Causas e formas de depredação do patrimônio físico de uma escola pública de Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Rodrigo Alves dos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25056
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
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spelling Causas e formas de depredação do patrimônio físico de uma escola pública de UberlândiaDepredaçãoEnsinoEscola públicaVandalismoCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O levantamento e a análise das causas da depredação pode constituir-se uma importante ferramenta para um trabalho dirigido de conscientização da comunidade escolar em prol da preservação do patrimônio comum. Nesta perspectiva, este trabalho investigou as formas de depredação do patrimônio físico na Escola Estadual Professor José Ignácio de Souza, em Uberlândia, MG, que recebe cerca de 1.627 alunos para cursar o ensino médio e fundamental. Também foi investigado, por meio de entrevistas feitas com os representantes da comunidade escolar, o que eles achavam da depredação da escola, as causas e possíveis soluções para este problema. A pesquisa ouviu 120 alunos, sendo 40 em cada turno, e seis professores, a coordenação pedagógica, os diretores de turno e o diretor escolar. Cerca de 60% dos alunos entrevistados disseram que a depredação é um fato comum na instituição. As formas de depredação mais frequentes, apontadas pelos entrevistados foram danos ao patrimônio físico e ao mobiliário. Observou-se que a grande maioria (92,4%) não gosta de ver a escola depredada. Os principais motivos indicados como causa da depredação foram citados aspectos sociais, culturais e psicológicos. Notou-se que os alunos, de modo geral, não percebem que o patrimônio público da escola também pertence a eles e que recursos públicos são gastos para a manutenção. Para resolver ou minimizar o problema do vandalismo escolar, as soluções e ações apontadas foram: trabalhos de conscientização feitos por psicólogos ou outros profissionais especializados, palestras e conversas para informar os alunos sobre a importância da preservação do patrimônio físico da escola e sua relação com a melhoria da qualidade de ensino. os dirigentes apontaram a falta de estrutura familiar e a sociedade coercitiva e excludente como as principais causas da depredação. Acreditamos que todos os profissionais envolvidos com a educação escolar, bem como os pais de aluno poderiam se envolver em um projeto coletivo em prol da preservação do patrimônio público da escola.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências BiológicasPaula, Cecilia Lomônaco dehttp://lattes.cnpq.br/6002812577975748Reis, Nilson dos SantosOliveira, Renata do Carmo deReis, Rodrigo Alves dos2019-05-07T20:29:21Z2019-05-07T20:29:21Z2005-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREIS, Rodrigo Alves dos. Causas e formas de depredação do patrimônio físico de uma escola pública de Uberlândia. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-05-08T06:05:48Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/25056Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-05-08T06:05:48Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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