A educação e a autonomia do professor: caminhos para a emancipação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1031 |
Resumo: | INTRODUÇÃO Assumir criticamente a política educacional numa concepção progressista significa canalizar a prática para a ação educativa de uma escola criativa, emancipada e democrática, onde as bases da luta pela cidadania e pela oportunidade de participação na sociedade através do seu envolvimento nas decisões econômicas, sociais e políticas. Analisando a questão da autonomia do professor vê-se que esta é uma forma de mostrar sua capacidade de homem livre, pensante e com capacidade de se auto-construir. A situação atual na escola pública ou particular, de maneira geral, não tem mostrado sinais de autonomia. Ao contrário, vemo-nos diante de uma escola com professores, alunos e pais cumprindo programas, aspectos burocráticos e decisões de outrem, num verdadeiro exemplo de heteronomia. Analisando a questão da autonomia do professor vemos casos em que a própria escola apresenta previsão de currículo com concepção progressista e que, muitas vezes, esta não é assimilada pelo professor, pois a ênfase que lhe foi oferecida na sua formação indicava para uma concepção tradicional, não-crítica e heterônoma: o professor termina por repetir em sala de aula a ênfase curricular de sua formação acadêmica.[...] Palavras-chave: Educação; Política educacional progressista; Autonomia do professor. |
id |
UFU-2_47e29589bc32f7522dd340801e1d8925 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1031 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação e a autonomia do professor: caminhos para a emancipaçãoEducaçãoPolítica educacional progressistaAutonomia do professorINTRODUÇÃO Assumir criticamente a política educacional numa concepção progressista significa canalizar a prática para a ação educativa de uma escola criativa, emancipada e democrática, onde as bases da luta pela cidadania e pela oportunidade de participação na sociedade através do seu envolvimento nas decisões econômicas, sociais e políticas. Analisando a questão da autonomia do professor vê-se que esta é uma forma de mostrar sua capacidade de homem livre, pensante e com capacidade de se auto-construir. A situação atual na escola pública ou particular, de maneira geral, não tem mostrado sinais de autonomia. Ao contrário, vemo-nos diante de uma escola com professores, alunos e pais cumprindo programas, aspectos burocráticos e decisões de outrem, num verdadeiro exemplo de heteronomia. Analisando a questão da autonomia do professor vemos casos em que a própria escola apresenta previsão de currículo com concepção progressista e que, muitas vezes, esta não é assimilada pelo professor, pois a ênfase que lhe foi oferecida na sua formação indicava para uma concepção tradicional, não-crítica e heterônoma: o professor termina por repetir em sala de aula a ênfase curricular de sua formação acadêmica.[...] Palavras-chave: Educação; Política educacional progressista; Autonomia do professor.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/103110.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1031Educação e Filosofia; v. 8 n. 16 (1994): v.8 n.16 jul./dez. 1994; 159-1721982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1031/936Copyright (c) 2016 Edson Roberto Oaigenhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOaigen, Edson Roberto2023-07-03T12:58:54Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1031Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-03T12:58:54Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação e a autonomia do professor: caminhos para a emancipação |
title |
A educação e a autonomia do professor: caminhos para a emancipação |
spellingShingle |
A educação e a autonomia do professor: caminhos para a emancipação Oaigen, Edson Roberto Educação Política educacional progressista Autonomia do professor |
title_short |
A educação e a autonomia do professor: caminhos para a emancipação |
title_full |
A educação e a autonomia do professor: caminhos para a emancipação |
title_fullStr |
A educação e a autonomia do professor: caminhos para a emancipação |
title_full_unstemmed |
A educação e a autonomia do professor: caminhos para a emancipação |
title_sort |
A educação e a autonomia do professor: caminhos para a emancipação |
author |
Oaigen, Edson Roberto |
author_facet |
Oaigen, Edson Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oaigen, Edson Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Política educacional progressista Autonomia do professor |
topic |
Educação Política educacional progressista Autonomia do professor |
description |
INTRODUÇÃO Assumir criticamente a política educacional numa concepção progressista significa canalizar a prática para a ação educativa de uma escola criativa, emancipada e democrática, onde as bases da luta pela cidadania e pela oportunidade de participação na sociedade através do seu envolvimento nas decisões econômicas, sociais e políticas. Analisando a questão da autonomia do professor vê-se que esta é uma forma de mostrar sua capacidade de homem livre, pensante e com capacidade de se auto-construir. A situação atual na escola pública ou particular, de maneira geral, não tem mostrado sinais de autonomia. Ao contrário, vemo-nos diante de uma escola com professores, alunos e pais cumprindo programas, aspectos burocráticos e decisões de outrem, num verdadeiro exemplo de heteronomia. Analisando a questão da autonomia do professor vemos casos em que a própria escola apresenta previsão de currículo com concepção progressista e que, muitas vezes, esta não é assimilada pelo professor, pois a ênfase que lhe foi oferecida na sua formação indicava para uma concepção tradicional, não-crítica e heterônoma: o professor termina por repetir em sala de aula a ênfase curricular de sua formação acadêmica.[...] Palavras-chave: Educação; Política educacional progressista; Autonomia do professor. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1031 10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1031 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1031 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1031/936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Edson Roberto Oaigen http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Edson Roberto Oaigen http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 8 n. 16 (1994): v.8 n.16 jul./dez. 1994; 159-172 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232698417152 |