O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Sônia Maria dos Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/957
Resumo: Este estudo foi realizado com a finalidade de pesquisar os conceitos e pressupostos verbalizados pelos professores de primeira série, em entrevistas, e deduzidos de observações da sua prática de sala de aula. Para tanto foram objetos desta pesquisa treze professores de uma escola pública municipal, localizada em um bairro de classe média baixa de Uberlândia. Nesta pesquisa, foi de fundamental importância recuperar parte da história, onde se originou o problema, com o desejo de compreendê-lo, buscando propostas para a Matemática que é trabalhada no ensino fundamental. Para isso foi necessário buscar subsídios teóricos na Epistemologia Genética e no Construtivismo de Jean Piaget. Com o auxílio desta teoria, procurou-se fazer uma reflexão dos estudos e pesquisas em Matemática, com o propósito de desvendar  as descobertas desta última década. A metodologia utilizada foi uma abordagem predominantemente qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista, a observação e alguns materiais gráficos utilizados pelos professores no período das observações. Palavras chave: Educação; Matemática; Ensino de matemática; Primeira série; Jean Piaget.
id UFU-2_686176ccad6f5e897b8f5074b4009940
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/957
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professoresEducaçãoMatemáticaEnsino de matemáticaPrimeira sérieJean PiagetEste estudo foi realizado com a finalidade de pesquisar os conceitos e pressupostos verbalizados pelos professores de primeira série, em entrevistas, e deduzidos de observações da sua prática de sala de aula. Para tanto foram objetos desta pesquisa treze professores de uma escola pública municipal, localizada em um bairro de classe média baixa de Uberlândia. Nesta pesquisa, foi de fundamental importância recuperar parte da história, onde se originou o problema, com o desejo de compreendê-lo, buscando propostas para a Matemática que é trabalhada no ensino fundamental. Para isso foi necessário buscar subsídios teóricos na Epistemologia Genética e no Construtivismo de Jean Piaget. Com o auxílio desta teoria, procurou-se fazer uma reflexão dos estudos e pesquisas em Matemática, com o propósito de desvendar  as descobertas desta última década. A metodologia utilizada foi uma abordagem predominantemente qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista, a observação e alguns materiais gráficos utilizados pelos professores no período das observações. Palavras chave: Educação; Matemática; Ensino de matemática; Primeira série; Jean Piaget.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/957Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 294-2951982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/957/868Copyright (c) 2016 Sônia Maria dos Santos Garciahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Sônia Maria dos Santos2023-07-03T11:55:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/957Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-03T11:55:52Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores
title O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores
spellingShingle O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores
Garcia, Sônia Maria dos Santos
Educação
Matemática
Ensino de matemática
Primeira série
Jean Piaget
title_short O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores
title_full O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores
title_fullStr O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores
title_full_unstemmed O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores
title_sort O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores
author Garcia, Sônia Maria dos Santos
author_facet Garcia, Sônia Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Sônia Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Matemática
Ensino de matemática
Primeira série
Jean Piaget
topic Educação
Matemática
Ensino de matemática
Primeira série
Jean Piaget
description Este estudo foi realizado com a finalidade de pesquisar os conceitos e pressupostos verbalizados pelos professores de primeira série, em entrevistas, e deduzidos de observações da sua prática de sala de aula. Para tanto foram objetos desta pesquisa treze professores de uma escola pública municipal, localizada em um bairro de classe média baixa de Uberlândia. Nesta pesquisa, foi de fundamental importância recuperar parte da história, onde se originou o problema, com o desejo de compreendê-lo, buscando propostas para a Matemática que é trabalhada no ensino fundamental. Para isso foi necessário buscar subsídios teóricos na Epistemologia Genética e no Construtivismo de Jean Piaget. Com o auxílio desta teoria, procurou-se fazer uma reflexão dos estudos e pesquisas em Matemática, com o propósito de desvendar  as descobertas desta última década. A metodologia utilizada foi uma abordagem predominantemente qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista, a observação e alguns materiais gráficos utilizados pelos professores no período das observações. Palavras chave: Educação; Matemática; Ensino de matemática; Primeira série; Jean Piaget.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/957
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/957/868
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Sônia Maria dos Santos Garcia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Sônia Maria dos Santos Garcia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 294-295
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232593559552