O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/957 |
Resumo: | Este estudo foi realizado com a finalidade de pesquisar os conceitos e pressupostos verbalizados pelos professores de primeira série, em entrevistas, e deduzidos de observações da sua prática de sala de aula. Para tanto foram objetos desta pesquisa treze professores de uma escola pública municipal, localizada em um bairro de classe média baixa de Uberlândia. Nesta pesquisa, foi de fundamental importância recuperar parte da história, onde se originou o problema, com o desejo de compreendê-lo, buscando propostas para a Matemática que é trabalhada no ensino fundamental. Para isso foi necessário buscar subsídios teóricos na Epistemologia Genética e no Construtivismo de Jean Piaget. Com o auxílio desta teoria, procurou-se fazer uma reflexão dos estudos e pesquisas em Matemática, com o propósito de desvendar as descobertas desta última década. A metodologia utilizada foi uma abordagem predominantemente qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista, a observação e alguns materiais gráficos utilizados pelos professores no período das observações. Palavras chave: Educação; Matemática; Ensino de matemática; Primeira série; Jean Piaget. |
id |
UFU-2_686176ccad6f5e897b8f5074b4009940 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/957 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professoresEducaçãoMatemáticaEnsino de matemáticaPrimeira sérieJean PiagetEste estudo foi realizado com a finalidade de pesquisar os conceitos e pressupostos verbalizados pelos professores de primeira série, em entrevistas, e deduzidos de observações da sua prática de sala de aula. Para tanto foram objetos desta pesquisa treze professores de uma escola pública municipal, localizada em um bairro de classe média baixa de Uberlândia. Nesta pesquisa, foi de fundamental importância recuperar parte da história, onde se originou o problema, com o desejo de compreendê-lo, buscando propostas para a Matemática que é trabalhada no ensino fundamental. Para isso foi necessário buscar subsídios teóricos na Epistemologia Genética e no Construtivismo de Jean Piaget. Com o auxílio desta teoria, procurou-se fazer uma reflexão dos estudos e pesquisas em Matemática, com o propósito de desvendar as descobertas desta última década. A metodologia utilizada foi uma abordagem predominantemente qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista, a observação e alguns materiais gráficos utilizados pelos professores no período das observações. Palavras chave: Educação; Matemática; Ensino de matemática; Primeira série; Jean Piaget.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/957Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 294-2951982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/957/868Copyright (c) 2016 Sônia Maria dos Santos Garciahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Sônia Maria dos Santos2023-07-03T11:55:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/957Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-03T11:55:52Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores |
title |
O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores |
spellingShingle |
O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores Garcia, Sônia Maria dos Santos Educação Matemática Ensino de matemática Primeira série Jean Piaget |
title_short |
O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores |
title_full |
O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores |
title_fullStr |
O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores |
title_full_unstemmed |
O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores |
title_sort |
O conhecimento matemático na primeira série: conceitos e pressupostos dos professores |
author |
Garcia, Sônia Maria dos Santos |
author_facet |
Garcia, Sônia Maria dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Sônia Maria dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Ensino de matemática Primeira série Jean Piaget |
topic |
Educação Matemática Ensino de matemática Primeira série Jean Piaget |
description |
Este estudo foi realizado com a finalidade de pesquisar os conceitos e pressupostos verbalizados pelos professores de primeira série, em entrevistas, e deduzidos de observações da sua prática de sala de aula. Para tanto foram objetos desta pesquisa treze professores de uma escola pública municipal, localizada em um bairro de classe média baixa de Uberlândia. Nesta pesquisa, foi de fundamental importância recuperar parte da história, onde se originou o problema, com o desejo de compreendê-lo, buscando propostas para a Matemática que é trabalhada no ensino fundamental. Para isso foi necessário buscar subsídios teóricos na Epistemologia Genética e no Construtivismo de Jean Piaget. Com o auxílio desta teoria, procurou-se fazer uma reflexão dos estudos e pesquisas em Matemática, com o propósito de desvendar as descobertas desta última década. A metodologia utilizada foi uma abordagem predominantemente qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista, a observação e alguns materiais gráficos utilizados pelos professores no período das observações. Palavras chave: Educação; Matemática; Ensino de matemática; Primeira série; Jean Piaget. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/957 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/957/868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sônia Maria dos Santos Garcia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sônia Maria dos Santos Garcia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 294-295 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232593559552 |