"Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Sérgio Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/947
Resumo: Partindo da análise do ensino da disciplina Filosofia no Ensino Médio, nas escolas públicas em Uberlândia, MG, busca-se identificar e propor a superação do impasse na definição de seus conteúdos. São discutidos conceitos fundamentais como: o homem e suas formas de conhecimento; o conceito de educação, escola e Ensino Médio; o significado da Filosofia e seus conteúdos. Finalizando essa discussão, é apresentada uma proposta de conteúdo para essa disciplina. Busca-se, portanto, não somente identificar um problema pedagógico, de uma determinada disciplina, ou corrigir eventuais equívocos filosóficos, mas contribuir na superação destes em vista da permanência e da credibilidade deste conteúdo disciplinar, através do resgate de sua identidade e de sua competência. Palavras-chave: Filosofia; Filosofia no Ensino Médio; Proposta de conteúdo.
id UFU-2_1ba4c0d91b42f3fe576b88405f0a3427
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/947
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling "Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia.FilosofiaFilosofia no Ensino MédioProposta de conteúdoPartindo da análise do ensino da disciplina Filosofia no Ensino Médio, nas escolas públicas em Uberlândia, MG, busca-se identificar e propor a superação do impasse na definição de seus conteúdos. São discutidos conceitos fundamentais como: o homem e suas formas de conhecimento; o conceito de educação, escola e Ensino Médio; o significado da Filosofia e seus conteúdos. Finalizando essa discussão, é apresentada uma proposta de conteúdo para essa disciplina. Busca-se, portanto, não somente identificar um problema pedagógico, de uma determinada disciplina, ou corrigir eventuais equívocos filosóficos, mas contribuir na superação destes em vista da permanência e da credibilidade deste conteúdo disciplinar, através do resgate de sua identidade e de sua competência. Palavras-chave: Filosofia; Filosofia no Ensino Médio; Proposta de conteúdo.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/947Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 2871982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/947/858Copyright (c) 2016 Sérgio Pereira da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Sérgio Pereira2022-11-16T14:18:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/947Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-16T14:18:55Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv "Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia.
title "Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia.
spellingShingle "Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia.
da Silva, Sérgio Pereira
Filosofia
Filosofia no Ensino Médio
Proposta de conteúdo
title_short "Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia.
title_full "Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia.
title_fullStr "Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia.
title_full_unstemmed "Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia.
title_sort "Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia.
author da Silva, Sérgio Pereira
author_facet da Silva, Sérgio Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Sérgio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Filosofia no Ensino Médio
Proposta de conteúdo
topic Filosofia
Filosofia no Ensino Médio
Proposta de conteúdo
description Partindo da análise do ensino da disciplina Filosofia no Ensino Médio, nas escolas públicas em Uberlândia, MG, busca-se identificar e propor a superação do impasse na definição de seus conteúdos. São discutidos conceitos fundamentais como: o homem e suas formas de conhecimento; o conceito de educação, escola e Ensino Médio; o significado da Filosofia e seus conteúdos. Finalizando essa discussão, é apresentada uma proposta de conteúdo para essa disciplina. Busca-se, portanto, não somente identificar um problema pedagógico, de uma determinada disciplina, ou corrigir eventuais equívocos filosóficos, mas contribuir na superação destes em vista da permanência e da credibilidade deste conteúdo disciplinar, através do resgate de sua identidade e de sua competência. Palavras-chave: Filosofia; Filosofia no Ensino Médio; Proposta de conteúdo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/947
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/947/858
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Sérgio Pereira da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Sérgio Pereira da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 287
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232210829312