O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=58 http://hdl.handle.net/11449/109314 |
Resumo: | Este livro analisa o tema do ensino da filosofia e discute o problema do ofício do filósofo quando sua tarefa é ensinar a filosofia. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o ensino da filosofia no Brasil e da leitura de autores clássicos (Kant e Hegel), o autor encontra certa ressonância do seu problema na literatura sobre o assunto, expressa em três indagações: a importância, o conteúdo e o método para se ensinar a filosofia. Para propor outra maneira de encaminhar o questionamento, ele recorre ainda a Gilles Deleuze, Michel Foucault, Walter Benjamin e Jacques Rancière. Trata-se de um tema de grande atualidade para as ciências humanas |
id |
UNSP_83839f1c25b6f56991ab99c4fc4319c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109314 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?Educação - FilosofiaFilosofiaEste livro analisa o tema do ensino da filosofia e discute o problema do ofício do filósofo quando sua tarefa é ensinar a filosofia. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o ensino da filosofia no Brasil e da leitura de autores clássicos (Kant e Hegel), o autor encontra certa ressonância do seu problema na literatura sobre o assunto, expressa em três indagações: a importância, o conteúdo e o método para se ensinar a filosofia. Para propor outra maneira de encaminhar o questionamento, ele recorre ainda a Gilles Deleuze, Michel Foucault, Walter Benjamin e Jacques Rancière. Trata-se de um tema de grande atualidade para as ciências humanasCultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]2014-09-03T17:52:36Z2014-09-03T17:52:36Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/epub+zipapplication/pdfhttp://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=58GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788598605951.9788598605951http://hdl.handle.net/11449/109314000600814ISBN9788598605951.pdfISBN9788598605951.epub33004110040P571332312556876850000-0003-1532-3243Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144885info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:18:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109314Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:18:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? |
title |
O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? |
spellingShingle |
O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP] Educação - Filosofia Filosofia |
title_short |
O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? |
title_full |
O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? |
title_fullStr |
O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? |
title_full_unstemmed |
O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? |
title_sort |
O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? |
author |
Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP] |
author_facet |
Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Filosofia Filosofia |
topic |
Educação - Filosofia Filosofia |
description |
Este livro analisa o tema do ensino da filosofia e discute o problema do ofício do filósofo quando sua tarefa é ensinar a filosofia. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o ensino da filosofia no Brasil e da leitura de autores clássicos (Kant e Hegel), o autor encontra certa ressonância do seu problema na literatura sobre o assunto, expressa em três indagações: a importância, o conteúdo e o método para se ensinar a filosofia. Para propor outra maneira de encaminhar o questionamento, ele recorre ainda a Gilles Deleuze, Michel Foucault, Walter Benjamin e Jacques Rancière. Trata-se de um tema de grande atualidade para as ciências humanas |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2014-09-03T17:52:36Z 2014-09-03T17:52:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=58 GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788598605951. 9788598605951 http://hdl.handle.net/11449/109314 000600814 ISBN9788598605951.pdf ISBN9788598605951.epub 33004110040P5 7133231255687685 0000-0003-1532-3243 |
url |
http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=58 http://hdl.handle.net/11449/109314 |
identifier_str_mv |
GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788598605951. 9788598605951 000600814 ISBN9788598605951.pdf ISBN9788598605951.epub 33004110040P5 7133231255687685 0000-0003-1532-3243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Digital (UNESP) http://hdl.handle.net/11449/144885 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/epub+zip application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128160048349184 |