A fenomenologia e a história de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530 |
Resumo: | A Fenomenologia e a História de Vida Resumo: A fenomenologia é uma corrente filosófica, caracterizada pelo estudo aprofundado de um determinado fenômeno, pois, a priori, o que se apresenta à mente das pessoas, vem em forma difusa ou em forma de aparência. Compreendendo-a em uma perspectiva que prioriza o ser-no-mundo, contextualizado com sua história, cultura, linguagem e movimento humano. Em vista disso, o presente artigo pretende compreender o entrecruzamento da fenomenologia e do método de História de vida, com intuito de vislumbrar a contribuições para o processo educacional e suas nuances pelas ciências de forma dialética com as contradições do sujeito em relação a sua formação acadêmica.Palavras-chave: Fenomenologia; História de vida; Formação de professor. Phenomenology and the history of life Abstract: Phenomenology is a philosophical current, characterized by the depth study of a certain phenomenon, because, mainly, what appears to people’s mind, comes in a diffuse form or in the form of appearance. Comprehending it in a perspective that prioritizes the being-in-the-world, contextualized with its history, culture, language and human movement. Because of it, this article intends to understand the intertwining of the phenomenology and the method of Life history, with the intention of gleaming contributions to the educational process and its nuances by the sciences in dialectical form with the contradictions of the subject in relation to his academic formation.Keywords: Phenomenology; Life's history; Teacher training. La fenomenología y la historia de vida Resumen: La fenomenología es una corriente filosófica, caracterizada por el estudio profundo de un determinado fenómeno, ya que, principalmente, lo que parece a la mente de las personas, se presenta en forma difusa o en forma de apariencia. Comprenderlo en una perspectiva que prioriza el ser en el mundo, contextualizado con su historia, cultura, lenguaje y movimiento humano. Por ello, este artículo pretende comprender el entrelazamiento de la fenomenología y el método de la historia de la vida, con la intención de aportar contribuciones al proceso educativo y sus matices de las ciencias en forma dialéctica con las contradicciones del tema en relación con su formación académica.Palabras clave: Fenomenología; La historia de la vida; Formación del profesorado. Data de registro: 16/06/2020Data de aceite: 26/11/2020 |
id |
UFU-2_0207773404b5db20483197c800f8be94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/55530 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A fenomenologia e a história de vidaFenomenologiaHistória de vidaFormação de professorA Fenomenologia e a História de Vida Resumo: A fenomenologia é uma corrente filosófica, caracterizada pelo estudo aprofundado de um determinado fenômeno, pois, a priori, o que se apresenta à mente das pessoas, vem em forma difusa ou em forma de aparência. Compreendendo-a em uma perspectiva que prioriza o ser-no-mundo, contextualizado com sua história, cultura, linguagem e movimento humano. Em vista disso, o presente artigo pretende compreender o entrecruzamento da fenomenologia e do método de História de vida, com intuito de vislumbrar a contribuições para o processo educacional e suas nuances pelas ciências de forma dialética com as contradições do sujeito em relação a sua formação acadêmica.Palavras-chave: Fenomenologia; História de vida; Formação de professor. Phenomenology and the history of life Abstract: Phenomenology is a philosophical current, characterized by the depth study of a certain phenomenon, because, mainly, what appears to people’s mind, comes in a diffuse form or in the form of appearance. Comprehending it in a perspective that prioritizes the being-in-the-world, contextualized with its history, culture, language and human movement. Because of it, this article intends to understand the intertwining of the phenomenology and the method of Life history, with the intention of gleaming contributions to the educational process and its nuances by the sciences in dialectical form with the contradictions of the subject in relation to his academic formation.Keywords: Phenomenology; Life's history; Teacher training. La fenomenología y la historia de vida Resumen: La fenomenología es una corriente filosófica, caracterizada por el estudio profundo de un determinado fenómeno, ya que, principalmente, lo que parece a la mente de las personas, se presenta en forma difusa o en forma de apariencia. Comprenderlo en una perspectiva que prioriza el ser en el mundo, contextualizado con su historia, cultura, lenguaje y movimiento humano. Por ello, este artículo pretende comprender el entrelazamiento de la fenomenología y el método de la historia de la vida, con la intención de aportar contribuciones al proceso educativo y sus matices de las ciencias en forma dialéctica con las contradicciones del tema en relación con su formación académica.Palabras clave: Fenomenología; La historia de la vida; Formación del profesorado. Data de registro: 16/06/2020Data de aceite: 26/11/2020EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5553010.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-55530Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 489-5071982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530/30970https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530/35773Copyright (c) 2020 Paulo Roberto Brancatti, Renata Portela Rinaldihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrancatti, Paulo RobertoPortela Rinaldi, Renata2023-06-06T16:25:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/55530Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-06T16:25:49Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fenomenologia e a história de vida |
title |
A fenomenologia e a história de vida |
spellingShingle |
A fenomenologia e a história de vida Brancatti, Paulo Roberto Fenomenologia História de vida Formação de professor |
title_short |
A fenomenologia e a história de vida |
title_full |
A fenomenologia e a história de vida |
title_fullStr |
A fenomenologia e a história de vida |
title_full_unstemmed |
A fenomenologia e a história de vida |
title_sort |
A fenomenologia e a história de vida |
author |
Brancatti, Paulo Roberto |
author_facet |
Brancatti, Paulo Roberto Portela Rinaldi, Renata |
author_role |
author |
author2 |
Portela Rinaldi, Renata |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brancatti, Paulo Roberto Portela Rinaldi, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fenomenologia História de vida Formação de professor |
topic |
Fenomenologia História de vida Formação de professor |
description |
A Fenomenologia e a História de Vida Resumo: A fenomenologia é uma corrente filosófica, caracterizada pelo estudo aprofundado de um determinado fenômeno, pois, a priori, o que se apresenta à mente das pessoas, vem em forma difusa ou em forma de aparência. Compreendendo-a em uma perspectiva que prioriza o ser-no-mundo, contextualizado com sua história, cultura, linguagem e movimento humano. Em vista disso, o presente artigo pretende compreender o entrecruzamento da fenomenologia e do método de História de vida, com intuito de vislumbrar a contribuições para o processo educacional e suas nuances pelas ciências de forma dialética com as contradições do sujeito em relação a sua formação acadêmica.Palavras-chave: Fenomenologia; História de vida; Formação de professor. Phenomenology and the history of life Abstract: Phenomenology is a philosophical current, characterized by the depth study of a certain phenomenon, because, mainly, what appears to people’s mind, comes in a diffuse form or in the form of appearance. Comprehending it in a perspective that prioritizes the being-in-the-world, contextualized with its history, culture, language and human movement. Because of it, this article intends to understand the intertwining of the phenomenology and the method of Life history, with the intention of gleaming contributions to the educational process and its nuances by the sciences in dialectical form with the contradictions of the subject in relation to his academic formation.Keywords: Phenomenology; Life's history; Teacher training. La fenomenología y la historia de vida Resumen: La fenomenología es una corriente filosófica, caracterizada por el estudio profundo de un determinado fenómeno, ya que, principalmente, lo que parece a la mente de las personas, se presenta en forma difusa o en forma de apariencia. Comprenderlo en una perspectiva que prioriza el ser en el mundo, contextualizado con su historia, cultura, lenguaje y movimiento humano. Por ello, este artículo pretende comprender el entrelazamiento de la fenomenología y el método de la historia de la vida, con la intención de aportar contribuciones al proceso educativo y sus matices de las ciencias en forma dialéctica con las contradicciones del tema en relación con su formación académica.Palabras clave: Fenomenología; La historia de la vida; Formación del profesorado. Data de registro: 16/06/2020Data de aceite: 26/11/2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530 10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-55530 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-55530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530/30970 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55530/35773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Paulo Roberto Brancatti, Renata Portela Rinaldi http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Paulo Roberto Brancatti, Renata Portela Rinaldi http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 489-507 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207233996554240 |