Vigilância, punição e depredação escolar: Aurea Maria Guimarães
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2004 |
Resumo: | A atualidade da temática é a primeira observação que se deve fazer a respeito do trabalho de Áurea Maria Guimarães, Vigilância, Punição e depredação escolar. A questão, apesar de estar presente no cotidiano dos educadores, de modo particular, e da população em geral, que dela toma conhecimento diretamente, nas suas comunidades, ou através da imprensa, não tem suscitado o esforço de análise que merece; portanto, deve-se destacar também a oportunidade do estudo dessa socióloga. Motivado pela vivência profissional da autora, a partir do seu trabalho como assistente técnica da CONESP – Companhia de Construções Escolares do Estado de São Paulo, o livro, originalmente sua dissertação de mestrado, na área da Filosofia da Educação (PUC-CAMP), é a combinação bem articulada entre pesquisa bibliográfica aprofundada e trabalho de campo, realizado em escolas públicas de primeiro e segundo graus, na cidade de Campinas-SP. A pesquisa é levada a efeito tendo por base uma “hipótese inicial que haveria uma relação entre vigilância, punição e depredação escolar” (p. 15). [...] Palavras-chave: Vigilância; Depredação; Escolar; Filosofia da Educação; Punição. |
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Vigilância, punição e depredação escolar: Aurea Maria GuimarãesVigilânciaDepredaçãoEscolarFilosofia da EducaçãoPuniçãoA atualidade da temática é a primeira observação que se deve fazer a respeito do trabalho de Áurea Maria Guimarães, Vigilância, Punição e depredação escolar. A questão, apesar de estar presente no cotidiano dos educadores, de modo particular, e da população em geral, que dela toma conhecimento diretamente, nas suas comunidades, ou através da imprensa, não tem suscitado o esforço de análise que merece; portanto, deve-se destacar também a oportunidade do estudo dessa socióloga. Motivado pela vivência profissional da autora, a partir do seu trabalho como assistente técnica da CONESP – Companhia de Construções Escolares do Estado de São Paulo, o livro, originalmente sua dissertação de mestrado, na área da Filosofia da Educação (PUC-CAMP), é a combinação bem articulada entre pesquisa bibliográfica aprofundada e trabalho de campo, realizado em escolas públicas de primeiro e segundo graus, na cidade de Campinas-SP. A pesquisa é levada a efeito tendo por base uma “hipótese inicial que haveria uma relação entre vigilância, punição e depredação escolar” (p. 15). [...] Palavras-chave: Vigilância; Depredação; Escolar; Filosofia da Educação; Punição.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestexto application/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/200410.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-2004Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 1261982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2004/1673Copyright (c) 2016 Nélson Carvalho Marcellinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarcellino, Nélson Carvalho2022-10-13T20:14:19Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2004Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-13T20:14:19Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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