Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dela Coleta, José Augusto Augusto
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: e Borges, Dinorah Maria de Almeida, Dela Coleta, Marília Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626
Resumo: Este estudo comparou um conjunto de dados psicossociais de dois grupos de estudantes caracterizados como exitosos e não exitosos em função de seu rendimento acadêmico universitário. Participaram 215 indivíduos, que foram avaliados através de um questionário composto de dados pessoais, hábitos de estudo e lazer, motivação, locus de controle, auto-estima, entre outras variáveis cognitivas. Os resultados foram analisados pelo programa SPSS. Teses t de Student mostraram que os dois grupos diferiram significativamente em 16 das 18 variáveis estudadas, de modo que os estudantes exitosos apresentaram maiores médias nas avaliações de características positivas para o desenvolvimento pessoal e menores médias naquelas consideradas negativas. Palavras-chave: Motivações, Desempenho acadêmico; Estudante universitário.   Abstract: This study compared several social-psychological data of two groups of students denominated successful and not successful, due to their academic achievement at the university. The sample was of 215 subjects, evaluated by a questionnarie with personal data, study and leisure habits, motivation, locus of control, self-esteem and other cognitive variables. The results showed that the two groups differed significantly in 16 of the 18 studied variables, such as the successful students shows higher average of rate on positive characteristics to personal development and lower average on the negative characteristics. Keywords: Motivations; Academic results; College student.
id UFU-2_24e9bf43a92634d7723e5f002aabcb6f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/626
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Motivações sociais e rendimento acadêmico universitárioMotivaçõesDesempenho acadêmicoEstudante universitárioEste estudo comparou um conjunto de dados psicossociais de dois grupos de estudantes caracterizados como exitosos e não exitosos em função de seu rendimento acadêmico universitário. Participaram 215 indivíduos, que foram avaliados através de um questionário composto de dados pessoais, hábitos de estudo e lazer, motivação, locus de controle, auto-estima, entre outras variáveis cognitivas. Os resultados foram analisados pelo programa SPSS. Teses t de Student mostraram que os dois grupos diferiram significativamente em 16 das 18 variáveis estudadas, de modo que os estudantes exitosos apresentaram maiores médias nas avaliações de características positivas para o desenvolvimento pessoal e menores médias naquelas consideradas negativas. Palavras-chave: Motivações, Desempenho acadêmico; Estudante universitário.   Abstract: This study compared several social-psychological data of two groups of students denominated successful and not successful, due to their academic achievement at the university. The sample was of 215 subjects, evaluated by a questionnarie with personal data, study and leisure habits, motivation, locus of control, self-esteem and other cognitive variables. The results showed that the two groups differed significantly in 16 of the 18 studied variables, such as the successful students shows higher average of rate on positive characteristics to personal development and lower average on the negative characteristics. Keywords: Motivations; Academic results; College student.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62610.14393/REVEDFIL.v17n33a2003-626Educação e Filosofia; v. 17 n. 33 (2003): v.17 n.33 jan./jun. 2003; 47-621982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626/570Copyright (c) 2016 José Augusto Augusto Dela Coleta, Dinorah Maria de Almeida e Borges, Marília Ferreira Dela Coletahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDela Coleta, José Augusto Augustoe Borges, Dinorah Maria de AlmeidaDela Coleta, Marília Ferreira2023-05-16T18:26:05Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/626Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-05-16T18:26:05Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário
title Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário
spellingShingle Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário
Dela Coleta, José Augusto Augusto
Motivações
Desempenho acadêmico
Estudante universitário
title_short Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário
title_full Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário
title_fullStr Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário
title_full_unstemmed Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário
title_sort Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário
author Dela Coleta, José Augusto Augusto
author_facet Dela Coleta, José Augusto Augusto
e Borges, Dinorah Maria de Almeida
Dela Coleta, Marília Ferreira
author_role author
author2 e Borges, Dinorah Maria de Almeida
Dela Coleta, Marília Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dela Coleta, José Augusto Augusto
e Borges, Dinorah Maria de Almeida
Dela Coleta, Marília Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Motivações
Desempenho acadêmico
Estudante universitário
topic Motivações
Desempenho acadêmico
Estudante universitário
description Este estudo comparou um conjunto de dados psicossociais de dois grupos de estudantes caracterizados como exitosos e não exitosos em função de seu rendimento acadêmico universitário. Participaram 215 indivíduos, que foram avaliados através de um questionário composto de dados pessoais, hábitos de estudo e lazer, motivação, locus de controle, auto-estima, entre outras variáveis cognitivas. Os resultados foram analisados pelo programa SPSS. Teses t de Student mostraram que os dois grupos diferiram significativamente em 16 das 18 variáveis estudadas, de modo que os estudantes exitosos apresentaram maiores médias nas avaliações de características positivas para o desenvolvimento pessoal e menores médias naquelas consideradas negativas. Palavras-chave: Motivações, Desempenho acadêmico; Estudante universitário.   Abstract: This study compared several social-psychological data of two groups of students denominated successful and not successful, due to their academic achievement at the university. The sample was of 215 subjects, evaluated by a questionnarie with personal data, study and leisure habits, motivation, locus of control, self-esteem and other cognitive variables. The results showed that the two groups differed significantly in 16 of the 18 studied variables, such as the successful students shows higher average of rate on positive characteristics to personal development and lower average on the negative characteristics. Keywords: Motivations; Academic results; College student.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626
10.14393/REVEDFIL.v17n33a2003-626
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v17n33a2003-626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626/570
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 17 n. 33 (2003): v.17 n.33 jan./jun. 2003; 47-62
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231151767552