Filosofia e Filosofia da Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2068 |
Resumo: | Existe um enfoque filosófico da educação, responsável por um discurso correspondente, que tem sua especificidade própria. É sobre essa especificidade que pretendo refletir. A questão não é simples, porque não há acordo, hoje, sequer, sobre o que seja filosofia. Para muitos, a filosofia é etapa superada, na história da cultura humana. Não se pode mais pedir, a ela, soluções de caráter seguro. A ciência a substituiu, definitivamente. Outros atribuem um lugar à filosofia, como saber humano, mas restringem sua função à crítica do conhecimento, em geral, ou à crítica dos conhecimentos concretos existentes. A filosofia torna-se uma epistemologia ou, até, restringe-se a uma simples questão de análise da linguagem, com função catártica. Sou daqueles que continuam reconhecendo à filosofia a função que ela se atribuiu, desde as mais remotas origens, no mundo helênico: pensar radicalmente a totalidade, a fim de dar ao homem uma visão de conjunto, racional, crítica e unitária. [...] Palavras-chave: Filosofia; Filosofia da educação; Ciência. |
id |
UFU-2_5519420dd180ec4c3cb2204bd74c964c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2068 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Filosofia e Filosofia da EducaçãoFilosofiaFilosofia da educaçãoCiênciaExiste um enfoque filosófico da educação, responsável por um discurso correspondente, que tem sua especificidade própria. É sobre essa especificidade que pretendo refletir. A questão não é simples, porque não há acordo, hoje, sequer, sobre o que seja filosofia. Para muitos, a filosofia é etapa superada, na história da cultura humana. Não se pode mais pedir, a ela, soluções de caráter seguro. A ciência a substituiu, definitivamente. Outros atribuem um lugar à filosofia, como saber humano, mas restringem sua função à crítica do conhecimento, em geral, ou à crítica dos conhecimentos concretos existentes. A filosofia torna-se uma epistemologia ou, até, restringe-se a uma simples questão de análise da linguagem, com função catártica. Sou daqueles que continuam reconhecendo à filosofia a função que ela se atribuiu, desde as mais remotas origens, no mundo helênico: pensar radicalmente a totalidade, a fim de dar ao homem uma visão de conjunto, racional, crítica e unitária. [...] Palavras-chave: Filosofia; Filosofia da educação; Ciência.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/206810.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2068Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 15-241982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2068/1703Copyright (c) 2016 Tiago Adão Larahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLara, Tiago Adão2022-10-14T13:42:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2068Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-14T13:42:52Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filosofia e Filosofia da Educação |
title |
Filosofia e Filosofia da Educação |
spellingShingle |
Filosofia e Filosofia da Educação Lara, Tiago Adão Filosofia Filosofia da educação Ciência |
title_short |
Filosofia e Filosofia da Educação |
title_full |
Filosofia e Filosofia da Educação |
title_fullStr |
Filosofia e Filosofia da Educação |
title_full_unstemmed |
Filosofia e Filosofia da Educação |
title_sort |
Filosofia e Filosofia da Educação |
author |
Lara, Tiago Adão |
author_facet |
Lara, Tiago Adão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara, Tiago Adão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Filosofia da educação Ciência |
topic |
Filosofia Filosofia da educação Ciência |
description |
Existe um enfoque filosófico da educação, responsável por um discurso correspondente, que tem sua especificidade própria. É sobre essa especificidade que pretendo refletir. A questão não é simples, porque não há acordo, hoje, sequer, sobre o que seja filosofia. Para muitos, a filosofia é etapa superada, na história da cultura humana. Não se pode mais pedir, a ela, soluções de caráter seguro. A ciência a substituiu, definitivamente. Outros atribuem um lugar à filosofia, como saber humano, mas restringem sua função à crítica do conhecimento, em geral, ou à crítica dos conhecimentos concretos existentes. A filosofia torna-se uma epistemologia ou, até, restringe-se a uma simples questão de análise da linguagem, com função catártica. Sou daqueles que continuam reconhecendo à filosofia a função que ela se atribuiu, desde as mais remotas origens, no mundo helênico: pensar radicalmente a totalidade, a fim de dar ao homem uma visão de conjunto, racional, crítica e unitária. [...] Palavras-chave: Filosofia; Filosofia da educação; Ciência. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2068 10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2068 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2068 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2068/1703 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Tiago Adão Lara http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Tiago Adão Lara http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 15-24 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355382864773120 |