Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52536 |
Resumo: | Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente Resumo: Várias são as categorias teóricas que guardam relação com o tema desenvolvimento profissional docente (DPD). Professoralidade, profissionalização, profissionalismo são algumas delas, mas geralmente não aparecem conjuntamente nem em relação do DPD. Por isto, este trabalho visa a analisar estes conceitos em relação ao DPD. A investigação foi desenvolvida a partir de metodologia baseada na pesquisa bibliográfica. Os argumentos evidenciaram que o DPD, na atualidade, perpassa questões da professoralidade, da profissionalização, da profissionalidade e do profissionalismo, mesmo que em intensidades diferentes. Profissionalidade e professoralidade são aqueles que mais dizem respeito a uma estreita vinculação com o desenvolvimento profissional docente por se relacionarem de forma imbricada sem que se possa separar um do outro, ao passo que no profissionalismo e na profissionalização não existe uma relação de complementariedade ou espontânea, mas sem dúvida ambos os lados da relação podem se beneficiar um do outro.Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional Docente; Professoralidade; Profissionalização; Profissionalidade; Profissionalismo. Reflections on professorality, professionalization, professionality, professionalism and its relationship with the teacher professional development Abstract: There are several theoretical categories that are related to the theme of teacher professional development (TPD). Professionality, professionalism, professorship, professionalization are some of them, but generally do not appear together in relation to the TPD. For this reason, this work aims to analyze these concepts in relation to the TPD. The investigation was developed based on a bibliographic research methodology. The arguments showed that the TPD, at present, runs through issues of teaching, professionalism, professionalism and professionalization, even if at different intensities. Professorship and professionality are those that most relate to a close link with the professional development of teachers because they relate in an interconnected way without being able to separate from each other, whereas in professionalism and professionalization there is no complementary or spontaneous relationship, but no doubt both sides of the relationship can benefit from each other.Keywords: Teacher Professional Development; Professorship; Professionalization; Professionality; Professionalism. Reflexiones sobre Profesoralidad, profesionalización, profesionalidad, profesionalismo y su relación con el desarrollo profesional de los docentes. Resumen: Existen varias categorías teóricas relacionadas con el tema del desarrollo profesional docente (DPD). Profesoralidad, profesionalización, profesionalidad, profesionalismo son algunos de ellos, pero generalmente no aparecen juntos o en relación con el DPD. Por esta razón, este trabajo tiene como objetivo analizar estos conceptos en relación con el DPD. La investigación se desarrolló en base a una metodología basada en la investigación bibliográfica. Los argumentos mostraron que el DPD, en la actualidad, atraviesa problemas de enseñanza, profesionalización, profesionalismo y profesionalismo, incluso a diferentes intensidades. La profesionalidad y la enseñanza son las que más se relacionan con un vínculo cercano con el desarrollo profesional de los docentes porque se relacionan de manera interconectada sin poder separarse entre sí, mientras que en el profesionalismo y la profesionalización no existe una relación complementaria o espontánea. Pero sin duda ambos lados de la relación pueden beneficiarse el uno del otro.Palabras clave: Desarrollo profesional docente; Profesoralidad; Profesionalización; Profesionalidad; Profesionalismo. Data de registro: 04/02/2020Data de aceite: 28/08/2020 |
id |
UFU-2_06fbffdee8b8a052e19eefea4560cff2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/52536 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente Desenvolvimento Profissional DocenteProfessoralidadeProfissionalizaçãoProfissionalidadeProfissionalismoReflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente Resumo: Várias são as categorias teóricas que guardam relação com o tema desenvolvimento profissional docente (DPD). Professoralidade, profissionalização, profissionalismo são algumas delas, mas geralmente não aparecem conjuntamente nem em relação do DPD. Por isto, este trabalho visa a analisar estes conceitos em relação ao DPD. A investigação foi desenvolvida a partir de metodologia baseada na pesquisa bibliográfica. Os argumentos evidenciaram que o DPD, na atualidade, perpassa questões da professoralidade, da profissionalização, da profissionalidade e do profissionalismo, mesmo que em intensidades diferentes. Profissionalidade e professoralidade são aqueles que mais dizem respeito a uma estreita vinculação com o desenvolvimento profissional docente por se relacionarem de forma imbricada sem que se possa separar um do outro, ao passo que no profissionalismo e na profissionalização não existe uma relação de complementariedade ou espontânea, mas sem dúvida ambos os lados da relação podem se beneficiar um do outro.Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional Docente; Professoralidade; Profissionalização; Profissionalidade; Profissionalismo. Reflections on professorality, professionalization, professionality, professionalism and its relationship with the teacher professional development Abstract: There are several theoretical categories that are related to the theme of teacher professional development (TPD). Professionality, professionalism, professorship, professionalization are some of them, but generally do not appear together in relation to the TPD. For this reason, this work aims to analyze these concepts in relation to the TPD. The investigation was developed based on a bibliographic research methodology. The arguments showed that the TPD, at present, runs through issues of teaching, professionalism, professionalism and professionalization, even if at different intensities. Professorship and professionality are those that most relate to a close link with the professional development of teachers because they relate in an interconnected way without being able to separate from each other, whereas in professionalism and professionalization there is no complementary or spontaneous relationship, but no doubt both sides of the relationship can benefit from each other.Keywords: Teacher Professional Development; Professorship; Professionalization; Professionality; Professionalism. Reflexiones sobre Profesoralidad, profesionalización, profesionalidad, profesionalismo y su relación con el desarrollo profesional de los docentes. Resumen: Existen varias categorías teóricas relacionadas con el tema del desarrollo profesional docente (DPD). Profesoralidad, profesionalización, profesionalidad, profesionalismo son algunos de ellos, pero generalmente no aparecen juntos o en relación con el DPD. Por esta razón, este trabajo tiene como objetivo analizar estos conceptos en relación con el DPD. La investigación se desarrolló en base a una metodología basada en la investigación bibliográfica. Los argumentos mostraron que el DPD, en la actualidad, atraviesa problemas de enseñanza, profesionalización, profesionalismo y profesionalismo, incluso a diferentes intensidades. La profesionalidad y la enseñanza son las que más se relacionan con un vínculo cercano con el desarrollo profesional de los docentes porque se relacionan de manera interconectada sin poder separarse entre sí, mientras que en el profesionalismo y la profesionalización no existe una relación complementaria o espontánea. Pero sin duda ambos lados de la relación pueden beneficiarse el uno del otro.Palabras clave: Desarrollo profesional docente; Profesoralidad; Profesionalización; Profesionalidad; Profesionalismo. Data de registro: 04/02/2020Data de aceite: 28/08/2020EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5253610.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-52536Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 923-9641982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52536/31187https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52536/35788Copyright (c) 2020 Cláudio César Torquato Rocha, Adriana Teixeira Bastoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTorquato Rocha, Cláudio CésarTeixeira Bastos, Adriana2023-03-20T18:22:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/52536Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-20T18:22:09Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente |
title |
Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente |
spellingShingle |
Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente Torquato Rocha, Cláudio César Desenvolvimento Profissional Docente Professoralidade Profissionalização Profissionalidade Profissionalismo |
title_short |
Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente |
title_full |
Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente |
title_fullStr |
Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente |
title_sort |
Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente |
author |
Torquato Rocha, Cláudio César |
author_facet |
Torquato Rocha, Cláudio César Teixeira Bastos, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira Bastos, Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torquato Rocha, Cláudio César Teixeira Bastos, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Profissional Docente Professoralidade Profissionalização Profissionalidade Profissionalismo |
topic |
Desenvolvimento Profissional Docente Professoralidade Profissionalização Profissionalidade Profissionalismo |
description |
Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente Resumo: Várias são as categorias teóricas que guardam relação com o tema desenvolvimento profissional docente (DPD). Professoralidade, profissionalização, profissionalismo são algumas delas, mas geralmente não aparecem conjuntamente nem em relação do DPD. Por isto, este trabalho visa a analisar estes conceitos em relação ao DPD. A investigação foi desenvolvida a partir de metodologia baseada na pesquisa bibliográfica. Os argumentos evidenciaram que o DPD, na atualidade, perpassa questões da professoralidade, da profissionalização, da profissionalidade e do profissionalismo, mesmo que em intensidades diferentes. Profissionalidade e professoralidade são aqueles que mais dizem respeito a uma estreita vinculação com o desenvolvimento profissional docente por se relacionarem de forma imbricada sem que se possa separar um do outro, ao passo que no profissionalismo e na profissionalização não existe uma relação de complementariedade ou espontânea, mas sem dúvida ambos os lados da relação podem se beneficiar um do outro.Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional Docente; Professoralidade; Profissionalização; Profissionalidade; Profissionalismo. Reflections on professorality, professionalization, professionality, professionalism and its relationship with the teacher professional development Abstract: There are several theoretical categories that are related to the theme of teacher professional development (TPD). Professionality, professionalism, professorship, professionalization are some of them, but generally do not appear together in relation to the TPD. For this reason, this work aims to analyze these concepts in relation to the TPD. The investigation was developed based on a bibliographic research methodology. The arguments showed that the TPD, at present, runs through issues of teaching, professionalism, professionalism and professionalization, even if at different intensities. Professorship and professionality are those that most relate to a close link with the professional development of teachers because they relate in an interconnected way without being able to separate from each other, whereas in professionalism and professionalization there is no complementary or spontaneous relationship, but no doubt both sides of the relationship can benefit from each other.Keywords: Teacher Professional Development; Professorship; Professionalization; Professionality; Professionalism. Reflexiones sobre Profesoralidad, profesionalización, profesionalidad, profesionalismo y su relación con el desarrollo profesional de los docentes. Resumen: Existen varias categorías teóricas relacionadas con el tema del desarrollo profesional docente (DPD). Profesoralidad, profesionalización, profesionalidad, profesionalismo son algunos de ellos, pero generalmente no aparecen juntos o en relación con el DPD. Por esta razón, este trabajo tiene como objetivo analizar estos conceptos en relación con el DPD. La investigación se desarrolló en base a una metodología basada en la investigación bibliográfica. Los argumentos mostraron que el DPD, en la actualidad, atraviesa problemas de enseñanza, profesionalización, profesionalismo y profesionalismo, incluso a diferentes intensidades. La profesionalidad y la enseñanza son las que más se relacionan con un vínculo cercano con el desarrollo profesional de los docentes porque se relacionan de manera interconectada sin poder separarse entre sí, mientras que en el profesionalismo y la profesionalización no existe una relación complementaria o espontánea. Pero sin duda ambos lados de la relación pueden beneficiarse el uno del otro.Palabras clave: Desarrollo profesional docente; Profesoralidad; Profesionalización; Profesionalidad; Profesionalismo. Data de registro: 04/02/2020Data de aceite: 28/08/2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52536 10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-52536 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52536 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-52536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52536/31187 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52536/35788 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cláudio César Torquato Rocha, Adriana Teixeira Bastos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cláudio César Torquato Rocha, Adriana Teixeira Bastos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 923-964 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207233952514048 |