Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1990 |
Resumo: | Já tivemos a oportunidade de colocar, após uma reflexão sobre a Geografia, o que inclui necessariamente o ensino, pois, o seu prestígio resulta de sua institucionalização escolar, que caberia a nós, professores de Geografia, a elaboração de um contra-discurso. Se falamos em contra-discurso, é porque sentimos a necessidade de mudança na maneira como se ensina tradicionalmente a Geografia. Lacoste é claríssimo: de modo geral, a Geografia escolar (e os respectivos livros didáticos) se limita (m) a “ensinar sem compreender”. Ou seja, os alunos são obrigados a estudar esta disciplina mesmo sem compreendê-la. Evidentemente, isso não faz sentido, considerando-se que ela deveria – e pode, efetivamente – contribuir decisivamente para uma compreensão crítica de realidade, por parte do educando. Porém, a necessidade de um contra-discurso geográfico advém do seguinte: o discurso geográfico, seja o veiculado pelos meios de comunicação, o dos professores, é essencialmente ideológico. Nossas atenções se voltam especificamente para o discurso escolar, ideológico no sentido de que lhe coube, historicamente, “passar” a ideia de pátria. [...] Palavras-chave: Geografia; Ensino; Discurso; Livros didáticos. |
id |
UFU-2_2d9316d4282c1249cc258fc49b25b85b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1990 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discursoGeografiaEnsinoDiscursoLivros didáticosJá tivemos a oportunidade de colocar, após uma reflexão sobre a Geografia, o que inclui necessariamente o ensino, pois, o seu prestígio resulta de sua institucionalização escolar, que caberia a nós, professores de Geografia, a elaboração de um contra-discurso. Se falamos em contra-discurso, é porque sentimos a necessidade de mudança na maneira como se ensina tradicionalmente a Geografia. Lacoste é claríssimo: de modo geral, a Geografia escolar (e os respectivos livros didáticos) se limita (m) a “ensinar sem compreender”. Ou seja, os alunos são obrigados a estudar esta disciplina mesmo sem compreendê-la. Evidentemente, isso não faz sentido, considerando-se que ela deveria – e pode, efetivamente – contribuir decisivamente para uma compreensão crítica de realidade, por parte do educando. Porém, a necessidade de um contra-discurso geográfico advém do seguinte: o discurso geográfico, seja o veiculado pelos meios de comunicação, o dos professores, é essencialmente ideológico. Nossas atenções se voltam especificamente para o discurso escolar, ideológico no sentido de que lhe coube, historicamente, “passar” a ideia de pátria. [...] Palavras-chave: Geografia; Ensino; Discurso; Livros didáticos.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/199010.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1990Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 57-601982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1990/1660Copyright (c) 2016 Vânia Rubia Farias Vlachhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVlach, Vânia Rubia Farias2022-10-13T17:45:20Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1990Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-13T17:45:20Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso |
title |
Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso |
spellingShingle |
Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso Vlach, Vânia Rubia Farias Geografia Ensino Discurso Livros didáticos |
title_short |
Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso |
title_full |
Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso |
title_fullStr |
Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso |
title_full_unstemmed |
Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso |
title_sort |
Geografia e ensino: : a necessidade de um contra-discurso |
author |
Vlach, Vânia Rubia Farias |
author_facet |
Vlach, Vânia Rubia Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vlach, Vânia Rubia Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Ensino Discurso Livros didáticos |
topic |
Geografia Ensino Discurso Livros didáticos |
description |
Já tivemos a oportunidade de colocar, após uma reflexão sobre a Geografia, o que inclui necessariamente o ensino, pois, o seu prestígio resulta de sua institucionalização escolar, que caberia a nós, professores de Geografia, a elaboração de um contra-discurso. Se falamos em contra-discurso, é porque sentimos a necessidade de mudança na maneira como se ensina tradicionalmente a Geografia. Lacoste é claríssimo: de modo geral, a Geografia escolar (e os respectivos livros didáticos) se limita (m) a “ensinar sem compreender”. Ou seja, os alunos são obrigados a estudar esta disciplina mesmo sem compreendê-la. Evidentemente, isso não faz sentido, considerando-se que ela deveria – e pode, efetivamente – contribuir decisivamente para uma compreensão crítica de realidade, por parte do educando. Porém, a necessidade de um contra-discurso geográfico advém do seguinte: o discurso geográfico, seja o veiculado pelos meios de comunicação, o dos professores, é essencialmente ideológico. Nossas atenções se voltam especificamente para o discurso escolar, ideológico no sentido de que lhe coube, historicamente, “passar” a ideia de pátria. [...] Palavras-chave: Geografia; Ensino; Discurso; Livros didáticos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1990 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1990 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1990 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1990/1660 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Vânia Rubia Farias Vlach http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Vânia Rubia Farias Vlach http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 57-60 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355382820732928 |