Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Wilson Francisco
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/556
Resumo: Este artigo é o resultado parcial de uma investigação bibliográfica, realizado no âmbito do projeto de pesquisa- de doutoramento em Educação sobre ensino de filosofia e endereçamento curricular. O texto traz a análise dos conceitos de autonomia moral em Jean Piaget. Para tanto, serve-se do estudo de algumas contribuições teóricas da Modernidade e da Contemporaneidade. Pressupõe a defesa de um pensamento próprio por parte dos profissionais da educação sobre ensino de ética no sistema educacional brasileiro, sugerindo que essa contribuição venha da prática de ensino do magistério, medida necessária ao enfrentamento do desafio de superarmos o transplante cultural na escolarização. Palavras-chave: Filosofia; Ensino-aprendizagem; Ética; Autonomia; Heteronomia.   Abstract: This article is the partial result of an inquiry, developed in the context of the doctor research on education of philosophy and curricular addressing. The text brings the analysis of the concepts of the moral autonomy in Piaget. It is served of the study of some theoretical contributions of Modernity and the Contemporaneousness. It makes the defense of an original thought of the professionals of the instruction on education of ethics in the Brazilian educational system, suggesting that this contribution comes of the practical professor, necessary to the confrontation of the challenge on pertaining to school cultural transplant. Keywords: Philosophy; Teach-learning; Ethics; Autonomy; Heteronomia.
id UFU-2_28f3edc94f0f98fe0c1c8fb977e0e0ce
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/556
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget?FilosofiaEnsino-aprendizagemÉticaAutonomiaHeteronomiaEste artigo é o resultado parcial de uma investigação bibliográfica, realizado no âmbito do projeto de pesquisa- de doutoramento em Educação sobre ensino de filosofia e endereçamento curricular. O texto traz a análise dos conceitos de autonomia moral em Jean Piaget. Para tanto, serve-se do estudo de algumas contribuições teóricas da Modernidade e da Contemporaneidade. Pressupõe a defesa de um pensamento próprio por parte dos profissionais da educação sobre ensino de ética no sistema educacional brasileiro, sugerindo que essa contribuição venha da prática de ensino do magistério, medida necessária ao enfrentamento do desafio de superarmos o transplante cultural na escolarização. Palavras-chave: Filosofia; Ensino-aprendizagem; Ética; Autonomia; Heteronomia.   Abstract: This article is the partial result of an inquiry, developed in the context of the doctor research on education of philosophy and curricular addressing. The text brings the analysis of the concepts of the moral autonomy in Piaget. It is served of the study of some theoretical contributions of Modernity and the Contemporaneousness. It makes the defense of an original thought of the professionals of the instruction on education of ethics in the Brazilian educational system, suggesting that this contribution comes of the practical professor, necessary to the confrontation of the challenge on pertaining to school cultural transplant. Keywords: Philosophy; Teach-learning; Ethics; Autonomy; Heteronomia.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55610.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-556Educação e Filosofia; v. 19 n. 38 (2005): v.19 n.38 jul./dez. 2005; 43-681982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/556/500Copyright (c) 2016 Wilson Francisco Correiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Wilson Francisco2023-07-28T18:55:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/556Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-28T18:55:37Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget?
title Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget?
spellingShingle Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget?
Correia, Wilson Francisco
Filosofia
Ensino-aprendizagem
Ética
Autonomia
Heteronomia
title_short Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget?
title_full Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget?
title_fullStr Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget?
title_full_unstemmed Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget?
title_sort Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget?
author Correia, Wilson Francisco
author_facet Correia, Wilson Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Wilson Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Ensino-aprendizagem
Ética
Autonomia
Heteronomia
topic Filosofia
Ensino-aprendizagem
Ética
Autonomia
Heteronomia
description Este artigo é o resultado parcial de uma investigação bibliográfica, realizado no âmbito do projeto de pesquisa- de doutoramento em Educação sobre ensino de filosofia e endereçamento curricular. O texto traz a análise dos conceitos de autonomia moral em Jean Piaget. Para tanto, serve-se do estudo de algumas contribuições teóricas da Modernidade e da Contemporaneidade. Pressupõe a defesa de um pensamento próprio por parte dos profissionais da educação sobre ensino de ética no sistema educacional brasileiro, sugerindo que essa contribuição venha da prática de ensino do magistério, medida necessária ao enfrentamento do desafio de superarmos o transplante cultural na escolarização. Palavras-chave: Filosofia; Ensino-aprendizagem; Ética; Autonomia; Heteronomia.   Abstract: This article is the partial result of an inquiry, developed in the context of the doctor research on education of philosophy and curricular addressing. The text brings the analysis of the concepts of the moral autonomy in Piaget. It is served of the study of some theoretical contributions of Modernity and the Contemporaneousness. It makes the defense of an original thought of the professionals of the instruction on education of ethics in the Brazilian educational system, suggesting that this contribution comes of the practical professor, necessary to the confrontation of the challenge on pertaining to school cultural transplant. Keywords: Philosophy; Teach-learning; Ethics; Autonomy; Heteronomia.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/556
10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-556
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/556
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/556/500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Wilson Francisco Correia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Wilson Francisco Correia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 19 n. 38 (2005): v.19 n.38 jul./dez. 2005; 43-68
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231045861376