Vigilância:: Punição e Depredação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Aurea Maria
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1992
Resumo: Meu objetivo nesse trabalho foi demonstrar as possíveis relações entre vigilância – punição e depredação escolar. À medida que eu ia trabalhando sobre esse tema fui percebendo que ele estava muito ligado à minha própria violência, ao meu próprio autoritarismo, aos meus próprios esquemas de vigilância e punição. A partir dessa percepção ficou um pouco mais fácil entender as teses do filósofo Michel Foucault. Este filósofo nos alerta dizendo que o poder não é uma instância separada da sociedade, encarnada somente na figura do Estado com função exclusivamente repressiva. O poder é produtivo, criativo, acha-se difundido pelo interior das relações sociais, espraiando-se em todas as direções, criando novas formas de sujeição e de dominação. Como é que esse poder de dominação se espalha da sociedade? Com a ajuda de todos nós. Cada um na sua atividade expressa aquele poder que parece existir apenas no topo dirigente da sociedade. Cada um de nós se submete porque espera submeter os outros ao seu próprio poder, por menor que este seja. [...] Palavras-chave: Vigilância; Escola; Depredação Escolar; Foucault; Educadores.
id UFU-2_1c9887e3f219e5295fef5a6c65aa1878
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1992
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Vigilância:: Punição e Depredação escolarVigilânciaEscolaDepredação EscolarFoucaultEducadoresMeu objetivo nesse trabalho foi demonstrar as possíveis relações entre vigilância – punição e depredação escolar. À medida que eu ia trabalhando sobre esse tema fui percebendo que ele estava muito ligado à minha própria violência, ao meu próprio autoritarismo, aos meus próprios esquemas de vigilância e punição. A partir dessa percepção ficou um pouco mais fácil entender as teses do filósofo Michel Foucault. Este filósofo nos alerta dizendo que o poder não é uma instância separada da sociedade, encarnada somente na figura do Estado com função exclusivamente repressiva. O poder é produtivo, criativo, acha-se difundido pelo interior das relações sociais, espraiando-se em todas as direções, criando novas formas de sujeição e de dominação. Como é que esse poder de dominação se espalha da sociedade? Com a ajuda de todos nós. Cada um na sua atividade expressa aquele poder que parece existir apenas no topo dirigente da sociedade. Cada um de nós se submete porque espera submeter os outros ao seu próprio poder, por menor que este seja. [...] Palavras-chave: Vigilância; Escola; Depredação Escolar; Foucault; Educadores.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/199210.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1992Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 69-751982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1992/1662Copyright (c) 2016 Aurea Maria Guimarãeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Aurea Maria2022-10-13T18:02:02Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1992Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-13T18:02:02Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Vigilância:: Punição e Depredação escolar
title Vigilância:: Punição e Depredação escolar
spellingShingle Vigilância:: Punição e Depredação escolar
Guimarães, Aurea Maria
Vigilância
Escola
Depredação Escolar
Foucault
Educadores
title_short Vigilância:: Punição e Depredação escolar
title_full Vigilância:: Punição e Depredação escolar
title_fullStr Vigilância:: Punição e Depredação escolar
title_full_unstemmed Vigilância:: Punição e Depredação escolar
title_sort Vigilância:: Punição e Depredação escolar
author Guimarães, Aurea Maria
author_facet Guimarães, Aurea Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Aurea Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Vigilância
Escola
Depredação Escolar
Foucault
Educadores
topic Vigilância
Escola
Depredação Escolar
Foucault
Educadores
description Meu objetivo nesse trabalho foi demonstrar as possíveis relações entre vigilância – punição e depredação escolar. À medida que eu ia trabalhando sobre esse tema fui percebendo que ele estava muito ligado à minha própria violência, ao meu próprio autoritarismo, aos meus próprios esquemas de vigilância e punição. A partir dessa percepção ficou um pouco mais fácil entender as teses do filósofo Michel Foucault. Este filósofo nos alerta dizendo que o poder não é uma instância separada da sociedade, encarnada somente na figura do Estado com função exclusivamente repressiva. O poder é produtivo, criativo, acha-se difundido pelo interior das relações sociais, espraiando-se em todas as direções, criando novas formas de sujeição e de dominação. Como é que esse poder de dominação se espalha da sociedade? Com a ajuda de todos nós. Cada um na sua atividade expressa aquele poder que parece existir apenas no topo dirigente da sociedade. Cada um de nós se submete porque espera submeter os outros ao seu próprio poder, por menor que este seja. [...] Palavras-chave: Vigilância; Escola; Depredação Escolar; Foucault; Educadores.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1992
10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1992
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1992
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1992/1662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Aurea Maria Guimarães
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Aurea Maria Guimarães
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 69-75
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355382824927232