"Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/947 |
Resumo: | Partindo da análise do ensino da disciplina Filosofia no Ensino Médio, nas escolas públicas em Uberlândia, MG, busca-se identificar e propor a superação do impasse na definição de seus conteúdos. São discutidos conceitos fundamentais como: o homem e suas formas de conhecimento; o conceito de educação, escola e Ensino Médio; o significado da Filosofia e seus conteúdos. Finalizando essa discussão, é apresentada uma proposta de conteúdo para essa disciplina. Busca-se, portanto, não somente identificar um problema pedagógico, de uma determinada disciplina, ou corrigir eventuais equívocos filosóficos, mas contribuir na superação destes em vista da permanência e da credibilidade deste conteúdo disciplinar, através do resgate de sua identidade e de sua competência. Palavras-chave: Filosofia; Filosofia no Ensino Médio; Proposta de conteúdo. |
id |
UFU-2_1ba4c0d91b42f3fe576b88405f0a3427 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/947 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
"Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia.FilosofiaFilosofia no Ensino MédioProposta de conteúdoPartindo da análise do ensino da disciplina Filosofia no Ensino Médio, nas escolas públicas em Uberlândia, MG, busca-se identificar e propor a superação do impasse na definição de seus conteúdos. São discutidos conceitos fundamentais como: o homem e suas formas de conhecimento; o conceito de educação, escola e Ensino Médio; o significado da Filosofia e seus conteúdos. Finalizando essa discussão, é apresentada uma proposta de conteúdo para essa disciplina. Busca-se, portanto, não somente identificar um problema pedagógico, de uma determinada disciplina, ou corrigir eventuais equívocos filosóficos, mas contribuir na superação destes em vista da permanência e da credibilidade deste conteúdo disciplinar, através do resgate de sua identidade e de sua competência. Palavras-chave: Filosofia; Filosofia no Ensino Médio; Proposta de conteúdo.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/947Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 2871982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/947/858Copyright (c) 2016 Sérgio Pereira da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Sérgio Pereira2022-11-16T14:18:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/947Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-16T14:18:55Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia. |
title |
"Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia. |
spellingShingle |
"Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia. da Silva, Sérgio Pereira Filosofia Filosofia no Ensino Médio Proposta de conteúdo |
title_short |
"Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia. |
title_full |
"Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia. |
title_fullStr |
"Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia. |
title_full_unstemmed |
"Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia. |
title_sort |
"Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo": Uma análise-proposta do conteúdo da disciplina Filosofia, para o ensino médio das escolas públicas da rede estadual, em Uberlândia. |
author |
da Silva, Sérgio Pereira |
author_facet |
da Silva, Sérgio Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Sérgio Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Filosofia no Ensino Médio Proposta de conteúdo |
topic |
Filosofia Filosofia no Ensino Médio Proposta de conteúdo |
description |
Partindo da análise do ensino da disciplina Filosofia no Ensino Médio, nas escolas públicas em Uberlândia, MG, busca-se identificar e propor a superação do impasse na definição de seus conteúdos. São discutidos conceitos fundamentais como: o homem e suas formas de conhecimento; o conceito de educação, escola e Ensino Médio; o significado da Filosofia e seus conteúdos. Finalizando essa discussão, é apresentada uma proposta de conteúdo para essa disciplina. Busca-se, portanto, não somente identificar um problema pedagógico, de uma determinada disciplina, ou corrigir eventuais equívocos filosóficos, mas contribuir na superação destes em vista da permanência e da credibilidade deste conteúdo disciplinar, através do resgate de sua identidade e de sua competência. Palavras-chave: Filosofia; Filosofia no Ensino Médio; Proposta de conteúdo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/947 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/947/858 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sérgio Pereira da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sérgio Pereira da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 287 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232210829312 |