Aspectos da prática docente: formação do professor e processos de socialização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4510 |
Resumo: | Este artigo apresenta discussão sobre aspectos da prática pedagógica de professores, enfatizando aprendizagens realizadas em processos de socialização ocorridos na escola. Parte-se do conceito de prática docente formulado por Gimeno Sacristán (1999), ou seja, como expressão de conjunto de esquemas práticos que o professor mobiliza em sua ação, e que são adquiridos, entre outros aspectos, pela experiência. Também, utiliza-se o conceito de saberes docentes (TARDIF, 2002). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com dez professores do ensino fundamental I em duas escolas públicas estaduais paulistas. As análises permitem afirmar que parte considerável do ofício é aprendida na prática e são, no mais das vezes aprendizagens tácitas, ou seja, não ocorrem de forma intencional. Na pesquisa, destacaram-se aprendizagens de práticas relacionadas às rotinas escolares e ao funcionamento da escola, práticas de controle e de relacionamento com os alunos e práticas de organização e seleção de conteúdos. |
id |
UNESP-7_07fbea8de68eea880d8fcaf40ed39427 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4510 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos da prática docente: formação do professor e processos de socializaçãoCultura escolar. Prática docente. Socialização do professor. Saberes docentes.Práticas PedagógicasEste artigo apresenta discussão sobre aspectos da prática pedagógica de professores, enfatizando aprendizagens realizadas em processos de socialização ocorridos na escola. Parte-se do conceito de prática docente formulado por Gimeno Sacristán (1999), ou seja, como expressão de conjunto de esquemas práticos que o professor mobiliza em sua ação, e que são adquiridos, entre outros aspectos, pela experiência. Também, utiliza-se o conceito de saberes docentes (TARDIF, 2002). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com dez professores do ensino fundamental I em duas escolas públicas estaduais paulistas. As análises permitem afirmar que parte considerável do ofício é aprendida na prática e são, no mais das vezes aprendizagens tácitas, ou seja, não ocorrem de forma intencional. Na pesquisa, destacaram-se aprendizagens de práticas relacionadas às rotinas escolares e ao funcionamento da escola, práticas de controle e de relacionamento com os alunos e práticas de organização e seleção de conteúdos.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4510Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 39 (2012); 38 - 55Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 39 (2012); 38 - 55Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 39 (2012); 38 - 551981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4510/4343Penna, Marieta Gouvêa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-15T19:17:02Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4510Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-05-15T19:17:02EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos da prática docente: formação do professor e processos de socialização |
title |
Aspectos da prática docente: formação do professor e processos de socialização |
spellingShingle |
Aspectos da prática docente: formação do professor e processos de socialização Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira Cultura escolar. Prática docente. Socialização do professor. Saberes docentes. Práticas Pedagógicas |
title_short |
Aspectos da prática docente: formação do professor e processos de socialização |
title_full |
Aspectos da prática docente: formação do professor e processos de socialização |
title_fullStr |
Aspectos da prática docente: formação do professor e processos de socialização |
title_full_unstemmed |
Aspectos da prática docente: formação do professor e processos de socialização |
title_sort |
Aspectos da prática docente: formação do professor e processos de socialização |
author |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira |
author_facet |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura escolar. Prática docente. Socialização do professor. Saberes docentes. Práticas Pedagógicas |
topic |
Cultura escolar. Prática docente. Socialização do professor. Saberes docentes. Práticas Pedagógicas |
description |
Este artigo apresenta discussão sobre aspectos da prática pedagógica de professores, enfatizando aprendizagens realizadas em processos de socialização ocorridos na escola. Parte-se do conceito de prática docente formulado por Gimeno Sacristán (1999), ou seja, como expressão de conjunto de esquemas práticos que o professor mobiliza em sua ação, e que são adquiridos, entre outros aspectos, pela experiência. Também, utiliza-se o conceito de saberes docentes (TARDIF, 2002). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com dez professores do ensino fundamental I em duas escolas públicas estaduais paulistas. As análises permitem afirmar que parte considerável do ofício é aprendida na prática e são, no mais das vezes aprendizagens tácitas, ou seja, não ocorrem de forma intencional. Na pesquisa, destacaram-se aprendizagens de práticas relacionadas às rotinas escolares e ao funcionamento da escola, práticas de controle e de relacionamento com os alunos e práticas de organização e seleção de conteúdos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4510 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4510/4343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 39 (2012); 38 - 55 Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 39 (2012); 38 - 55 Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 39 (2012); 38 - 55 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811420323840 |