A fenomenologia e a história de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brancatti, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Portela Rinaldi, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530
Resumo: A Fenomenologia e a História de Vida Resumo: A fenomenologia é uma corrente filosófica, caracterizada pelo estudo aprofundado de um determinado fenômeno, pois, a priori, o que se apresenta à mente das pessoas, vem em forma difusa ou em forma de aparência. Compreendendo-a em uma perspectiva que prioriza o ser-no-mundo, contextualizado com sua história, cultura, linguagem e movimento humano. Em vista disso, o presente artigo pretende compreender o entrecruzamento da fenomenologia e do método de História de vida, com intuito de vislumbrar a contribuições para o processo educacional e suas nuances pelas ciências de forma dialética com as contradições do sujeito em relação a sua formação acadêmica.Palavras-chave: Fenomenologia; História de vida; Formação de professor. Phenomenology and the history of life Abstract: Phenomenology is a philosophical current, characterized by the depth study of a certain phenomenon, because, mainly, what appears to people’s mind, comes in a diffuse form or in the form of appearance. Comprehending it in a perspective that prioritizes the being-in-the-world, contextualized with its history, culture, language and human movement. Because of it, this article intends to understand the intertwining of the phenomenology and the method of Life history, with the intention of gleaming contributions to the educational process and its nuances by the sciences in dialectical form with the contradictions of the subject in relation to his academic formation.Keywords: Phenomenology; Life's history; Teacher training. La fenomenología y la historia de vida Resumen: La fenomenología es una corriente filosófica, caracterizada por el estudio profundo de un determinado fenómeno, ya que, principalmente, lo que parece a la mente de las personas, se presenta en forma difusa o en forma de apariencia. Comprenderlo en una perspectiva que prioriza el ser en el mundo, contextualizado con su historia, cultura, lenguaje y movimiento humano. Por ello, este artículo pretende comprender el entrelazamiento de la fenomenología y el método de la historia de la vida, con la intención de aportar contribuciones al proceso educativo y sus matices de las ciencias en forma dialéctica con las contradicciones del tema en relación con su formación académica.Palabras clave: Fenomenología; La historia de la vida; Formación del profesorado. Data de registro: 16/06/2020Data de aceite: 26/11/2020
id UFU-2_0207773404b5db20483197c800f8be94
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/55530
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A fenomenologia e a história de vidaFenomenologiaHistória de vidaFormação de professorA Fenomenologia e a História de Vida Resumo: A fenomenologia é uma corrente filosófica, caracterizada pelo estudo aprofundado de um determinado fenômeno, pois, a priori, o que se apresenta à mente das pessoas, vem em forma difusa ou em forma de aparência. Compreendendo-a em uma perspectiva que prioriza o ser-no-mundo, contextualizado com sua história, cultura, linguagem e movimento humano. Em vista disso, o presente artigo pretende compreender o entrecruzamento da fenomenologia e do método de História de vida, com intuito de vislumbrar a contribuições para o processo educacional e suas nuances pelas ciências de forma dialética com as contradições do sujeito em relação a sua formação acadêmica.Palavras-chave: Fenomenologia; História de vida; Formação de professor. Phenomenology and the history of life Abstract: Phenomenology is a philosophical current, characterized by the depth study of a certain phenomenon, because, mainly, what appears to people’s mind, comes in a diffuse form or in the form of appearance. Comprehending it in a perspective that prioritizes the being-in-the-world, contextualized with its history, culture, language and human movement. Because of it, this article intends to understand the intertwining of the phenomenology and the method of Life history, with the intention of gleaming contributions to the educational process and its nuances by the sciences in dialectical form with the contradictions of the subject in relation to his academic formation.Keywords: Phenomenology; Life's history; Teacher training. La fenomenología y la historia de vida Resumen: La fenomenología es una corriente filosófica, caracterizada por el estudio profundo de un determinado fenómeno, ya que, principalmente, lo que parece a la mente de las personas, se presenta en forma difusa o en forma de apariencia. Comprenderlo en una perspectiva que prioriza el ser en el mundo, contextualizado con su historia, cultura, lenguaje y movimiento humano. Por ello, este artículo pretende comprender el entrelazamiento de la fenomenología y el método de la historia de la vida, con la intención de aportar contribuciones al proceso educativo y sus matices de las ciencias en forma dialéctica con las contradicciones del tema en relación con su formación académica.Palabras clave: Fenomenología; La historia de la vida; Formación del profesorado. Data de registro: 16/06/2020Data de aceite: 26/11/2020EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5553010.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-55530Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 489-5071982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530/30970https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530/35773Copyright (c) 2020 Paulo Roberto Brancatti, Renata Portela Rinaldihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrancatti, Paulo RobertoPortela Rinaldi, Renata2023-06-06T16:25:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/55530Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-06T16:25:49Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A fenomenologia e a história de vida
title A fenomenologia e a história de vida
spellingShingle A fenomenologia e a história de vida
Brancatti, Paulo Roberto
Fenomenologia
História de vida
Formação de professor
title_short A fenomenologia e a história de vida
title_full A fenomenologia e a história de vida
title_fullStr A fenomenologia e a história de vida
title_full_unstemmed A fenomenologia e a história de vida
title_sort A fenomenologia e a história de vida
author Brancatti, Paulo Roberto
author_facet Brancatti, Paulo Roberto
Portela Rinaldi, Renata
author_role author
author2 Portela Rinaldi, Renata
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brancatti, Paulo Roberto
Portela Rinaldi, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Fenomenologia
História de vida
Formação de professor
topic Fenomenologia
História de vida
Formação de professor
description A Fenomenologia e a História de Vida Resumo: A fenomenologia é uma corrente filosófica, caracterizada pelo estudo aprofundado de um determinado fenômeno, pois, a priori, o que se apresenta à mente das pessoas, vem em forma difusa ou em forma de aparência. Compreendendo-a em uma perspectiva que prioriza o ser-no-mundo, contextualizado com sua história, cultura, linguagem e movimento humano. Em vista disso, o presente artigo pretende compreender o entrecruzamento da fenomenologia e do método de História de vida, com intuito de vislumbrar a contribuições para o processo educacional e suas nuances pelas ciências de forma dialética com as contradições do sujeito em relação a sua formação acadêmica.Palavras-chave: Fenomenologia; História de vida; Formação de professor. Phenomenology and the history of life Abstract: Phenomenology is a philosophical current, characterized by the depth study of a certain phenomenon, because, mainly, what appears to people’s mind, comes in a diffuse form or in the form of appearance. Comprehending it in a perspective that prioritizes the being-in-the-world, contextualized with its history, culture, language and human movement. Because of it, this article intends to understand the intertwining of the phenomenology and the method of Life history, with the intention of gleaming contributions to the educational process and its nuances by the sciences in dialectical form with the contradictions of the subject in relation to his academic formation.Keywords: Phenomenology; Life's history; Teacher training. La fenomenología y la historia de vida Resumen: La fenomenología es una corriente filosófica, caracterizada por el estudio profundo de un determinado fenómeno, ya que, principalmente, lo que parece a la mente de las personas, se presenta en forma difusa o en forma de apariencia. Comprenderlo en una perspectiva que prioriza el ser en el mundo, contextualizado con su historia, cultura, lenguaje y movimiento humano. Por ello, este artículo pretende comprender el entrelazamiento de la fenomenología y el método de la historia de la vida, con la intención de aportar contribuciones al proceso educativo y sus matices de las ciencias en forma dialéctica con las contradicciones del tema en relación con su formación académica.Palabras clave: Fenomenología; La historia de la vida; Formación del profesorado. Data de registro: 16/06/2020Data de aceite: 26/11/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530
10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-55530
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-55530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530/30970
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530/35773
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Paulo Roberto Brancatti, Renata Portela Rinaldi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Paulo Roberto Brancatti, Renata Portela Rinaldi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 489-507
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233996554240