História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sônia Tereza da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/954
Resumo: Esta dissertação se propõe apresentar a História da Educação dentro do contexto de Historiografia mostrando as diferentes análises que envolvem a questão da História e Historiografia para se chegar a uma reflexão sobre o seu ensino, no âmbito dos cursos de formação das escolas públicas e particulares de Uberlândia. O seu início remete à compreensão da dimensão e amplitude do sentido da História e sua relação com a Historiografia. O segundo momento caminha para o ensino, verificando a disciplina História da Educação nos cursos que forma os professores que atuarão nas instituições escolares tanto no ensino fundamental e médio, quanto no ensino superior. A conclusão, apresenta dentre os diferentes caminhos teóricos e metodológicos que fundamentam os diversos modelos de Historiografia, uma outra proposta de Historiografia da Educação Brasileira que não esteja voltada apenas à História do Ensino, mas que possa servir de compreensão, análise e crítica em favor de uma concepção das sociedades humanas como estruturas globais e históricas onde a educação e constitui junto ao processo social. Palavras-chave: História da educação; Questão da História e Historiografia; Escolas públicas e particulares de Uberlândia.
id UFU-2_502455da40b4b73ed99bdd1547b38aad
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/954
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentesHistória da educaçãoQuestão da História e HistoriografiaEscolas públicas e particulares de UberlândiaEsta dissertação se propõe apresentar a História da Educação dentro do contexto de Historiografia mostrando as diferentes análises que envolvem a questão da História e Historiografia para se chegar a uma reflexão sobre o seu ensino, no âmbito dos cursos de formação das escolas públicas e particulares de Uberlândia. O seu início remete à compreensão da dimensão e amplitude do sentido da História e sua relação com a Historiografia. O segundo momento caminha para o ensino, verificando a disciplina História da Educação nos cursos que forma os professores que atuarão nas instituições escolares tanto no ensino fundamental e médio, quanto no ensino superior. A conclusão, apresenta dentre os diferentes caminhos teóricos e metodológicos que fundamentam os diversos modelos de Historiografia, uma outra proposta de Historiografia da Educação Brasileira que não esteja voltada apenas à História do Ensino, mas que possa servir de compreensão, análise e crítica em favor de uma concepção das sociedades humanas como estruturas globais e históricas onde a educação e constitui junto ao processo social. Palavras-chave: História da educação; Questão da História e Historiografia; Escolas públicas e particulares de Uberlândia.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/954Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 2921982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/954/865Copyright (c) 2016 Sônia Tereza da Silva Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Sônia Tereza da Silva2022-11-18T16:55:04Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/954Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-18T16:55:04Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes
title História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes
spellingShingle História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes
Ribeiro, Sônia Tereza da Silva
História da educação
Questão da História e Historiografia
Escolas públicas e particulares de Uberlândia
title_short História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes
title_full História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes
title_fullStr História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes
title_full_unstemmed História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes
title_sort História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes
author Ribeiro, Sônia Tereza da Silva
author_facet Ribeiro, Sônia Tereza da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sônia Tereza da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Questão da História e Historiografia
Escolas públicas e particulares de Uberlândia
topic História da educação
Questão da História e Historiografia
Escolas públicas e particulares de Uberlândia
description Esta dissertação se propõe apresentar a História da Educação dentro do contexto de Historiografia mostrando as diferentes análises que envolvem a questão da História e Historiografia para se chegar a uma reflexão sobre o seu ensino, no âmbito dos cursos de formação das escolas públicas e particulares de Uberlândia. O seu início remete à compreensão da dimensão e amplitude do sentido da História e sua relação com a Historiografia. O segundo momento caminha para o ensino, verificando a disciplina História da Educação nos cursos que forma os professores que atuarão nas instituições escolares tanto no ensino fundamental e médio, quanto no ensino superior. A conclusão, apresenta dentre os diferentes caminhos teóricos e metodológicos que fundamentam os diversos modelos de Historiografia, uma outra proposta de Historiografia da Educação Brasileira que não esteja voltada apenas à História do Ensino, mas que possa servir de compreensão, análise e crítica em favor de uma concepção das sociedades humanas como estruturas globais e históricas onde a educação e constitui junto ao processo social. Palavras-chave: História da educação; Questão da História e Historiografia; Escolas públicas e particulares de Uberlândia.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/954
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/954/865
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Sônia Tereza da Silva Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Sônia Tereza da Silva Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 292
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232221315072