Conceitos para uma arquitetura das representações escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastoriza, Bruno
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Loguercio, Rochele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22517
Resumo: Resumo: O presente trabalho discute a arquitetura do conceito de representações escolares, pautado através das discussões teóricas da ideia de representação em Gaston Bachelard e do fenômeno das representações sociais de Serge Moscovici. Do trato desses dois autores são destacados seus pontos de convergência, os quais criam as condições necessárias para se falar em uma legitimidade do espaço escolar e, portanto, das suas representações que vemos atravessadas por diversos contextos e onde, neste estudo, destacamos aqueles relativos ao consensual e ao científico, que acabam sendo articulados na criação de representações propriamente escolares, com sua especificidade relativa ao contexto de produção, sujeitos, objetivos. Embora se tratando de um conceito recontextualizável em diferentes campos da educação, o presente trabalho esboça sua arquitetura baseado no campo da Educação em Ciências. Palavras-chave: Representação Escolar; Educação em Ciências; Legitimação.   Abstract: This paper discusses the architecture of the school representations concept based on theoretical discussions of the representation’s idea by Gaston Bachelard and the phenomenon of social representations by Serge Moscovici. From the way these two authors deal with this, their points of convergence are highlighted, which create the conditions necessary to speak of a legitimacy of a school space and, therefore, of its representations that we see crossed by a variety of contexts and where, in this study, we highlight those related to the consensus and scientific, which end up being linked to the creation of representations of schools themselves with their specificity related to the context of production, subjects, and objectives. Though it has to do with a concept that can be recontextualized in different fields of education, this paper outlines its architecture based on the field of Science Education. Keywords: School Representation; Science Education; Legitimacy.   Data de registro: 18/04/2013 Data de aceite: 21/08/2013 
id UFU-2_03bbc2cadc99afa3d22c298d4956b49a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22517
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Conceitos para uma arquitetura das representações escolaresRepresentação escolarEducação em ciênciasLegitimaçãoResumo: O presente trabalho discute a arquitetura do conceito de representações escolares, pautado através das discussões teóricas da ideia de representação em Gaston Bachelard e do fenômeno das representações sociais de Serge Moscovici. Do trato desses dois autores são destacados seus pontos de convergência, os quais criam as condições necessárias para se falar em uma legitimidade do espaço escolar e, portanto, das suas representações que vemos atravessadas por diversos contextos e onde, neste estudo, destacamos aqueles relativos ao consensual e ao científico, que acabam sendo articulados na criação de representações propriamente escolares, com sua especificidade relativa ao contexto de produção, sujeitos, objetivos. Embora se tratando de um conceito recontextualizável em diferentes campos da educação, o presente trabalho esboça sua arquitetura baseado no campo da Educação em Ciências. Palavras-chave: Representação Escolar; Educação em Ciências; Legitimação.   Abstract: This paper discusses the architecture of the school representations concept based on theoretical discussions of the representation’s idea by Gaston Bachelard and the phenomenon of social representations by Serge Moscovici. From the way these two authors deal with this, their points of convergence are highlighted, which create the conditions necessary to speak of a legitimacy of a school space and, therefore, of its representations that we see crossed by a variety of contexts and where, in this study, we highlight those related to the consensus and scientific, which end up being linked to the creation of representations of schools themselves with their specificity related to the context of production, subjects, and objectives. Though it has to do with a concept that can be recontextualized in different fields of education, this paper outlines its architecture based on the field of Science Education. Keywords: School Representation; Science Education; Legitimacy.   Data de registro: 18/04/2013 Data de aceite: 21/08/2013 EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2251710.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p683a710Educação e Filosofia; v. 28 n. 56 (2014): v.28 n.56 jul./dez. 2014; 683-7101982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22517/15317Copyright (c) 2016 Bruno Pastoriza, Rochele Loguerciohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPastoriza, BrunoLoguercio, Rochele2022-02-14T19:24:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22517Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-02-14T19:24:29Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos para uma arquitetura das representações escolares
title Conceitos para uma arquitetura das representações escolares
spellingShingle Conceitos para uma arquitetura das representações escolares
Pastoriza, Bruno
Representação escolar
Educação em ciências
Legitimação
title_short Conceitos para uma arquitetura das representações escolares
title_full Conceitos para uma arquitetura das representações escolares
title_fullStr Conceitos para uma arquitetura das representações escolares
title_full_unstemmed Conceitos para uma arquitetura das representações escolares
title_sort Conceitos para uma arquitetura das representações escolares
author Pastoriza, Bruno
author_facet Pastoriza, Bruno
Loguercio, Rochele
author_role author
author2 Loguercio, Rochele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastoriza, Bruno
Loguercio, Rochele
dc.subject.por.fl_str_mv Representação escolar
Educação em ciências
Legitimação
topic Representação escolar
Educação em ciências
Legitimação
description Resumo: O presente trabalho discute a arquitetura do conceito de representações escolares, pautado através das discussões teóricas da ideia de representação em Gaston Bachelard e do fenômeno das representações sociais de Serge Moscovici. Do trato desses dois autores são destacados seus pontos de convergência, os quais criam as condições necessárias para se falar em uma legitimidade do espaço escolar e, portanto, das suas representações que vemos atravessadas por diversos contextos e onde, neste estudo, destacamos aqueles relativos ao consensual e ao científico, que acabam sendo articulados na criação de representações propriamente escolares, com sua especificidade relativa ao contexto de produção, sujeitos, objetivos. Embora se tratando de um conceito recontextualizável em diferentes campos da educação, o presente trabalho esboça sua arquitetura baseado no campo da Educação em Ciências. Palavras-chave: Representação Escolar; Educação em Ciências; Legitimação.   Abstract: This paper discusses the architecture of the school representations concept based on theoretical discussions of the representation’s idea by Gaston Bachelard and the phenomenon of social representations by Serge Moscovici. From the way these two authors deal with this, their points of convergence are highlighted, which create the conditions necessary to speak of a legitimacy of a school space and, therefore, of its representations that we see crossed by a variety of contexts and where, in this study, we highlight those related to the consensus and scientific, which end up being linked to the creation of representations of schools themselves with their specificity related to the context of production, subjects, and objectives. Though it has to do with a concept that can be recontextualized in different fields of education, this paper outlines its architecture based on the field of Science Education. Keywords: School Representation; Science Education; Legitimacy.   Data de registro: 18/04/2013 Data de aceite: 21/08/2013 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22517
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p683a710
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22517
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p683a710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22517/15317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Bruno Pastoriza, Rochele Loguercio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Bruno Pastoriza, Rochele Loguercio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 28 n. 56 (2014): v.28 n.56 jul./dez. 2014; 683-710
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355383778082816