The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanzuita, Alexandre
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Garanhani, Marynelma Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582
Resumo: A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação O presente artigo nasce na necessidade em sistematizar a discussão do Seminário de Estudos: "Michel Serres: relações entre corpo, conhecimento e educação" realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Um dos requisitos para conclusão do estágio pós-doutoral em Educação, no ano de 2017. Para isto, mobilizou-se um esforço em interpretar três obras de Michel Serres, no que tange as relações entre corpo, conhecimento e educação, sendo que o método comparatista do autor, em questão, provoca a comunicação entre os conceitos anunciados, de maneira misturada, mesclada, zebrada, conforme a linguagem que ele utiliza. Em síntese, Michel Serres considera o corpo como suporte do saber e da invenção. E o conhecimento que se produz na educação como mestiçagem. Palavras-chave: Michel Serres; Corpo; Conhecimento; Educação; Mestiçagem.  The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education Abstract: This article born of the need for systematize of a discussion in the Seminar on Studies: "Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education", performed on as part of the Postgraduation Program in Education of the UFPR. A course conclusion requirement of the postdoctorate practical training placement in Education, in the year 2017. For this, an effort was made to interpret in the three works of Michel Serres, in reference of the relationships between the body, knowledge and education, being that the comparatist method, this author, causes the communication between the concepts announced in a mixed, blended, intermingled way, according to the language Serres uses. In summary, Michel Serres to consider the body as support for knowledge and invention. And knowledge that occurs in the education as intermingled. Keywords: Michel Serres; Body; Knowledge; Education; Intermingled. La filosofía mestiza de Michel Serres: relaciones entre el cuerpo, conocimiento y educación Resumen: El presente artículo nace en la necesidad de sistematizar la discusión del Seminario de Estudios: "Michel Serres: relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación" realizado en el Programa de Postgrado en Educación de la UFPR. Uno de los requisitos para conclusión de prácticas post-doctorales en Educación, en el año 2017. Para ello, se movilizó un esfuerzo en interpretar tres obras de Michel Serres, en lo que se refiere a las relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación, siendo que el método comparatista del autor, en cuestión, que provoca la comunicación entre los conceptos anunciados, de manera mixto, mezclada, cebrada, según el lenguaje que Serres utiliza. En síntesis, Michel Serres considera el cuerpo como soporte del saber y de la invención. Y el conocimiento que se produce en la educación como mestizaje. Palabras-clave: Michel Serres; Cuerpo; Conocimiento; Educación; Mestizaje. Data de registro: 01/04/2018 Data de aceite: 20/06/2018
id UFU-2_49b0b635f5eb2f00375c5cd3627947f5
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41582
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and educationLa filosofía mestiza de Michel Serres: relaciones entre el cuerpo, conocimiento y educaciónA filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educaçãoMichel SerresCorpoConhecimentoEducaçãoMestiçagemA filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação O presente artigo nasce na necessidade em sistematizar a discussão do Seminário de Estudos: "Michel Serres: relações entre corpo, conhecimento e educação" realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Um dos requisitos para conclusão do estágio pós-doutoral em Educação, no ano de 2017. Para isto, mobilizou-se um esforço em interpretar três obras de Michel Serres, no que tange as relações entre corpo, conhecimento e educação, sendo que o método comparatista do autor, em questão, provoca a comunicação entre os conceitos anunciados, de maneira misturada, mesclada, zebrada, conforme a linguagem que ele utiliza. Em síntese, Michel Serres considera o corpo como suporte do saber e da invenção. E o conhecimento que se produz na educação como mestiçagem. Palavras-chave: Michel Serres; Corpo; Conhecimento; Educação; Mestiçagem.  The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education Abstract: This article born of the need for systematize of a discussion in the Seminar on Studies: "Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education", performed on as part of the Postgraduation Program in Education of the UFPR. A course conclusion requirement of the postdoctorate practical training placement in Education, in the year 2017. For this, an effort was made to interpret in the three works of Michel Serres, in reference of the relationships between the body, knowledge and education, being that the comparatist method, this author, causes the communication between the concepts announced in a mixed, blended, intermingled way, according to the language Serres uses. In summary, Michel Serres to consider the body as support for knowledge and invention. And knowledge that occurs in the education as intermingled. Keywords: Michel Serres; Body; Knowledge; Education; Intermingled. La filosofía mestiza de Michel Serres: relaciones entre el cuerpo, conocimiento y educación Resumen: El presente artículo nace en la necesidad de sistematizar la discusión del Seminario de Estudios: "Michel Serres: relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación" realizado en el Programa de Postgrado en Educación de la UFPR. Uno de los requisitos para conclusión de prácticas post-doctorales en Educación, en el año 2017. Para ello, se movilizó un esfuerzo en interpretar tres obras de Michel Serres, en lo que se refiere a las relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación, siendo que el método comparatista del autor, en cuestión, que provoca la comunicación entre los conceptos anunciados, de manera mixto, mezclada, cebrada, según el lenguaje que Serres utiliza. En síntesis, Michel Serres considera el cuerpo como soporte del saber y de la invención. Y el conocimiento que se produce en la educación como mestizaje. Palabras-clave: Michel Serres; Cuerpo; Conocimiento; Educación; Mestizaje. Data de registro: 01/04/2018 Data de aceite: 20/06/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4158210.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-05Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 1051-10731982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582/38085https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582/38086Copyright (c) 2018 Alexandre Vanzuita, Marynelma Camargo Garanhanihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVanzuita, AlexandreGaranhani, Marynelma Camargo2024-02-19T18:38:03Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41582Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-19T18:38:03Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education
La filosofía mestiza de Michel Serres: relaciones entre el cuerpo, conocimiento y educación
A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação
title The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education
spellingShingle The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education
Vanzuita, Alexandre
Michel Serres
Corpo
Conhecimento
Educação
Mestiçagem
title_short The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education
title_full The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education
title_fullStr The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education
title_full_unstemmed The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education
title_sort The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education
author Vanzuita, Alexandre
author_facet Vanzuita, Alexandre
Garanhani, Marynelma Camargo
author_role author
author2 Garanhani, Marynelma Camargo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanzuita, Alexandre
Garanhani, Marynelma Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Michel Serres
Corpo
Conhecimento
Educação
Mestiçagem
topic Michel Serres
Corpo
Conhecimento
Educação
Mestiçagem
description A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre o corpo, conhecimento e educação O presente artigo nasce na necessidade em sistematizar a discussão do Seminário de Estudos: "Michel Serres: relações entre corpo, conhecimento e educação" realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Um dos requisitos para conclusão do estágio pós-doutoral em Educação, no ano de 2017. Para isto, mobilizou-se um esforço em interpretar três obras de Michel Serres, no que tange as relações entre corpo, conhecimento e educação, sendo que o método comparatista do autor, em questão, provoca a comunicação entre os conceitos anunciados, de maneira misturada, mesclada, zebrada, conforme a linguagem que ele utiliza. Em síntese, Michel Serres considera o corpo como suporte do saber e da invenção. E o conhecimento que se produz na educação como mestiçagem. Palavras-chave: Michel Serres; Corpo; Conhecimento; Educação; Mestiçagem.  The mestizo philosophy of Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education Abstract: This article born of the need for systematize of a discussion in the Seminar on Studies: "Michel Serres: relationships between the body, knowledge and education", performed on as part of the Postgraduation Program in Education of the UFPR. A course conclusion requirement of the postdoctorate practical training placement in Education, in the year 2017. For this, an effort was made to interpret in the three works of Michel Serres, in reference of the relationships between the body, knowledge and education, being that the comparatist method, this author, causes the communication between the concepts announced in a mixed, blended, intermingled way, according to the language Serres uses. In summary, Michel Serres to consider the body as support for knowledge and invention. And knowledge that occurs in the education as intermingled. Keywords: Michel Serres; Body; Knowledge; Education; Intermingled. La filosofía mestiza de Michel Serres: relaciones entre el cuerpo, conocimiento y educación Resumen: El presente artículo nace en la necesidad de sistematizar la discusión del Seminario de Estudios: "Michel Serres: relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación" realizado en el Programa de Postgrado en Educación de la UFPR. Uno de los requisitos para conclusión de prácticas post-doctorales en Educación, en el año 2017. Para ello, se movilizó un esfuerzo en interpretar tres obras de Michel Serres, en lo que se refiere a las relaciones entre cuerpo, conocimiento y educación, siendo que el método comparatista del autor, en cuestión, que provoca la comunicación entre los conceptos anunciados, de manera mixto, mezclada, cebrada, según el lenguaje que Serres utiliza. En síntesis, Michel Serres considera el cuerpo como soporte del saber y de la invención. Y el conocimiento que se produce en la educación como mestizaje. Palabras-clave: Michel Serres; Cuerpo; Conocimiento; Educación; Mestizaje. Data de registro: 01/04/2018 Data de aceite: 20/06/2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-05
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-05
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582/38085
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41582/38086
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Alexandre Vanzuita, Marynelma Camargo Garanhani
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Alexandre Vanzuita, Marynelma Camargo Garanhani
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 1051-1073
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166629199872