O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=58
http://hdl.handle.net/11449/109314
Resumo: Este livro analisa o tema do ensino da filosofia e discute o problema do ofício do filósofo quando sua tarefa é ensinar a filosofia. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o ensino da filosofia no Brasil e da leitura de autores clássicos (Kant e Hegel), o autor encontra certa ressonância do seu problema na literatura sobre o assunto, expressa em três indagações: a importância, o conteúdo e o método para se ensinar a filosofia. Para propor outra maneira de encaminhar o questionamento, ele recorre ainda a Gilles Deleuze, Michel Foucault, Walter Benjamin e Jacques Rancière. Trata-se de um tema de grande atualidade para as ciências humanas
id UNSP_83839f1c25b6f56991ab99c4fc4319c0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109314
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?Educação - FilosofiaFilosofiaEste livro analisa o tema do ensino da filosofia e discute o problema do ofício do filósofo quando sua tarefa é ensinar a filosofia. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o ensino da filosofia no Brasil e da leitura de autores clássicos (Kant e Hegel), o autor encontra certa ressonância do seu problema na literatura sobre o assunto, expressa em três indagações: a importância, o conteúdo e o método para se ensinar a filosofia. Para propor outra maneira de encaminhar o questionamento, ele recorre ainda a Gilles Deleuze, Michel Foucault, Walter Benjamin e Jacques Rancière. Trata-se de um tema de grande atualidade para as ciências humanasCultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]2014-09-03T17:52:36Z2014-09-03T17:52:36Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/epub+zipapplication/pdfhttp://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=58GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788598605951.9788598605951http://hdl.handle.net/11449/109314000600814ISBN9788598605951.pdfISBN9788598605951.epub33004110040P571332312556876850000-0003-1532-3243Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144885info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:18:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109314Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:18:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?
title O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?
spellingShingle O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?
Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
Educação - Filosofia
Filosofia
title_short O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?
title_full O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?
title_fullStr O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?
title_full_unstemmed O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?
title_sort O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?
author Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
author_facet Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Filosofia
Filosofia
topic Educação - Filosofia
Filosofia
description Este livro analisa o tema do ensino da filosofia e discute o problema do ofício do filósofo quando sua tarefa é ensinar a filosofia. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o ensino da filosofia no Brasil e da leitura de autores clássicos (Kant e Hegel), o autor encontra certa ressonância do seu problema na literatura sobre o assunto, expressa em três indagações: a importância, o conteúdo e o método para se ensinar a filosofia. Para propor outra maneira de encaminhar o questionamento, ele recorre ainda a Gilles Deleuze, Michel Foucault, Walter Benjamin e Jacques Rancière. Trata-se de um tema de grande atualidade para as ciências humanas
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2014-09-03T17:52:36Z
2014-09-03T17:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=58
GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788598605951.
9788598605951
http://hdl.handle.net/11449/109314
000600814
ISBN9788598605951.pdf
ISBN9788598605951.epub
33004110040P5
7133231255687685
0000-0003-1532-3243
url http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=58
http://hdl.handle.net/11449/109314
identifier_str_mv GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788598605951.
9788598605951
000600814
ISBN9788598605951.pdf
ISBN9788598605951.epub
33004110040P5
7133231255687685
0000-0003-1532-3243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
http://hdl.handle.net/11449/144885
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/epub+zip
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128160048349184