação da geografia escolar. Tais tentativas representavam anseios de intelectuais no sentido de "modernizar" a disciplina escolar. Exemplos disso são os famosos pareceres de Ruy Barbosa, que de forma pioneira fez severas críticas a geografia escolar de então. Os debates sobre a modernização da Geografia Escolar tinham como referência, também, as mudanças tanto na escola quanto na ciência; de um lado, portanto, a escola moderna; de outro, a ciência moderna. No Brasil, essas mudanças foram incorporadas, respectivamente, no discurso dos escolanovistas e no grupo constituído por professores de Geografia do Colégio Pedro II, nas primeiras décadas do século XX, e , a partir da década de 1930, por professores da Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da Universidade de São Paulo, em função da criação das cátedras de Geografia nas respectivas instituições.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1654410.14393/RCG134216544Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 42 (2012): Junho ; 190–204Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 42 (2012): Junho ; 190–204Caminhos de Geografia; v. 13 n. 42 (2012): Junho ; 190–2041678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16544/9556Copyright (c) 2012 Juliano Rosa Gonçalveshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Juliano Rosa2022-11-10T19:16:08Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16544Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-10T19:16:08Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA GEOGRAFIA MODERNA PARA UMA ESCOLA MODERNA |
title |
UMA GEOGRAFIA MODERNA PARA UMA ESCOLA MODERNA |
spellingShingle |
UMA GEOGRAFIA MODERNA PARA UMA ESCOLA MODERNA UMA GEOGRAFIA MODERNA PARA UMA ESCOLA MODERNA Gonçalves, Juliano Rosa história da Geografia Escolar renovação da Geografia Escolar Geografia Moderna. Gonçalves, Juliano Rosa história da Geografia Escolar renovação da Geografia Escolar Geografia Moderna. |
title_short |
UMA GEOGRAFIA MODERNA PARA UMA ESCOLA MODERNA |
title_full |
UMA GEOGRAFIA MODERNA PARA UMA ESCOLA MODERNA |
title_fullStr |
UMA GEOGRAFIA MODERNA PARA UMA ESCOLA MODERNA UMA GEOGRAFIA MODERNA PARA UMA ESCOLA MODERNA |
title_full_unstemmed |
UMA GEOGRAFIA MODERNA PARA UMA ESCOLA MODERNA UMA GEOGRAFIA MODERNA PARA UMA ESCOLA MODERNA |
title_sort |
UMA GEOGRAFIA MODERNA PARA UMA ESCOLA MODERNA |
author |
Gonçalves, Juliano Rosa |
author_facet |
Gonçalves, Juliano Rosa Gonçalves, Juliano Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Juliano Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história da Geografia Escolar renovação da Geografia Escolar Geografia Moderna. |
topic |
história da Geografia Escolar renovação da Geografia Escolar Geografia Moderna. |
description |
O presente artigo pretende abordar a história da Geografia Escolar, tendo por referência as primeiras tentativas de renovação da geografia escolar. Tais tentativas representavam anseios de intelectuais no sentido de "modernizar" a disciplina escolar. Exemplos disso são os famosos pareceres de Ruy Barbosa, que de forma pioneira fez severas críticas a geografia escolar de então. Os debates sobre a modernização da Geografia Escolar tinham como referência, também, as mudanças tanto na escola quanto na ciência; de um lado, portanto, a escola moderna; de outro, a ciência moderna. No Brasil, essas mudanças foram incorporadas, respectivamente, no discurso dos escolanovistas e no grupo constituído por professores de Geografia do Colégio Pedro II, nas primeiras décadas do século XX, e , a partir da década de 1930, por professores da Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da Universidade de São Paulo, em função da criação das cátedras de Geografia nas respectivas instituições. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16544 10.14393/RCG134216544 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16544 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG134216544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16544/9556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Juliano Rosa Gonçalves http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Juliano Rosa Gonçalves http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 42 (2012): Junho ; 190–204 Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 42 (2012): Junho ; 190–204 Caminhos de Geografia; v. 13 n. 42 (2012): Junho ; 190–204 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1822180373570781184 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/RCG134216544 |