A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, José Leonardo Rolim de Lima
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pimenta, Selma Garrido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35869
Resumo: Este artigo reúne perspectivas conceituais diversas para discutir o caráter que identifica a natureza científica da Pedagogia. O texto se organiza em duas sessões que compreendem a análise crítica do contexto de significação epistemológica da Pedagogia, focalizando circunstâncias que deram lugar à emergência de diferentes formas de reconhecimento de sua natureza, e apontamentos que evidenciam o estatuto epistemológico da Ciência da Educação. Infere-se que o lugar da Pedagogia entre o passado e a contemporaneidade será determinado pelo enfrentamento epistemológico quanto a sua problemática identitária e que as circunstâncias da educação na sociedade atual revelam a demanda por um sistema de saberes e fazeres educativos que exprimem a necessidade de ressignificação dessa Ciência.  
id UFG-3_e217b332bd6a825febd91d99ef908a1b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35869
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICAPedagogia. Ciência da Educação. Epistemologia. Conhecimento pedagógico.Este artigo reúne perspectivas conceituais diversas para discutir o caráter que identifica a natureza científica da Pedagogia. O texto se organiza em duas sessões que compreendem a análise crítica do contexto de significação epistemológica da Pedagogia, focalizando circunstâncias que deram lugar à emergência de diferentes formas de reconhecimento de sua natureza, e apontamentos que evidenciam o estatuto epistemológico da Ciência da Educação. Infere-se que o lugar da Pedagogia entre o passado e a contemporaneidade será determinado pelo enfrentamento epistemológico quanto a sua problemática identitária e que as circunstâncias da educação na sociedade atual revelam a demanda por um sistema de saberes e fazeres educativos que exprimem a necessidade de ressignificação dessa Ciência.  Faculdade de Educação (UFG)2015-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3586910.5216/ia.v40i3.35869Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 477-492Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 477-492Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 477-4921981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35869/19868Severo, José Leonardo Rolim de LimaPimenta, Selma Garridoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-09T20:00:11Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/35869Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2016-03-09T20:00:11Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA
title A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA
spellingShingle A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA
Severo, José Leonardo Rolim de Lima
Pedagogia. Ciência da Educação. Epistemologia. Conhecimento pedagógico.
title_short A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA
title_full A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA
title_fullStr A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA
title_sort A PEDAGOGIA ENTRE O PASSADO E A CONTEMPORANEIDADE: APONTAMENTOS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA
author Severo, José Leonardo Rolim de Lima
author_facet Severo, José Leonardo Rolim de Lima
Pimenta, Selma Garrido
author_role author
author2 Pimenta, Selma Garrido
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, José Leonardo Rolim de Lima
Pimenta, Selma Garrido
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia. Ciência da Educação. Epistemologia. Conhecimento pedagógico.
topic Pedagogia. Ciência da Educação. Epistemologia. Conhecimento pedagógico.
description Este artigo reúne perspectivas conceituais diversas para discutir o caráter que identifica a natureza científica da Pedagogia. O texto se organiza em duas sessões que compreendem a análise crítica do contexto de significação epistemológica da Pedagogia, focalizando circunstâncias que deram lugar à emergência de diferentes formas de reconhecimento de sua natureza, e apontamentos que evidenciam o estatuto epistemológico da Ciência da Educação. Infere-se que o lugar da Pedagogia entre o passado e a contemporaneidade será determinado pelo enfrentamento epistemológico quanto a sua problemática identitária e que as circunstâncias da educação na sociedade atual revelam a demanda por um sistema de saberes e fazeres educativos que exprimem a necessidade de ressignificação dessa Ciência.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35869
10.5216/ia.v40i3.35869
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35869
identifier_str_mv 10.5216/ia.v40i3.35869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35869/19868
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 477-492
Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 477-492
Revista Inter-Ação; v. 40 n. 3 (2015): Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação; 477-492
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1789440196108877824