BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Douglas Roberto da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31945
Resumo: This dissertation intends to analyze the epistemological and axiological bases of the teaching of Philosophy in the High School stage, through the main "three aspects": reflection on the Common Curricular National Base (BNCC); inquiries about the dimensions and specificities of philosophizing in the Philosophy teaching process; social implications and the limits of the organization of the contents / axes of learning in Philosophy. The theoretical claims set out above go to the direction of understanding the relationship between the official curriculum guidelines with the contents and methodologies of teaching Philosophy and the mediation processes of philosophizing in high school. Keywords: BNCC. Philosophy content. Philosophy teaching. High school.
id UFU_a1ec86e839587bd02441f24fa65fdcae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/31945
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino MédioBNCC and theoretical fundamentals of philosophy in High SchoolBNCCConteúdos de filosofiaEnsino de filosofiaEnsino MédioCNPQ::CIENCIAS HUMANASThis dissertation intends to analyze the epistemological and axiological bases of the teaching of Philosophy in the High School stage, through the main "three aspects": reflection on the Common Curricular National Base (BNCC); inquiries about the dimensions and specificities of philosophizing in the Philosophy teaching process; social implications and the limits of the organization of the contents / axes of learning in Philosophy. The theoretical claims set out above go to the direction of understanding the relationship between the official curriculum guidelines with the contents and methodologies of teaching Philosophy and the mediation processes of philosophizing in high school. Keywords: BNCC. Philosophy content. Philosophy teaching. High school.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esta dissertação pretende analisar as bases epistemológicas e axiológicas do ensino de Filosofia na etapa do Ensino Médio, através de “três recortes” principais: reflexão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); indagações sobre as dimensões e especificidades do filosofar no processo de ensino de Filosofia; implicações sociais e os limites da organização dos conteúdos/eixos de aprendizagens em Filosofia. As pretensões teóricas acima expostas, vão na direção de compreender as relações entre as orientações curriculares oficiais com os conteúdos e metodologias do ensino de Filosofia e os processos de mediações do filosofar no Ensino Médio.Universidade Federal de UberlândiaBrasilFilosofiaAlmeida Júnior, José Benedito dehttp://lattes.cnpq.br/0240796579540981Tomazetti, Elisete Medianeirahttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374Barbosa, Ildenilson Meireleshttp://lattes.cnpq.br/2624665531049867Almeida Júnior, José Beneditohttp://lattes.cnpq.br/0240796579540981Silva, Douglas Roberto da2021-06-11T13:43:36Z2021-06-11T13:43:36Z2021-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Douglas Roberto da. BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31945porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-06-16T19:44:22Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31945Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-06-16T19:44:22Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio
BNCC and theoretical fundamentals of philosophy in High School
title BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio
spellingShingle BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio
Silva, Douglas Roberto da
BNCC
Conteúdos de filosofia
Ensino de filosofia
Ensino Médio
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio
title_full BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio
title_fullStr BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio
title_full_unstemmed BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio
title_sort BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio
author Silva, Douglas Roberto da
author_facet Silva, Douglas Roberto da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Júnior, José Benedito de
http://lattes.cnpq.br/0240796579540981
Tomazetti, Elisete Medianeira
http://lattes.cnpq.br/3942924352722374
Barbosa, Ildenilson Meireles
http://lattes.cnpq.br/2624665531049867
Almeida Júnior, José Benedito
http://lattes.cnpq.br/0240796579540981
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Douglas Roberto da
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Conteúdos de filosofia
Ensino de filosofia
Ensino Médio
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic BNCC
Conteúdos de filosofia
Ensino de filosofia
Ensino Médio
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This dissertation intends to analyze the epistemological and axiological bases of the teaching of Philosophy in the High School stage, through the main "three aspects": reflection on the Common Curricular National Base (BNCC); inquiries about the dimensions and specificities of philosophizing in the Philosophy teaching process; social implications and the limits of the organization of the contents / axes of learning in Philosophy. The theoretical claims set out above go to the direction of understanding the relationship between the official curriculum guidelines with the contents and methodologies of teaching Philosophy and the mediation processes of philosophizing in high school. Keywords: BNCC. Philosophy content. Philosophy teaching. High school.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-11T13:43:36Z
2021-06-11T13:43:36Z
2021-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Douglas Roberto da. BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31945
identifier_str_mv SILVA, Douglas Roberto da. BNCC e fundamentos teóricos da filosofia no Ensino Médio. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Filosofia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569655228596224