Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vlach, Vânia Rubia Farias
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1990
Resumo: Já tivemos a oportunidade de colocar, após uma reflexão sobre a Geografia, o que inclui necessariamente o ensino, pois, o seu prestígio resulta de sua institucionalização escolar, que caberia a nós, professores de Geografia, a elaboração de um contra-discurso. Se falamos em contra-discurso, é porque sentimos a necessidade de mudança na maneira como se ensina tradicionalmente a Geografia. Lacoste é claríssimo: de modo geral, a Geografia escolar (e os respectivos livros didáticos) se limita (m) a “ensinar sem compreender”. Ou seja, os alunos são obrigados a estudar esta disciplina mesmo sem compreendê-la. Evidentemente, isso não faz sentido, considerando-se que ela deveria – e pode, efetivamente – contribuir decisivamente para uma compreensão crítica de realidade, por parte do educando. Porém, a necessidade de um contra-discurso geográfico advém do seguinte: o discurso geográfico, seja o veiculado pelos meios de comunicação, o dos professores, é essencialmente ideológico. Nossas atenções se voltam especificamente para o discurso escolar, ideológico no sentido de que lhe coube, historicamente, “passar” a ideia de pátria. [...] Palavras-chave: Geografia; Ensino; Discurso; Livros didáticos.
id UFU-2_2d9316d4282c1249cc258fc49b25b85b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1990
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discursoGeografiaEnsinoDiscursoLivros didáticosJá tivemos a oportunidade de colocar, após uma reflexão sobre a Geografia, o que inclui necessariamente o ensino, pois, o seu prestígio resulta de sua institucionalização escolar, que caberia a nós, professores de Geografia, a elaboração de um contra-discurso. Se falamos em contra-discurso, é porque sentimos a necessidade de mudança na maneira como se ensina tradicionalmente a Geografia. Lacoste é claríssimo: de modo geral, a Geografia escolar (e os respectivos livros didáticos) se limita (m) a “ensinar sem compreender”. Ou seja, os alunos são obrigados a estudar esta disciplina mesmo sem compreendê-la. Evidentemente, isso não faz sentido, considerando-se que ela deveria – e pode, efetivamente – contribuir decisivamente para uma compreensão crítica de realidade, por parte do educando. Porém, a necessidade de um contra-discurso geográfico advém do seguinte: o discurso geográfico, seja o veiculado pelos meios de comunicação, o dos professores, é essencialmente ideológico. Nossas atenções se voltam especificamente para o discurso escolar, ideológico no sentido de que lhe coube, historicamente, “passar” a ideia de pátria. [...] Palavras-chave: Geografia; Ensino; Discurso; Livros didáticos.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/199010.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1990Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 57-601982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1990/1660Copyright (c) 2016 Vânia Rubia Farias Vlachhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVlach, Vânia Rubia Farias2022-10-13T17:45:20Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1990Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-13T17:45:20Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso
title Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso
spellingShingle Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso
Vlach, Vânia Rubia Farias
Geografia
Ensino
Discurso
Livros didáticos
title_short Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso
title_full Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso
title_fullStr Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso
title_full_unstemmed Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso
title_sort Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso
author Vlach, Vânia Rubia Farias
author_facet Vlach, Vânia Rubia Farias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vlach, Vânia Rubia Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Ensino
Discurso
Livros didáticos
topic Geografia
Ensino
Discurso
Livros didáticos
description Já tivemos a oportunidade de colocar, após uma reflexão sobre a Geografia, o que inclui necessariamente o ensino, pois, o seu prestígio resulta de sua institucionalização escolar, que caberia a nós, professores de Geografia, a elaboração de um contra-discurso. Se falamos em contra-discurso, é porque sentimos a necessidade de mudança na maneira como se ensina tradicionalmente a Geografia. Lacoste é claríssimo: de modo geral, a Geografia escolar (e os respectivos livros didáticos) se limita (m) a “ensinar sem compreender”. Ou seja, os alunos são obrigados a estudar esta disciplina mesmo sem compreendê-la. Evidentemente, isso não faz sentido, considerando-se que ela deveria – e pode, efetivamente – contribuir decisivamente para uma compreensão crítica de realidade, por parte do educando. Porém, a necessidade de um contra-discurso geográfico advém do seguinte: o discurso geográfico, seja o veiculado pelos meios de comunicação, o dos professores, é essencialmente ideológico. Nossas atenções se voltam especificamente para o discurso escolar, ideológico no sentido de que lhe coube, historicamente, “passar” a ideia de pátria. [...] Palavras-chave: Geografia; Ensino; Discurso; Livros didáticos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1990
10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1990
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1990
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1990/1660
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Vânia Rubia Farias Vlach
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Vânia Rubia Farias Vlach
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 57-60
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355382820732928