História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/954 |
Resumo: | Esta dissertação se propõe apresentar a História da Educação dentro do contexto de Historiografia mostrando as diferentes análises que envolvem a questão da História e Historiografia para se chegar a uma reflexão sobre o seu ensino, no âmbito dos cursos de formação das escolas públicas e particulares de Uberlândia. O seu início remete à compreensão da dimensão e amplitude do sentido da História e sua relação com a Historiografia. O segundo momento caminha para o ensino, verificando a disciplina História da Educação nos cursos que forma os professores que atuarão nas instituições escolares tanto no ensino fundamental e médio, quanto no ensino superior. A conclusão, apresenta dentre os diferentes caminhos teóricos e metodológicos que fundamentam os diversos modelos de Historiografia, uma outra proposta de Historiografia da Educação Brasileira que não esteja voltada apenas à História do Ensino, mas que possa servir de compreensão, análise e crítica em favor de uma concepção das sociedades humanas como estruturas globais e históricas onde a educação e constitui junto ao processo social. Palavras-chave: História da educação; Questão da História e Historiografia; Escolas públicas e particulares de Uberlândia. |
id |
UFU-2_502455da40b4b73ed99bdd1547b38aad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/954 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentesHistória da educaçãoQuestão da História e HistoriografiaEscolas públicas e particulares de UberlândiaEsta dissertação se propõe apresentar a História da Educação dentro do contexto de Historiografia mostrando as diferentes análises que envolvem a questão da História e Historiografia para se chegar a uma reflexão sobre o seu ensino, no âmbito dos cursos de formação das escolas públicas e particulares de Uberlândia. O seu início remete à compreensão da dimensão e amplitude do sentido da História e sua relação com a Historiografia. O segundo momento caminha para o ensino, verificando a disciplina História da Educação nos cursos que forma os professores que atuarão nas instituições escolares tanto no ensino fundamental e médio, quanto no ensino superior. A conclusão, apresenta dentre os diferentes caminhos teóricos e metodológicos que fundamentam os diversos modelos de Historiografia, uma outra proposta de Historiografia da Educação Brasileira que não esteja voltada apenas à História do Ensino, mas que possa servir de compreensão, análise e crítica em favor de uma concepção das sociedades humanas como estruturas globais e históricas onde a educação e constitui junto ao processo social. Palavras-chave: História da educação; Questão da História e Historiografia; Escolas públicas e particulares de Uberlândia.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/954Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 2921982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/954/865Copyright (c) 2016 Sônia Tereza da Silva Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Sônia Tereza da Silva2022-11-18T16:55:04Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/954Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-18T16:55:04Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes |
title |
História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes |
spellingShingle |
História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes Ribeiro, Sônia Tereza da Silva História da educação Questão da História e Historiografia Escolas públicas e particulares de Uberlândia |
title_short |
História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes |
title_full |
História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes |
title_fullStr |
História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes |
title_full_unstemmed |
História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes |
title_sort |
História da educação ou do ensino? : Uma análise da disciplina nos cursos de formação de docentes |
author |
Ribeiro, Sônia Tereza da Silva |
author_facet |
Ribeiro, Sônia Tereza da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Sônia Tereza da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação Questão da História e Historiografia Escolas públicas e particulares de Uberlândia |
topic |
História da educação Questão da História e Historiografia Escolas públicas e particulares de Uberlândia |
description |
Esta dissertação se propõe apresentar a História da Educação dentro do contexto de Historiografia mostrando as diferentes análises que envolvem a questão da História e Historiografia para se chegar a uma reflexão sobre o seu ensino, no âmbito dos cursos de formação das escolas públicas e particulares de Uberlândia. O seu início remete à compreensão da dimensão e amplitude do sentido da História e sua relação com a Historiografia. O segundo momento caminha para o ensino, verificando a disciplina História da Educação nos cursos que forma os professores que atuarão nas instituições escolares tanto no ensino fundamental e médio, quanto no ensino superior. A conclusão, apresenta dentre os diferentes caminhos teóricos e metodológicos que fundamentam os diversos modelos de Historiografia, uma outra proposta de Historiografia da Educação Brasileira que não esteja voltada apenas à História do Ensino, mas que possa servir de compreensão, análise e crítica em favor de uma concepção das sociedades humanas como estruturas globais e históricas onde a educação e constitui junto ao processo social. Palavras-chave: História da educação; Questão da História e Historiografia; Escolas públicas e particulares de Uberlândia. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/954 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/954/865 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sônia Tereza da Silva Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sônia Tereza da Silva Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 292 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232221315072 |