TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27882 |
Resumo: | Neste texto investiga-se como alguns princípios metodológicos do ensino de Geografia se realizam em curso de formação de professores. Analisa-se o trabalho de campo, enquanto método e técnica, como contribuição para a formação de professores da educação básica, especificamente em cursos de Pedagogia. O texto estrutura-se em quatro partes. Na primeira analisa-se a legislação recente de formação de professores e o currículo de Geografia para a educação básica. Na segunda trata-se do método e apresenta-se o trabalho de campo realizado. Na terceira parte apresenta-se a experiência de ensino com o trabalho de campo em cursos de formação inicial de professores. Para finalizar, tecem-se as considerações sobre a importância da metodologia de trabalho de campo na formação de professores. |
id |
UFU-16_d914cad0c823414b880fce0bfd0977db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27882 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGARtrabalho de campoeducação geográficaformação de professorescurrículopedagogiaNeste texto investiga-se como alguns princípios metodológicos do ensino de Geografia se realizam em curso de formação de professores. Analisa-se o trabalho de campo, enquanto método e técnica, como contribuição para a formação de professores da educação básica, especificamente em cursos de Pedagogia. O texto estrutura-se em quatro partes. Na primeira analisa-se a legislação recente de formação de professores e o currículo de Geografia para a educação básica. Na segunda trata-se do método e apresenta-se o trabalho de campo realizado. Na terceira parte apresenta-se a experiência de ensino com o trabalho de campo em cursos de formação inicial de professores. Para finalizar, tecem-se as considerações sobre a importância da metodologia de trabalho de campo na formação de professores.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2788210.14393/RCG165327882Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 53 (2015): Março ; 27–36Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 53 (2015): Março ; 27–36Caminhos de Geografia; v. 16 n. 53 (2015): Março ; 27–361678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27882/16432Copyright (c) 2015 Silvia Aparecida de Sousa Fernandes, Andréa Coelho Lastóriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Silvia Aparecida de SousaLastória, Andréa Coelho2022-11-07T19:54:31Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27882Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-07T19:54:31Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR |
title |
TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR |
spellingShingle |
TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa trabalho de campo educação geográfica formação de professores currículo pedagogia |
title_short |
TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR |
title_full |
TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR |
title_fullStr |
TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR |
title_full_unstemmed |
TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR |
title_sort |
TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR |
author |
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa |
author_facet |
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa Lastória, Andréa Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Lastória, Andréa Coelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa Lastória, Andréa Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
trabalho de campo educação geográfica formação de professores currículo pedagogia |
topic |
trabalho de campo educação geográfica formação de professores currículo pedagogia |
description |
Neste texto investiga-se como alguns princípios metodológicos do ensino de Geografia se realizam em curso de formação de professores. Analisa-se o trabalho de campo, enquanto método e técnica, como contribuição para a formação de professores da educação básica, especificamente em cursos de Pedagogia. O texto estrutura-se em quatro partes. Na primeira analisa-se a legislação recente de formação de professores e o currículo de Geografia para a educação básica. Na segunda trata-se do método e apresenta-se o trabalho de campo realizado. Na terceira parte apresenta-se a experiência de ensino com o trabalho de campo em cursos de formação inicial de professores. Para finalizar, tecem-se as considerações sobre a importância da metodologia de trabalho de campo na formação de professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27882 10.14393/RCG165327882 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27882 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG165327882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27882/16432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Silvia Aparecida de Sousa Fernandes, Andréa Coelho Lastória http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Silvia Aparecida de Sousa Fernandes, Andréa Coelho Lastória http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 53 (2015): Março ; 27–36 Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 53 (2015): Março ; 27–36 Caminhos de Geografia; v. 16 n. 53 (2015): Março ; 27–36 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067015120224256 |