Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Selva Guimarães
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Correia, Wilson Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/614
Resumo: Esse trabalho objetiva apresentar e discutir reflexões resultantes de uma pesquisa realizada no Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma investigação bibliográfica e documental que aborda os significados e dimensões da educação ética no Ensino Fundamental brasileiro a partir da implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) elaborados pelo Ministério da Educação do Brasil, no ano de 1997. Nesses documentos, a educação ética é apresentada como eixo vertebral da formação para a cidadania. Para realizar a pesquisa, partimos do estudo de alguns aspectos das ontologias paradigmáticas ocidentais, particularmente a Paidéia grega (Jaeger, 1996), o teocentrismo medieval e o ideal pedagógico iluminista. Em seguida, analisamos os paradigmas de construção do currículo e os modelos curriculares de educação ética, em face do que investigamos o significado de ética dos PCN no contexto do sistema educacional brasileiro. [...] Palavras-chave: Educação; Ética; Paidéia; Modelos curriculares de educação ética.
id UFU-2_3cac65b5cacbef12d6b6e9f1127466f8
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/614
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Currículo e produção de identidades: ética como saber escolarEducaçãoÉticaPaidéiaModelos curriculares de educação éticaEsse trabalho objetiva apresentar e discutir reflexões resultantes de uma pesquisa realizada no Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma investigação bibliográfica e documental que aborda os significados e dimensões da educação ética no Ensino Fundamental brasileiro a partir da implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) elaborados pelo Ministério da Educação do Brasil, no ano de 1997. Nesses documentos, a educação ética é apresentada como eixo vertebral da formação para a cidadania. Para realizar a pesquisa, partimos do estudo de alguns aspectos das ontologias paradigmáticas ocidentais, particularmente a Paidéia grega (Jaeger, 1996), o teocentrismo medieval e o ideal pedagógico iluminista. Em seguida, analisamos os paradigmas de construção do currículo e os modelos curriculares de educação ética, em face do que investigamos o significado de ética dos PCN no contexto do sistema educacional brasileiro. [...] Palavras-chave: Educação; Ética; Paidéia; Modelos curriculares de educação ética.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/61410.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-614Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 225-2391982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/614/559Copyright (c) 2016 Selva Guimarães Fonseca, Wilson Francisco Correiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Selva GuimarãesCorreia, Wilson Francisco2023-05-26T17:25:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/614Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-05-26T17:25:35Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar
title Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar
spellingShingle Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar
Fonseca, Selva Guimarães
Educação
Ética
Paidéia
Modelos curriculares de educação ética
title_short Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar
title_full Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar
title_fullStr Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar
title_full_unstemmed Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar
title_sort Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar
author Fonseca, Selva Guimarães
author_facet Fonseca, Selva Guimarães
Correia, Wilson Francisco
author_role author
author2 Correia, Wilson Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Selva Guimarães
Correia, Wilson Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ética
Paidéia
Modelos curriculares de educação ética
topic Educação
Ética
Paidéia
Modelos curriculares de educação ética
description Esse trabalho objetiva apresentar e discutir reflexões resultantes de uma pesquisa realizada no Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma investigação bibliográfica e documental que aborda os significados e dimensões da educação ética no Ensino Fundamental brasileiro a partir da implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) elaborados pelo Ministério da Educação do Brasil, no ano de 1997. Nesses documentos, a educação ética é apresentada como eixo vertebral da formação para a cidadania. Para realizar a pesquisa, partimos do estudo de alguns aspectos das ontologias paradigmáticas ocidentais, particularmente a Paidéia grega (Jaeger, 1996), o teocentrismo medieval e o ideal pedagógico iluminista. Em seguida, analisamos os paradigmas de construção do currículo e os modelos curriculares de educação ética, em face do que investigamos o significado de ética dos PCN no contexto do sistema educacional brasileiro. [...] Palavras-chave: Educação; Ética; Paidéia; Modelos curriculares de educação ética.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/614
10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-614
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/614
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/614/559
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Selva Guimarães Fonseca, Wilson Francisco Correia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Selva Guimarães Fonseca, Wilson Francisco Correia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 225-239
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231136038912