Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/614 |
Resumo: | Esse trabalho objetiva apresentar e discutir reflexões resultantes de uma pesquisa realizada no Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma investigação bibliográfica e documental que aborda os significados e dimensões da educação ética no Ensino Fundamental brasileiro a partir da implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) elaborados pelo Ministério da Educação do Brasil, no ano de 1997. Nesses documentos, a educação ética é apresentada como eixo vertebral da formação para a cidadania. Para realizar a pesquisa, partimos do estudo de alguns aspectos das ontologias paradigmáticas ocidentais, particularmente a Paidéia grega (Jaeger, 1996), o teocentrismo medieval e o ideal pedagógico iluminista. Em seguida, analisamos os paradigmas de construção do currículo e os modelos curriculares de educação ética, em face do que investigamos o significado de ética dos PCN no contexto do sistema educacional brasileiro. [...] Palavras-chave: Educação; Ética; Paidéia; Modelos curriculares de educação ética. |
id |
UFU-2_3cac65b5cacbef12d6b6e9f1127466f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/614 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo e produção de identidades: ética como saber escolarEducaçãoÉticaPaidéiaModelos curriculares de educação éticaEsse trabalho objetiva apresentar e discutir reflexões resultantes de uma pesquisa realizada no Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma investigação bibliográfica e documental que aborda os significados e dimensões da educação ética no Ensino Fundamental brasileiro a partir da implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) elaborados pelo Ministério da Educação do Brasil, no ano de 1997. Nesses documentos, a educação ética é apresentada como eixo vertebral da formação para a cidadania. Para realizar a pesquisa, partimos do estudo de alguns aspectos das ontologias paradigmáticas ocidentais, particularmente a Paidéia grega (Jaeger, 1996), o teocentrismo medieval e o ideal pedagógico iluminista. Em seguida, analisamos os paradigmas de construção do currículo e os modelos curriculares de educação ética, em face do que investigamos o significado de ética dos PCN no contexto do sistema educacional brasileiro. [...] Palavras-chave: Educação; Ética; Paidéia; Modelos curriculares de educação ética.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/61410.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-614Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 225-2391982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/614/559Copyright (c) 2016 Selva Guimarães Fonseca, Wilson Francisco Correiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Selva GuimarãesCorreia, Wilson Francisco2023-05-26T17:25:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/614Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-05-26T17:25:35Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar |
title |
Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar |
spellingShingle |
Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar Fonseca, Selva Guimarães Educação Ética Paidéia Modelos curriculares de educação ética |
title_short |
Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar |
title_full |
Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar |
title_fullStr |
Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar |
title_full_unstemmed |
Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar |
title_sort |
Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar |
author |
Fonseca, Selva Guimarães |
author_facet |
Fonseca, Selva Guimarães Correia, Wilson Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Wilson Francisco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Selva Guimarães Correia, Wilson Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ética Paidéia Modelos curriculares de educação ética |
topic |
Educação Ética Paidéia Modelos curriculares de educação ética |
description |
Esse trabalho objetiva apresentar e discutir reflexões resultantes de uma pesquisa realizada no Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma investigação bibliográfica e documental que aborda os significados e dimensões da educação ética no Ensino Fundamental brasileiro a partir da implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) elaborados pelo Ministério da Educação do Brasil, no ano de 1997. Nesses documentos, a educação ética é apresentada como eixo vertebral da formação para a cidadania. Para realizar a pesquisa, partimos do estudo de alguns aspectos das ontologias paradigmáticas ocidentais, particularmente a Paidéia grega (Jaeger, 1996), o teocentrismo medieval e o ideal pedagógico iluminista. Em seguida, analisamos os paradigmas de construção do currículo e os modelos curriculares de educação ética, em face do que investigamos o significado de ética dos PCN no contexto do sistema educacional brasileiro. [...] Palavras-chave: Educação; Ética; Paidéia; Modelos curriculares de educação ética. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/614 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-614 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/614 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/614/559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Selva Guimarães Fonseca, Wilson Francisco Correia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Selva Guimarães Fonseca, Wilson Francisco Correia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 225-239 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231136038912 |