Editorial n. 77 v. 36 maio/ago. 2022
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67898 |
Resumo: | O número 77 do volume 36 da Revista Educação e Filosofia é composto por dezesseis artigos, todos eles dedicados à área da Educação. Apesar disso, o conjunto aqui editado dialoga isolada e/ou concomitantemente não só com as múltiplas facetas teóricas, didáticas, metodológicas e filosóficas do contexto educacional bem como com as temáticas contemporâneas que melhor as orientam, como a discussão do ensino de Filosofia no currículo do ensino médio, a natureza dos dados na pesquisa qualitativa, os fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente, a interseccionalidade e a hermenêutica reconstrutiva nas pesquisas em educação, a colonialidade no universo social e escolar, a modernidade líquida, o conceito de liberdade e as políticas de inclusão, por exemplo. A plêiade notável de autores citada e abordada pelos artigos também não pode deixar de ser referida, afinal, tratam-se de Paulo Freire, Paul Ricœur, György Lukács, Theodor Adorno, Henri Bergson, Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Carson McCullers, Hannah Arendt, entre outros. |
id |
UFU-2_21ae56c544410bc265da5d4d42b89501 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/67898 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Editorial n. 77 v. 36 maio/ago. 2022EducaçãoLiberdadeEnsino de FilosofiaPesquisaHermenêuticaPolíticas de Inclusão EducacionalO número 77 do volume 36 da Revista Educação e Filosofia é composto por dezesseis artigos, todos eles dedicados à área da Educação. Apesar disso, o conjunto aqui editado dialoga isolada e/ou concomitantemente não só com as múltiplas facetas teóricas, didáticas, metodológicas e filosóficas do contexto educacional bem como com as temáticas contemporâneas que melhor as orientam, como a discussão do ensino de Filosofia no currículo do ensino médio, a natureza dos dados na pesquisa qualitativa, os fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente, a interseccionalidade e a hermenêutica reconstrutiva nas pesquisas em educação, a colonialidade no universo social e escolar, a modernidade líquida, o conceito de liberdade e as políticas de inclusão, por exemplo. A plêiade notável de autores citada e abordada pelos artigos também não pode deixar de ser referida, afinal, tratam-se de Paulo Freire, Paul Ricœur, György Lukács, Theodor Adorno, Henri Bergson, Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Carson McCullers, Hannah Arendt, entre outros.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2023-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67898Educação e Filosofia; v. 36 n. 77 (2022); 653-6581982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67898/35450Copyright (c) 2022 Romana Valente Pinhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinho, Romana Valente2023-09-27T19:41:41Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/67898Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-09-27T19:41:41Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial n. 77 v. 36 maio/ago. 2022 |
title |
Editorial n. 77 v. 36 maio/ago. 2022 |
spellingShingle |
Editorial n. 77 v. 36 maio/ago. 2022 Pinho, Romana Valente Educação Liberdade Ensino de Filosofia Pesquisa Hermenêutica Políticas de Inclusão Educacional |
title_short |
Editorial n. 77 v. 36 maio/ago. 2022 |
title_full |
Editorial n. 77 v. 36 maio/ago. 2022 |
title_fullStr |
Editorial n. 77 v. 36 maio/ago. 2022 |
title_full_unstemmed |
Editorial n. 77 v. 36 maio/ago. 2022 |
title_sort |
Editorial n. 77 v. 36 maio/ago. 2022 |
author |
Pinho, Romana Valente |
author_facet |
Pinho, Romana Valente |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Romana Valente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Liberdade Ensino de Filosofia Pesquisa Hermenêutica Políticas de Inclusão Educacional |
topic |
Educação Liberdade Ensino de Filosofia Pesquisa Hermenêutica Políticas de Inclusão Educacional |
description |
O número 77 do volume 36 da Revista Educação e Filosofia é composto por dezesseis artigos, todos eles dedicados à área da Educação. Apesar disso, o conjunto aqui editado dialoga isolada e/ou concomitantemente não só com as múltiplas facetas teóricas, didáticas, metodológicas e filosóficas do contexto educacional bem como com as temáticas contemporâneas que melhor as orientam, como a discussão do ensino de Filosofia no currículo do ensino médio, a natureza dos dados na pesquisa qualitativa, os fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente, a interseccionalidade e a hermenêutica reconstrutiva nas pesquisas em educação, a colonialidade no universo social e escolar, a modernidade líquida, o conceito de liberdade e as políticas de inclusão, por exemplo. A plêiade notável de autores citada e abordada pelos artigos também não pode deixar de ser referida, afinal, tratam-se de Paulo Freire, Paul Ricœur, György Lukács, Theodor Adorno, Henri Bergson, Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Carson McCullers, Hannah Arendt, entre outros. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67898 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67898/35450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Romana Valente Pinho http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Romana Valente Pinho http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 36 n. 77 (2022); 653-658 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207234418081792 |