Nota: : Para quê?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleuri, Reinaldo Matias
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1999
Resumo: Desde alguns anos atrás, eu já sentia os sistemas de avaliação geralmente adotados nas escolas não eram muito adequados para avaliar a aprendizagem dos alunos, nem para encaminhar processos educacionais alternativos. Vi diversas tentativas de se aperfeiçoar ou inovar procedimentos de avaliação na escola caírem no vazio ou tornarem inviáveis. E acabei percebendo que estas tentativas fracassaram porque eram absorvidas pela estrutura e pela ideologia burocratizante e autoritária da instituição em que eram desenvolvidas. Aplicar “remendo novo em pano velho”, sem assumir um posicionamento e uma visão crítica, não dá certo! Para encaminharmos um processo de transformação no contexto em que atuamos (seja escola, seja outra instituição ou grupo social), é preciso que sejamos “radicais”, não sectários, como diz Paulo Freire em seu Prefácio à Pedagogia do Oprimido. É preciso ir à raiz da questão: desmitificar as estruturas e instrumentos da repressão e investir corajosamente na articulação coerente e competente de processos de libertação. [...] Palavras-chave: Nota; Metodologia de ensino; Paulo Freire; Instituição; Avaliação.
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