Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626 |
Resumo: | Este estudo comparou um conjunto de dados psicossociais de dois grupos de estudantes caracterizados como exitosos e não exitosos em função de seu rendimento acadêmico universitário. Participaram 215 indivíduos, que foram avaliados através de um questionário composto de dados pessoais, hábitos de estudo e lazer, motivação, locus de controle, auto-estima, entre outras variáveis cognitivas. Os resultados foram analisados pelo programa SPSS. Teses t de Student mostraram que os dois grupos diferiram significativamente em 16 das 18 variáveis estudadas, de modo que os estudantes exitosos apresentaram maiores médias nas avaliações de características positivas para o desenvolvimento pessoal e menores médias naquelas consideradas negativas. Palavras-chave: Motivações, Desempenho acadêmico; Estudante universitário. Abstract: This study compared several social-psychological data of two groups of students denominated successful and not successful, due to their academic achievement at the university. The sample was of 215 subjects, evaluated by a questionnarie with personal data, study and leisure habits, motivation, locus of control, self-esteem and other cognitive variables. The results showed that the two groups differed significantly in 16 of the 18 studied variables, such as the successful students shows higher average of rate on positive characteristics to personal development and lower average on the negative characteristics. Keywords: Motivations; Academic results; College student. |
id |
UFU-2_24e9bf43a92634d7723e5f002aabcb6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/626 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivações sociais e rendimento acadêmico universitárioMotivaçõesDesempenho acadêmicoEstudante universitárioEste estudo comparou um conjunto de dados psicossociais de dois grupos de estudantes caracterizados como exitosos e não exitosos em função de seu rendimento acadêmico universitário. Participaram 215 indivíduos, que foram avaliados através de um questionário composto de dados pessoais, hábitos de estudo e lazer, motivação, locus de controle, auto-estima, entre outras variáveis cognitivas. Os resultados foram analisados pelo programa SPSS. Teses t de Student mostraram que os dois grupos diferiram significativamente em 16 das 18 variáveis estudadas, de modo que os estudantes exitosos apresentaram maiores médias nas avaliações de características positivas para o desenvolvimento pessoal e menores médias naquelas consideradas negativas. Palavras-chave: Motivações, Desempenho acadêmico; Estudante universitário. Abstract: This study compared several social-psychological data of two groups of students denominated successful and not successful, due to their academic achievement at the university. The sample was of 215 subjects, evaluated by a questionnarie with personal data, study and leisure habits, motivation, locus of control, self-esteem and other cognitive variables. The results showed that the two groups differed significantly in 16 of the 18 studied variables, such as the successful students shows higher average of rate on positive characteristics to personal development and lower average on the negative characteristics. Keywords: Motivations; Academic results; College student.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62610.14393/REVEDFIL.v17n33a2003-626Educação e Filosofia; v. 17 n. 33 (2003): v.17 n.33 jan./jun. 2003; 47-621982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626/570Copyright (c) 2016 José Augusto Augusto Dela Coleta, Dinorah Maria de Almeida e Borges, Marília Ferreira Dela Coletahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDela Coleta, José Augusto Augustoe Borges, Dinorah Maria de AlmeidaDela Coleta, Marília Ferreira2023-05-16T18:26:05Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/626Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-05-16T18:26:05Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário |
title |
Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário |
spellingShingle |
Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário Dela Coleta, José Augusto Augusto Motivações Desempenho acadêmico Estudante universitário |
title_short |
Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário |
title_full |
Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário |
title_fullStr |
Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário |
title_full_unstemmed |
Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário |
title_sort |
Motivações sociais e rendimento acadêmico universitário |
author |
Dela Coleta, José Augusto Augusto |
author_facet |
Dela Coleta, José Augusto Augusto e Borges, Dinorah Maria de Almeida Dela Coleta, Marília Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
e Borges, Dinorah Maria de Almeida Dela Coleta, Marília Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dela Coleta, José Augusto Augusto e Borges, Dinorah Maria de Almeida Dela Coleta, Marília Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivações Desempenho acadêmico Estudante universitário |
topic |
Motivações Desempenho acadêmico Estudante universitário |
description |
Este estudo comparou um conjunto de dados psicossociais de dois grupos de estudantes caracterizados como exitosos e não exitosos em função de seu rendimento acadêmico universitário. Participaram 215 indivíduos, que foram avaliados através de um questionário composto de dados pessoais, hábitos de estudo e lazer, motivação, locus de controle, auto-estima, entre outras variáveis cognitivas. Os resultados foram analisados pelo programa SPSS. Teses t de Student mostraram que os dois grupos diferiram significativamente em 16 das 18 variáveis estudadas, de modo que os estudantes exitosos apresentaram maiores médias nas avaliações de características positivas para o desenvolvimento pessoal e menores médias naquelas consideradas negativas. Palavras-chave: Motivações, Desempenho acadêmico; Estudante universitário. Abstract: This study compared several social-psychological data of two groups of students denominated successful and not successful, due to their academic achievement at the university. The sample was of 215 subjects, evaluated by a questionnarie with personal data, study and leisure habits, motivation, locus of control, self-esteem and other cognitive variables. The results showed that the two groups differed significantly in 16 of the 18 studied variables, such as the successful students shows higher average of rate on positive characteristics to personal development and lower average on the negative characteristics. Keywords: Motivations; Academic results; College student. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626 10.14393/REVEDFIL.v17n33a2003-626 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v17n33a2003-626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/626/570 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 17 n. 33 (2003): v.17 n.33 jan./jun. 2003; 47-62 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231151767552 |