NOTAS SOBRE A ASSIMILAÇÃO DA FILOSOFIA DA PRÁXIS PELO NEO-IDEALISMO E PRAGMATISMO: CROCE, DEWEY, GRAMSCI

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Autor(a) principal: Dore, Rosemary
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13740
Resumo: O presente texto tem como propósito estudar a indicação de Gramsci segundo a qual algumas posições do neo-idealismo e do pragmatismo seriam inconcebíveis sem a assimilação da filosofia da práxis (marxismo). Tendo como referência análises do autor sobre a presença da filosofia da práxis no pensamento de Croce, realiza-se um primeiro movimento de aproximação teórica para investigar a existência de nexos entre algumas posições filosóficas de Croce e de Dewey. O ponto de partida é o exame da controvérsia entre Croce e Dewey, que teve lugar nos anos quarenta do século XX.ReferênciasBARNES , H. E. A History of historical writing. Norman, Oklahoma: University of Oklahoma Press, 1937.BORGHI, L. Prefazione a Dewey, J. Educazione e arte, editado por L. BELLATALLA, Firenze: La Nuova Italia, 1977.CAVALIE RE, R. V. La teoria della conoscenza in Croce e Dewey. In: Colonnello , P.; Spadafo ra G. (Org.). Croce e Dewey, cinquenta anni dopo. Napoli: Bibliopolis, 2002, p. 179-200.COLONNELLO, P.; SPADAFORA, G. (Org.). Croce e Dewey, cinquenta anni dopo. Napoli: Bibliopolis, 2002, p. 9-20.CREMIN, L. A. The transformation of the school: progressivism in American education 1876-1957. New York: Vintage Books, 1964.CROCE , B. Antistoricismo. La Critica, 20 novembre, 1930 (anno XXVIII, fasc. VI), p. 401-09. Depois, o livro foi publicado novamente em Croce, B. Punti di orientamento della filosofia moderna. Antistoricismo. Due Lettere ai Congressi Internazionali di filosofia di Cambridge (Mass) 1926 e di Oxford 1930, Bari: Laterza, 1931.______. Breviario di estetica. Aesthetica in nuce, Milano: Adelphi, 1992.______. Dewey's aesthetics and theory of knowledge. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 11, n. 1, p. 1-6, Sep 1952.______. Estetica come scienza dell'espressione e linguistica generale, Milano: Adelphi, 2005 (primeira edição de 1902).______. Intorno all'estetica de Dewey. La Critica, XXVII, 1940, p. 348- 353, publicado também em CROCE, B. Discorsi de varia Filosofia, v. 2, Bari: Laterza, 1945, p. 112-119.______. Intorno all'estetica e alla teoria del conoscere del Dewey. La Critica, v 6, n. 16, 1950, p. 61-68. Também publicada em Croce , B. Indagini su Hegel e schiarimenti filosofici, edição crítica organizada por A. Savorelli, Napoli: Bibliopolis, 1998, p. 295-304.______. Storia, cronache e false storie, originalmente publicada em Atti dell"Accademia pontaniana, de 1912, e depois em Croce, B. Teoria e storia della storiografia, cuja primeira edição é 1916. O texto foi traduzido para o inglês e publicado como CROCE, B. The theory and history of historiography (traduzido por Douglas Ainslie), London: Harrap, 1921.______. Teoria e storia della storiografia. 1. ed. Bari: Laterza, 1916.______. The theory and history of historiography, Traduzido por Douglas Ainslie, London: Harrap, 1921.DE RUGGIERO, G. Filosofi del novecento. Bari: Laterza, 1946, p. 63-87. Também publicado In: La Critica, v. XXIX, 20, fascículo de setembro de 1931, p. 341-357.DESTLE R, C. M. Some Observations on Contemporary Historical Theory. The American Historical Review, v. 55, n. 3, p. 503-529, Apr. 1950.DEWEY, J. Art as experience. New York: Minto; Balch, 1934.______. Democracy and education: An introduction to the philosophy of education. New York: The Macmillan Company, 1930.______. Experience and nature. Chicago & London: Open Court, 1925.______. L'arte come esperienza. Firenze: La Nuova Italia, 1951.______. Reconstruction in philosophy. New York: Henry holt and company, 1920.______. Ricostruzione filosofica. Bari: Laterza, 1931.______. The school and society: Being Three Lectures, Supplemented by a Statement of the University Elementary School, Chicago: University of Chicago Press, 1899.______. A Comment on the Foregoing Criticisms. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 6, n. 3, p. 207-209, Mar. 1948.DOUGLAS , G. H. A Reconsideration of the Dewey-Croce exchange. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 28, n. 4, p. 497-504, Summer 1970.GRAMSCI, A. Quaderni del carcere. 4 vols. Turim, Einaudi, 1997.KARIER, C. J.; HOGAN, D. Schooling, education and the structure of social reality. In: TILES , J. E. (editor). John Dewey: critical assessments. London and New York : Routledge. 1982, p. 109-130.KLOPPENBERG J. T. Pragmatism and the practice of History: from Turner and Du Bois to today. Metaphilosophy, Oxford, v. 35, n. 1-2, p. 202-225, Jan. 2004.MAGGI , M. Aristocrazia civile e cosmopoli democratica: le filosofie pubbliche di Croce e Dewey. In: Colonnello , P.; Spadafo ra, G. (Org.). Croce e Dewey, cinquanta anni dopo. Napoli: Bibliopolis, 2002, p. 107-136.MALTESE, C. L'Estetica di J. Dewey (Presentazione, 1949) In: Dewey, J. L'arte come esperienza. Firenze: La Nuova Italia, 1967 (1a edição em 1951).Mancina , C. Praxis e pragmatismo: tracce di James nel pensiero di Gramsci. In: VACCA, G. (Org.). Gramsci e il Novecento. v 1, Roma: Carocci, 1999, p. 311-330.MARX, K. Miséria da filosofia. São Paulo: Grijalbo, 1976.META, C. Filosofia della prassi e pragmatismo. Critica Marxista. Roma, n. 2/3, p. 41-53. 2004PEPPER, S. C. Some questions on Dewey's esthetics. In: Schilpp , P. A. (Org.). The Philosophy of John Dewey. Evanston: Northwestern University Press, 1939, p. 369-390.Robe rts , D. Croce in America: influence, misunderstanding, and neglec, humanitas. Washington, v. 8, n. 2, National Humanities Institute, 1995. Disponível em:<http://www.nhinet.org/roberts.htm>. Acesso em: 27 Maio 2005.ROBINSON , J. H. The new history: essays illustrating the modern historical outlook. New York: Free Press, 1912.ROMANELL , P. A. Comment on Croce's and Dewey's aesthetics. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 8, n. 2, p. 125-128, Dec. 1949.RORTY, R. Consequences of pragmatism (Essays: 1972-1980). Minneapolis: University of Minnesota Press, 1982.SCHAFF, A. História e verdade. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1978.SIMONI , F. S. Benedetto Croce: A case of international misunderstanding. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 11, n. 1, p. 7-14,Sept. 1952.URBINATI, N. L'individuo democratico tra Tocheville, Gramsci e Dewey. In: VACCA, G. (Org.). Gramsci e il novecento. v. 1Roma: Carocci, 1999, p. 295-310.Data de registro:03/10/2011Data de aceite:03/10/2012
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La teoria della conoscenza in Croce e Dewey. In: Colonnello , P.; Spadafo ra G. (Org.). Croce e Dewey, cinquenta anni dopo. Napoli: Bibliopolis, 2002, p. 179-200.COLONNELLO, P.; SPADAFORA, G. (Org.). Croce e Dewey, cinquenta anni dopo. Napoli: Bibliopolis, 2002, p. 9-20.CREMIN, L. A. The transformation of the school: progressivism in American education 1876-1957. New York: Vintage Books, 1964.CROCE , B. Antistoricismo. La Critica, 20 novembre, 1930 (anno XXVIII, fasc. VI), p. 401-09. Depois, o livro foi publicado novamente em Croce, B. Punti di orientamento della filosofia moderna. Antistoricismo. Due Lettere ai Congressi Internazionali di filosofia di Cambridge (Mass) 1926 e di Oxford 1930, Bari: Laterza, 1931.______. Breviario di estetica. Aesthetica in nuce, Milano: Adelphi, 1992.______. Dewey's aesthetics and theory of knowledge. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 11, n. 1, p. 1-6, Sep 1952.______. 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A Comment on the Foregoing Criticisms. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 6, n. 3, p. 207-209, Mar. 1948.DOUGLAS , G. H. A Reconsideration of the Dewey-Croce exchange. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 28, n. 4, p. 497-504, Summer 1970.GRAMSCI, A. Quaderni del carcere. 4 vols. Turim, Einaudi, 1997.KARIER, C. J.; HOGAN, D. Schooling, education and the structure of social reality. In: TILES , J. E. (editor). John Dewey: critical assessments. London and New York : Routledge. 1982, p. 109-130.KLOPPENBERG J. T. Pragmatism and the practice of History: from Turner and Du Bois to today. Metaphilosophy, Oxford, v. 35, n. 1-2, p. 202-225, Jan. 2004.MAGGI , M. Aristocrazia civile e cosmopoli democratica: le filosofie pubbliche di Croce e Dewey. In: Colonnello , P.; Spadafo ra, G. (Org.). Croce e Dewey, cinquanta anni dopo. Napoli: Bibliopolis, 2002, p. 107-136.MALTESE, C. L'Estetica di J. Dewey (Presentazione, 1949) In: Dewey, J. L'arte come esperienza. 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The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 8, n. 2, p. 125-128, Dec. 1949.RORTY, R. Consequences of pragmatism (Essays: 1972-1980). Minneapolis: University of Minnesota Press, 1982.SCHAFF, A. História e verdade. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1978.SIMONI , F. S. Benedetto Croce: A case of international misunderstanding. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 11, n. 1, p. 7-14,Sept. 1952.URBINATI, N. L'individuo democratico tra Tocheville, Gramsci e Dewey. In: VACCA, G. (Org.). Gramsci e il novecento. v. 1Roma: Carocci, 1999, p. 295-310.Data de registro:03/10/2011Data de aceite:03/10/2012EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2013-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa historica; revisao de literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1374010.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p235a258Educação e Filosofia; v. 27 n. 53 (2013): v.27 n.53 jan./jun. 2013; 235-2581982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13740/12686Copyright (c) 2016 Rosemary Doreinfo:eu-repo/semantics/openAccessDore, Rosemary2021-03-30T16:44:08Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13740Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:44:08Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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Também publicado In: La Critica, v. XXIX, 20, fascículo de setembro de 1931, p. 341-357.DESTLE R, C. M. Some Observations on Contemporary Historical Theory. The American Historical Review, v. 55, n. 3, p. 503-529, Apr. 1950.DEWEY, J. Art as experience. New York: Minto; Balch, 1934.______. Democracy and education: An introduction to the philosophy of education. New York: The Macmillan Company, 1930.______. Experience and nature. Chicago & London: Open Court, 1925.______. L'arte come esperienza. Firenze: La Nuova Italia, 1951.______. Reconstruction in philosophy. New York: Henry holt and company, 1920.______. Ricostruzione filosofica. Bari: Laterza, 1931.______. The school and society: Being Three Lectures, Supplemented by a Statement of the University Elementary School, Chicago: University of Chicago Press, 1899.______. A Comment on the Foregoing Criticisms. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 6, n. 3, p. 207-209, Mar. 1948.DOUGLAS , G. H. A Reconsideration of the Dewey-Croce exchange. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 28, n. 4, p. 497-504, Summer 1970.GRAMSCI, A. Quaderni del carcere. 4 vols. Turim, Einaudi, 1997.KARIER, C. J.; HOGAN, D. Schooling, education and the structure of social reality. In: TILES , J. E. (editor). John Dewey: critical assessments. London and New York : Routledge. 1982, p. 109-130.KLOPPENBERG J. T. Pragmatism and the practice of History: from Turner and Du Bois to today. Metaphilosophy, Oxford, v. 35, n. 1-2, p. 202-225, Jan. 2004.MAGGI , M. Aristocrazia civile e cosmopoli democratica: le filosofie pubbliche di Croce e Dewey. In: Colonnello , P.; Spadafo ra, G. (Org.). Croce e Dewey, cinquanta anni dopo. Napoli: Bibliopolis, 2002, p. 107-136.MALTESE, C. L'Estetica di J. Dewey (Presentazione, 1949) In: Dewey, J. L'arte come esperienza. Firenze: La Nuova Italia, 1967 (1a edição em 1951).Mancina , C. Praxis e pragmatismo: tracce di James nel pensiero di Gramsci. In: VACCA, G. (Org.). 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