Vigilância, punição e depredação escolar: Aurea Maria Guimarães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcellino, Nélson Carvalho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2004
Resumo: A atualidade da temática é a primeira observação que se deve fazer a respeito do trabalho de Áurea Maria Guimarães, Vigilância, Punição e depredação escolar. A questão, apesar de estar presente no cotidiano dos educadores, de modo particular, e da população em geral, que dela toma conhecimento diretamente, nas suas comunidades, ou através da imprensa, não tem suscitado o esforço de análise que merece; portanto, deve-se destacar também a oportunidade do estudo dessa socióloga. Motivado pela vivência profissional da autora, a partir do seu trabalho como assistente técnica da CONESP – Companhia de Construções Escolares do Estado de São Paulo, o livro, originalmente sua dissertação de mestrado, na área da Filosofia da Educação (PUC-CAMP), é a combinação bem articulada entre pesquisa bibliográfica aprofundada e trabalho de campo, realizado em escolas públicas de primeiro e segundo graus, na cidade de Campinas-SP. A pesquisa é levada a efeito tendo por base uma “hipótese inicial que haveria uma relação entre vigilância, punição e depredação escolar” (p. 15). [...] Palavras-chave: Vigilância; Depredação; Escolar; Filosofia da Educação; Punição.
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