Controvérsias epistemológicas, éticas e políticas da pedagogia contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marlene
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/719
Resumo: Abstract: This text reflects the challenges that are presented to the contemporary pedagogy, talking as reference three crises which are related between them: crisis of scientific paradigm which affects the science-bases of education (epistemological challenge); crisis of the utopias that guide the human projects and actions (ethical challenge); and institutional crisis whose epicenter is the Welfare State and the consequent definition of the public polices (political challenge). Without intending to get answers, the purpose of this reflection is to resume the discussion about pedagogy as art or science, the education as utopia for a democratic society and the public school as a citizen's right. All these issues are presented by modernity, in order to restores as a possible horizon, a pedagogy as a praxis. Key-words: Pedagogy and Science; Pedagogy and Ethics; Pedagogy and Policy.   Resumo: O texto reflete sobre os desafios que estão colocados para a pedagogia contemporâneas tomando como referência, três crises articuladas entre si: crise dos paradigmas científicos que atinge as ciências- fundamentos da educação (desafio epistemológico), crise das utopias orientadoras dos projetos e das ações humanas (desafio ético) e crise institucional que tem como epicentro o Estado do Bem-Estar e a consequente definição das políticas públicas (desafio político). Sem pretender encontrar respostas, o propósito da reflexão é retomar o debate sobre a pedagogia como arte ou como ciência, a educação como utopia para uma sociedade democrática e a escola pública como um direito do cidadão, questões propostas pela modernidade para recolocar, como horizonte possível, uma pedagogia como práxis. Palavras-chave: Pedagogia e Ciência; Pedagogia e Ética; Pedagogia e Política.
id UFU-2_33807ae563a650ab76b4429b72652de0
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/719
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Controvérsias epistemológicas, éticas e políticas da pedagogia contemporâneapedagogia e ciênciapedagogia e éticapedagogia e políticaAbstract: This text reflects the challenges that are presented to the contemporary pedagogy, talking as reference three crises which are related between them: crisis of scientific paradigm which affects the science-bases of education (epistemological challenge); crisis of the utopias that guide the human projects and actions (ethical challenge); and institutional crisis whose epicenter is the Welfare State and the consequent definition of the public polices (political challenge). Without intending to get answers, the purpose of this reflection is to resume the discussion about pedagogy as art or science, the education as utopia for a democratic society and the public school as a citizen's right. All these issues are presented by modernity, in order to restores as a possible horizon, a pedagogy as a praxis. Key-words: Pedagogy and Science; Pedagogy and Ethics; Pedagogy and Policy.   Resumo: O texto reflete sobre os desafios que estão colocados para a pedagogia contemporâneas tomando como referência, três crises articuladas entre si: crise dos paradigmas científicos que atinge as ciências- fundamentos da educação (desafio epistemológico), crise das utopias orientadoras dos projetos e das ações humanas (desafio ético) e crise institucional que tem como epicentro o Estado do Bem-Estar e a consequente definição das políticas públicas (desafio político). Sem pretender encontrar respostas, o propósito da reflexão é retomar o debate sobre a pedagogia como arte ou como ciência, a educação como utopia para uma sociedade democrática e a escola pública como um direito do cidadão, questões propostas pela modernidade para recolocar, como horizonte possível, uma pedagogia como práxis. Palavras-chave: Pedagogia e Ciência; Pedagogia e Ética; Pedagogia e Política.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/71910.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-719Educação e Filosofia; v. 15 n. 29 (2001): v.15 n.29 jan./jun. 2001; 141-1601982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/719/17175Copyright (c) 2016 Marlene Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Marlene2023-04-03T16:55:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/719Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-04-03T16:55:34Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Controvérsias epistemológicas, éticas e políticas da pedagogia contemporânea
title Controvérsias epistemológicas, éticas e políticas da pedagogia contemporânea
spellingShingle Controvérsias epistemológicas, éticas e políticas da pedagogia contemporânea
Ribeiro, Marlene
pedagogia e ciência
pedagogia e ética
pedagogia e política
title_short Controvérsias epistemológicas, éticas e políticas da pedagogia contemporânea
title_full Controvérsias epistemológicas, éticas e políticas da pedagogia contemporânea
title_fullStr Controvérsias epistemológicas, éticas e políticas da pedagogia contemporânea
title_full_unstemmed Controvérsias epistemológicas, éticas e políticas da pedagogia contemporânea
title_sort Controvérsias epistemológicas, éticas e políticas da pedagogia contemporânea
author Ribeiro, Marlene
author_facet Ribeiro, Marlene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia e ciência
pedagogia e ética
pedagogia e política
topic pedagogia e ciência
pedagogia e ética
pedagogia e política
description Abstract: This text reflects the challenges that are presented to the contemporary pedagogy, talking as reference three crises which are related between them: crisis of scientific paradigm which affects the science-bases of education (epistemological challenge); crisis of the utopias that guide the human projects and actions (ethical challenge); and institutional crisis whose epicenter is the Welfare State and the consequent definition of the public polices (political challenge). Without intending to get answers, the purpose of this reflection is to resume the discussion about pedagogy as art or science, the education as utopia for a democratic society and the public school as a citizen's right. All these issues are presented by modernity, in order to restores as a possible horizon, a pedagogy as a praxis. Key-words: Pedagogy and Science; Pedagogy and Ethics; Pedagogy and Policy.   Resumo: O texto reflete sobre os desafios que estão colocados para a pedagogia contemporâneas tomando como referência, três crises articuladas entre si: crise dos paradigmas científicos que atinge as ciências- fundamentos da educação (desafio epistemológico), crise das utopias orientadoras dos projetos e das ações humanas (desafio ético) e crise institucional que tem como epicentro o Estado do Bem-Estar e a consequente definição das políticas públicas (desafio político). Sem pretender encontrar respostas, o propósito da reflexão é retomar o debate sobre a pedagogia como arte ou como ciência, a educação como utopia para uma sociedade democrática e a escola pública como um direito do cidadão, questões propostas pela modernidade para recolocar, como horizonte possível, uma pedagogia como práxis. Palavras-chave: Pedagogia e Ciência; Pedagogia e Ética; Pedagogia e Política.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/719
10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-719
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/719
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/719/17175
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Marlene Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Marlene Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 15 n. 29 (2001): v.15 n.29 jan./jun. 2001; 141-160
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231624675328