Abordagem quanti-qualitativa: : superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Kellcia Rezende
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kerbauy, Maria Teresa Miceli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099
Resumo: Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação Resumo: Uma das grandes discussões que tem sido alvo de constantes debates acadêmicos nas ciências humanas, concernente aos estudos sobre metodologia científica, é a predominância da abordagem qualitativa sob a quantitativa. Considerando tal realidade, o objetivo deste estudo consiste em analisar a abordagem de pesquisa quanti-qualitativa, dando ênfase a suas aplicações no campo educacional. O trabalho apresenta as diferenciações entre as abordagens quantitativa e qualitativa e, posteriormente, a análise do debate da literatura da área, que defende a convergência de ambas as abordagens como alternativa a ser seguida nas ciências humanas, superando a dicotomia quantitativa-qualitativa. Esta defesa se pauta no entendimento que o qualitativo e o quantitativo se complementam e podem ser utilizados em conjunto nas pesquisas, possibilitando melhor contribuição para compreender os fenômenos educacionais investigados, que a cada vez mais se apresentam a partir de múltiplas facetas.Palavras-chave: Metodologia de pesquisa; Pesquisa educacional; Qualitativo; Quantitativo; Quanti-qualitativo. Quanti-qualitative approach: quantitative-qualitative dicotamyary survey in research in education Abstract: One of the large discussions that have been the target of constant academic debates in the humanities, concerning the study of scientific methodology, is the predominance of the qualitative approach under the quantitative. Considering this fact, the aim of this study is to analyze the quanti-qualitative approach, emphasizing their applications in the educational field. The paper presents the differences between quantitative and qualitative approaches and then the analysis of the debate of the literature of the area, which advocates the convergence of both approaches as an alternative to be followed in the human sciences, exceeding the quantitative-qualitative dichotomy. This defense is guided on the understanding that the qualitative and quantitative complement each other and can be used in conjunction in the researches, enabling better contribution to understand the educational phenomena investigated, that ever more are presented from multiple facets.Keywords: Research methodology; Educational research; Qualitative; Quantitative; Quanti-qualitative. Enfoque cuantitativo y cualitativo: la superación de la dicotomia cuantitativa-cualitativo em la investigación em educación Resumen: Uno de los grandes debates que han sido objeto de constantes debates académicos en humanidades, en relación con el estudio de la metodologia científica, es el predominio del enfoque cualitativo en lo cuantitativo. Teniendo en cuenta este hecho, el objetivo de este estudio es analizar el enfoque de investigación cuantitativa y cualitativa, con énfasis en sus aplicaciones en el campo de la educación.El artículo presenta las diferencias entre lo cuantitativo y lo cualitativo y lo posteriormente el análisis de la literatura en esta área debate, que apoya la convergencia de ambos enfoques como alternativas a seguir en las ciencias de la vida, la superación de la dicotomía cuantitativo y cualitativo. Esta defensa se guía en la comprensión del complemento cualitativa y cuantitativa entre sí y se puede utilizar juntos en las urnas, lo que permite una mejor contribución a la comprensión de los fenómenos educativos investigados, la cada vez más presente de múltiples facetas.Palabras clave: Metodología de la investigación; La investigación educativa; Cualitativa; Cuantitativa; Cuantitativa y cualitativa. Data de registro: 24/02/2015 Data de aceite: 18/11/2015
id UFU-2_63103d5f889fa9bbb7c1edf3ac306136
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29099
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Abordagem quanti-qualitativa: : superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educaçãoPesquisa educacionalQualitativoQuantitativoMetodologia de pesquisaQuanti-qualitativoAbordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação Resumo: Uma das grandes discussões que tem sido alvo de constantes debates acadêmicos nas ciências humanas, concernente aos estudos sobre metodologia científica, é a predominância da abordagem qualitativa sob a quantitativa. Considerando tal realidade, o objetivo deste estudo consiste em analisar a abordagem de pesquisa quanti-qualitativa, dando ênfase a suas aplicações no campo educacional. O trabalho apresenta as diferenciações entre as abordagens quantitativa e qualitativa e, posteriormente, a análise do debate da literatura da área, que defende a convergência de ambas as abordagens como alternativa a ser seguida nas ciências humanas, superando a dicotomia quantitativa-qualitativa. Esta defesa se pauta no entendimento que o qualitativo e o quantitativo se complementam e podem ser utilizados em conjunto nas pesquisas, possibilitando melhor contribuição para compreender os fenômenos educacionais investigados, que a cada vez mais se apresentam a partir de múltiplas facetas.Palavras-chave: Metodologia de pesquisa; Pesquisa educacional; Qualitativo; Quantitativo; Quanti-qualitativo. Quanti-qualitative approach: quantitative-qualitative dicotamyary survey in research in education Abstract: One of the large discussions that have been the target of constant academic debates in the humanities, concerning the study of scientific methodology, is the predominance of the qualitative approach under the quantitative. Considering this fact, the aim of this study is to analyze the quanti-qualitative approach, emphasizing their applications in the educational field. The paper presents the differences between quantitative and qualitative approaches and then the analysis of the debate of the literature of the area, which advocates the convergence of both approaches as an alternative to be followed in the human sciences, exceeding the quantitative-qualitative dichotomy. This defense is guided on the understanding that the qualitative and quantitative complement each other and can be used in conjunction in the researches, enabling better contribution to understand the educational phenomena investigated, that ever more are presented from multiple facets.Keywords: Research methodology; Educational research; Qualitative; Quantitative; Quanti-qualitative. Enfoque cuantitativo y cualitativo: la superación de la dicotomia cuantitativa-cualitativo em la investigación em educación Resumen: Uno de los grandes debates que han sido objeto de constantes debates académicos en humanidades, en relación con el estudio de la metodologia científica, es el predominio del enfoque cualitativo en lo cuantitativo. Teniendo en cuenta este hecho, el objetivo de este estudio es analizar el enfoque de investigación cuantitativa y cualitativa, con énfasis en sus aplicaciones en el campo de la educación.El artículo presenta las diferencias entre lo cuantitativo y lo cualitativo y lo posteriormente el análisis de la literatura en esta área debate, que apoya la convergencia de ambos enfoques como alternativas a seguir en las ciencias de la vida, la superación de la dicotomía cuantitativo y cualitativo. Esta defensa se guía en la comprensión del complemento cualitativa y cuantitativa entre sí y se puede utilizar juntos en las urnas, lo que permite una mejor contribución a la comprensión de los fenómenos educativos investigados, la cada vez más presente de múltiples facetas.Palabras clave: Metodología de la investigación; La investigación educativa; Cualitativa; Cuantitativa; Cuantitativa y cualitativa. Data de registro: 24/02/2015 Data de aceite: 18/11/2015EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2909910.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 21-441982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099/21313Copyright (c) 2017 Kellcia Rezende Souza, Maria Teresa Miceli Kerbauyinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Kellcia RezendeKerbauy, Maria Teresa Miceli2021-09-28T17:59:23Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29099Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-09-28T17:59:23Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem quanti-qualitativa: : superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação
title Abordagem quanti-qualitativa: : superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação
spellingShingle Abordagem quanti-qualitativa: : superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação
Souza, Kellcia Rezende
Pesquisa educacional
Qualitativo
Quantitativo
Metodologia de pesquisa
Quanti-qualitativo
title_short Abordagem quanti-qualitativa: : superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação
title_full Abordagem quanti-qualitativa: : superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação
title_fullStr Abordagem quanti-qualitativa: : superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação
title_full_unstemmed Abordagem quanti-qualitativa: : superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação
title_sort Abordagem quanti-qualitativa: : superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação
author Souza, Kellcia Rezende
author_facet Souza, Kellcia Rezende
Kerbauy, Maria Teresa Miceli
author_role author
author2 Kerbauy, Maria Teresa Miceli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Kellcia Rezende
Kerbauy, Maria Teresa Miceli
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Qualitativo
Quantitativo
Metodologia de pesquisa
Quanti-qualitativo
topic Pesquisa educacional
Qualitativo
Quantitativo
Metodologia de pesquisa
Quanti-qualitativo
description Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação Resumo: Uma das grandes discussões que tem sido alvo de constantes debates acadêmicos nas ciências humanas, concernente aos estudos sobre metodologia científica, é a predominância da abordagem qualitativa sob a quantitativa. Considerando tal realidade, o objetivo deste estudo consiste em analisar a abordagem de pesquisa quanti-qualitativa, dando ênfase a suas aplicações no campo educacional. O trabalho apresenta as diferenciações entre as abordagens quantitativa e qualitativa e, posteriormente, a análise do debate da literatura da área, que defende a convergência de ambas as abordagens como alternativa a ser seguida nas ciências humanas, superando a dicotomia quantitativa-qualitativa. Esta defesa se pauta no entendimento que o qualitativo e o quantitativo se complementam e podem ser utilizados em conjunto nas pesquisas, possibilitando melhor contribuição para compreender os fenômenos educacionais investigados, que a cada vez mais se apresentam a partir de múltiplas facetas.Palavras-chave: Metodologia de pesquisa; Pesquisa educacional; Qualitativo; Quantitativo; Quanti-qualitativo. Quanti-qualitative approach: quantitative-qualitative dicotamyary survey in research in education Abstract: One of the large discussions that have been the target of constant academic debates in the humanities, concerning the study of scientific methodology, is the predominance of the qualitative approach under the quantitative. Considering this fact, the aim of this study is to analyze the quanti-qualitative approach, emphasizing their applications in the educational field. The paper presents the differences between quantitative and qualitative approaches and then the analysis of the debate of the literature of the area, which advocates the convergence of both approaches as an alternative to be followed in the human sciences, exceeding the quantitative-qualitative dichotomy. This defense is guided on the understanding that the qualitative and quantitative complement each other and can be used in conjunction in the researches, enabling better contribution to understand the educational phenomena investigated, that ever more are presented from multiple facets.Keywords: Research methodology; Educational research; Qualitative; Quantitative; Quanti-qualitative. Enfoque cuantitativo y cualitativo: la superación de la dicotomia cuantitativa-cualitativo em la investigación em educación Resumen: Uno de los grandes debates que han sido objeto de constantes debates académicos en humanidades, en relación con el estudio de la metodologia científica, es el predominio del enfoque cualitativo en lo cuantitativo. Teniendo en cuenta este hecho, el objetivo de este estudio es analizar el enfoque de investigación cuantitativa y cualitativa, con énfasis en sus aplicaciones en el campo de la educación.El artículo presenta las diferencias entre lo cuantitativo y lo cualitativo y lo posteriormente el análisis de la literatura en esta área debate, que apoya la convergencia de ambos enfoques como alternativas a seguir en las ciencias de la vida, la superación de la dicotomía cuantitativo y cualitativo. Esta defensa se guía en la comprensión del complemento cualitativa y cuantitativa entre sí y se puede utilizar juntos en las urnas, lo que permite una mejor contribución a la comprensión de los fenómenos educativos investigados, la cada vez más presente de múltiples facetas.Palabras clave: Metodología de la investigación; La investigación educativa; Cualitativa; Cuantitativa; Cuantitativa y cualitativa. Data de registro: 24/02/2015 Data de aceite: 18/11/2015
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099/21313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Kellcia Rezende Souza, Maria Teresa Miceli Kerbauy
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Kellcia Rezende Souza, Maria Teresa Miceli Kerbauy
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 21-44
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355384295030784