A ESCRITA DA HISTÓRIA E OS CONTEÚDOS ENSINADOS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cainelli, Marlene
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/7666
Resumo: Trabalhar questões relativas ao ensino de história e a história da educação na educação básica está relacionado historicamente à seleção de conteúdos para ensinar história. Entre os principais fundamentos deste olhar historiográfico para o ensino de história está a importância do pensamento histórico para este processo. Autores como Rusen (1998, 2001) Lee (2001, 2006) e Schmidt (2009) argumentam que para se investigar a aprendizagem histórica é preciso ter como referência teórica e metodológica a ciência da História. Nesta pesquisa que realizamos pretendemos discutir como os conteúdos da história ensinada são determinados e postos em pratica em sala de aula. A seleção e definição de conteúdos escolares pressupõem uma determinada concepção de história além das demandas relacionadas aos poderes constituídos, nesse sentido definir o que se ensina na disciplina de história caracteriza-se por disputas em torno da memória, constituição da nação e de seus sujeitos.ReferênciasBARCA, I. Concepções de adolescentes sobre múltiplas explicações em História. In. ______. (Org.). Perspectivas em Educação Histórica. Actas das Primeiras Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Universidade do Minho, p. 29-44, 2001.______. Investigação em Educação Histórica: fundamentos, percursos e perspectivas. In. OLIVEIRA, M.; CAINELLI, M.; OLIVEIRA, A. (Org.). Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: EdUFRN, 2008, p. 23-33.BEZERRA, H. G. Conceitos básicos: Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In: Karnal , L. (Org.). História na sala de aula práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003, p. 37-49.BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.BORNE, D. Comunidade de Memória e rigor crítico. In: BOUTIER, J.; JULIA, D. (Org.). Passados Recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: UFRJ; FGV, 1998, p. 133 a 144.CAINELLI, M.; OLIVEIRA, S. Entre o conhecimento histórico e o saber escolar: uma reflexão sobre o livro didático de História para as séries iniciais. In: OLIVEIRA, M. Dias; STAMATTO, M. I. S. (Org.). O livro didático de História: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007, p. 89- 98.COOPER, H. O pensamento histórico das crianças. In: Barca , I. (Org.). Para uma Educação Histórica de Qualidade. Actas das IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Universidade do Minho, p. 55-76, 2004.CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004.GAGO, M. Uso(s) e "utilidades" da narrativa histórica na aula: um olhar de professores acerca da aprendizagem dos estudantes. In: BARCA, Isabel; SCHMIDT, M. A. (Org.). Aprender História: perspectivas da educação Histórica. Ijuí: Unijuí, 2009, p. 175-196.GONÇALVES, M. de A. História local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: MONTEIRO, Ana Maria et al. (Org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X; Faperj, 2007, p. 175- 186.GRENDHEL, M. T. De como a didatização separa a aprendizagem histórica do seu objeto: um estudo a partir da analise de cadernos escolares. 2009. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.HOBSBAWN, Eric. Sobre a História. Companhia das Letras, 1998.LEE, P. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: Barca , I. (Org.). Perspectivas em Educação Histórica. Actas das Primeiras Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Universidade do Minho, p. 13-29, 2001.NADAI , E.; Lagoa , A. História: O bonde que a escola perdeu. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, n. 53, p. 16, Nov.1991.OLIVEIRA, S. R. F. de. O ensino de História nas séries iniciais: cruzando as fronteiras entre a História e a Pedagogia. História & Ensino: Revista do Laboratório de Ensino de História. Londrina, v. 9, p. 259-272, 2003.RUSEN, J. Razão Histórica: teoria da história:fundamentos da ciência Histórica. Editora Universidade de Brasília, 2001.______. Studies in metahistory. Tradução de Marcio E. Gonçalves. Pretoria: Human Sciences Research Council, 1993.SCHMIDT, M. A. O ensino de História e os desafios da formação da consciência histórica. In. MONTEIRO, Ana Maria. et. al. (Org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2007, p. 187-198.______. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é esta? In: BARCA, I.; SCHMIDT, M. A. (Org.). Aprender História: perspectivas da educação Histórica. Ijuí: Editora Unijuíi, 2009, p. 21- 51.Data de registro: 18/03/2010Data de aceite: 16/02/2011
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A seleção e definição de conteúdos escolares pressupõem uma determinada concepção de história além das demandas relacionadas aos poderes constituídos, nesse sentido definir o que se ensina na disciplina de história caracteriza-se por disputas em torno da memória, constituição da nação e de seus sujeitos.ReferênciasBARCA, I. Concepções de adolescentes sobre múltiplas explicações em História. In. ______. (Org.). Perspectivas em Educação Histórica. Actas das Primeiras Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Universidade do Minho, p. 29-44, 2001.______. Investigação em Educação Histórica: fundamentos, percursos e perspectivas. In. OLIVEIRA, M.; CAINELLI, M.; OLIVEIRA, A. (Org.). Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: EdUFRN, 2008, p. 23-33.BEZERRA, H. G. Conceitos básicos: Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In: Karnal , L. (Org.). História na sala de aula práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003, p. 37-49.BITTENCOURT, C. M. F. 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