Algumas reflexões sobre o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pompeu, Celso Baccarin
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2073
Resumo: É nosso intuito aproveitar este veículo de comunicação que se abre, a partir das áreas de Educação e Filosofia desta Universidade, para propor uma conversa sobre Educação seu aspecto escolar e, particularmente, sobre o ensino superior que nós praticamos. Alguns colegas poderão estranhar a linguagem coloquial que utilizaremos nestes escritos. Ela tem um objetivo: "desintelectualizar* diálogo que pretende abordar práticas concretas. Esta conversa é assim chamada porque nos colocamos como trabalhador dessa área, a Educação, no mesmo nível em que nela trabalham todos os demais colegas que buscam, nessa atividade, não só sua realização pessoal, mas também contribuir para a formação de outros profissionais do melhor nível dentro das nossas condições materiais, sociais e centrais. A preocupação com o tema proposto e seus desdobramentos é um produto histórico de trabalho pela Educação, que já dura 18 anos, cinco dos quais nesta Universidade, especificamente na área de Didática. Nesse caminhar, pudemos entrar em contato com muitas das "grandezas e misérias do ensino brasileiro", nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. [...] Palavras-chave: Reflexões; Ensino; Didática; Educação.
id UFU-2_6e69107ce483254783eec7c41e499a8b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2073
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Algumas reflexões sobre o ensinoReflexõesEnsinoDidáticaEducaçãoÉ nosso intuito aproveitar este veículo de comunicação que se abre, a partir das áreas de Educação e Filosofia desta Universidade, para propor uma conversa sobre Educação seu aspecto escolar e, particularmente, sobre o ensino superior que nós praticamos. Alguns colegas poderão estranhar a linguagem coloquial que utilizaremos nestes escritos. Ela tem um objetivo: "desintelectualizar* diálogo que pretende abordar práticas concretas. Esta conversa é assim chamada porque nos colocamos como trabalhador dessa área, a Educação, no mesmo nível em que nela trabalham todos os demais colegas que buscam, nessa atividade, não só sua realização pessoal, mas também contribuir para a formação de outros profissionais do melhor nível dentro das nossas condições materiais, sociais e centrais. A preocupação com o tema proposto e seus desdobramentos é um produto histórico de trabalho pela Educação, que já dura 18 anos, cinco dos quais nesta Universidade, especificamente na área de Didática. Nesse caminhar, pudemos entrar em contato com muitas das "grandezas e misérias do ensino brasileiro", nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. [...] Palavras-chave: Reflexões; Ensino; Didática; Educação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/207310.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2073Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 81-871982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2073/1708Copyright (c) 2016 Celso Baccarin Pompeuhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPompeu, Celso Baccarin2022-10-14T16:11:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2073Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-14T16:11:43Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas reflexões sobre o ensino
title Algumas reflexões sobre o ensino
spellingShingle Algumas reflexões sobre o ensino
Pompeu, Celso Baccarin
Reflexões
Ensino
Didática
Educação
title_short Algumas reflexões sobre o ensino
title_full Algumas reflexões sobre o ensino
title_fullStr Algumas reflexões sobre o ensino
title_full_unstemmed Algumas reflexões sobre o ensino
title_sort Algumas reflexões sobre o ensino
author Pompeu, Celso Baccarin
author_facet Pompeu, Celso Baccarin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pompeu, Celso Baccarin
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexões
Ensino
Didática
Educação
topic Reflexões
Ensino
Didática
Educação
description É nosso intuito aproveitar este veículo de comunicação que se abre, a partir das áreas de Educação e Filosofia desta Universidade, para propor uma conversa sobre Educação seu aspecto escolar e, particularmente, sobre o ensino superior que nós praticamos. Alguns colegas poderão estranhar a linguagem coloquial que utilizaremos nestes escritos. Ela tem um objetivo: "desintelectualizar* diálogo que pretende abordar práticas concretas. Esta conversa é assim chamada porque nos colocamos como trabalhador dessa área, a Educação, no mesmo nível em que nela trabalham todos os demais colegas que buscam, nessa atividade, não só sua realização pessoal, mas também contribuir para a formação de outros profissionais do melhor nível dentro das nossas condições materiais, sociais e centrais. A preocupação com o tema proposto e seus desdobramentos é um produto histórico de trabalho pela Educação, que já dura 18 anos, cinco dos quais nesta Universidade, especificamente na área de Didática. Nesse caminhar, pudemos entrar em contato com muitas das "grandezas e misérias do ensino brasileiro", nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. [...] Palavras-chave: Reflexões; Ensino; Didática; Educação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2073
10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2073
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2073
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2073/1708
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Celso Baccarin Pompeu
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Celso Baccarin Pompeu
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 81-87
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355382866870272