TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lastória, Andréa Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27882
Resumo: Neste texto investiga-se como alguns princípios metodológicos do ensino de Geografia se realizam em curso de formação de professores. Analisa-se o trabalho de campo, enquanto método e técnica, como contribuição para a formação de professores da educação básica, especificamente em cursos de Pedagogia. O texto estrutura-se em quatro partes. Na primeira analisa-se a legislação recente de formação de professores e o currículo de Geografia para a educação básica. Na segunda trata-se do método e apresenta-se o trabalho de campo realizado. Na terceira parte apresenta-se a experiência de ensino com o trabalho de campo em cursos de formação inicial de professores. Para finalizar, tecem-se as considerações sobre a importância da metodologia de trabalho de campo na formação de professores.
id UFU-16_d914cad0c823414b880fce0bfd0977db
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27882
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGARtrabalho de campoeducação geográficaformação de professorescurrículopedagogiaNeste texto investiga-se como alguns princípios metodológicos do ensino de Geografia se realizam em curso de formação de professores. Analisa-se o trabalho de campo, enquanto método e técnica, como contribuição para a formação de professores da educação básica, especificamente em cursos de Pedagogia. O texto estrutura-se em quatro partes. Na primeira analisa-se a legislação recente de formação de professores e o currículo de Geografia para a educação básica. Na segunda trata-se do método e apresenta-se o trabalho de campo realizado. Na terceira parte apresenta-se a experiência de ensino com o trabalho de campo em cursos de formação inicial de professores. Para finalizar, tecem-se as considerações sobre a importância da metodologia de trabalho de campo na formação de professores.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2788210.14393/RCG165327882Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 53 (2015): Março ; 27–36Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 53 (2015): Março ; 27–36Caminhos de Geografia; v. 16 n. 53 (2015): Março ; 27–361678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27882/16432Copyright (c) 2015 Silvia Aparecida de Sousa Fernandes, Andréa Coelho Lastóriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Silvia Aparecida de SousaLastória, Andréa Coelho2022-11-07T19:54:31Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27882Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-07T19:54:31Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR
title TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR
spellingShingle TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
trabalho de campo
educação geográfica
formação de professores
currículo
pedagogia
title_short TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR
title_full TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR
title_fullStr TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR
title_full_unstemmed TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR
title_sort TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR
author Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
author_facet Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
Lastória, Andréa Coelho
author_role author
author2 Lastória, Andréa Coelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
Lastória, Andréa Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho de campo
educação geográfica
formação de professores
currículo
pedagogia
topic trabalho de campo
educação geográfica
formação de professores
currículo
pedagogia
description Neste texto investiga-se como alguns princípios metodológicos do ensino de Geografia se realizam em curso de formação de professores. Analisa-se o trabalho de campo, enquanto método e técnica, como contribuição para a formação de professores da educação básica, especificamente em cursos de Pedagogia. O texto estrutura-se em quatro partes. Na primeira analisa-se a legislação recente de formação de professores e o currículo de Geografia para a educação básica. Na segunda trata-se do método e apresenta-se o trabalho de campo realizado. Na terceira parte apresenta-se a experiência de ensino com o trabalho de campo em cursos de formação inicial de professores. Para finalizar, tecem-se as considerações sobre a importância da metodologia de trabalho de campo na formação de professores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27882
10.14393/RCG165327882
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27882
identifier_str_mv 10.14393/RCG165327882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27882/16432
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Silvia Aparecida de Sousa Fernandes, Andréa Coelho Lastória
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Silvia Aparecida de Sousa Fernandes, Andréa Coelho Lastória
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 53 (2015): Março ; 27–36
Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 53 (2015): Março ; 27–36
Caminhos de Geografia; v. 16 n. 53 (2015): Março ; 27–36
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067015120224256