O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia

Bibliographic Details
Main Author: e Silva, Gildemarks Costa
Publication Date: 2008
Format: Article
Language: por
Source: Educação e Filosofia
Download full: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/713
Summary: O trabalho se insere na discussão sobre a possibilidade ou não de uma autonomia relativa para o pedagógico. Concentra a discussão e sua análise no pensamento de Dermeval Saviani, enquanto um dos expoentes da educação brasileira. Encontra na "consciência pedagógica" e no "projeto histórico" os conceitos fundamentais para uma análise critica da contribuição que este autor tem para a questão da autonomia do educacional, visando a perspectivas para a relação entre Filosofia e Educação.   RÉSUMÉ   L'objectif de notre travail est de contribuier à la discussion tenant à la possibilité (ou non) d'une autonomie rélative du pédagogique. Partant de la discussion la plus récent sur ce sujet on analyse pensée de l'éducateur brésilien Dermeval Saviani, dont l'oeuvre est d'une importance considérable. Nous trouvons dans as conception de "conscience pédagogique" et "projet historique" les concepts les plus importants pour une analyse critique de as contribuition théorique à la question de l'autonomie du pédagogique et, ce-faisant, ouvrant des perspectives au rapport entre la Philosophie et l'Education.
id UFU-2_72fd5f3f986344402dd9fef9302792f8
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/713
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofiaAutonomia PensamentosProblemaDesavianiO trabalho se insere na discussão sobre a possibilidade ou não de uma autonomia relativa para o pedagógico. Concentra a discussão e sua análise no pensamento de Dermeval Saviani, enquanto um dos expoentes da educação brasileira. Encontra na "consciência pedagógica" e no "projeto histórico" os conceitos fundamentais para uma análise critica da contribuição que este autor tem para a questão da autonomia do educacional, visando a perspectivas para a relação entre Filosofia e Educação.   RÉSUMÉ   L'objectif de notre travail est de contribuier à la discussion tenant à la possibilité (ou non) d'une autonomie rélative du pédagogique. Partant de la discussion la plus récent sur ce sujet on analyse pensée de l'éducateur brésilien Dermeval Saviani, dont l'oeuvre est d'une importance considérable. Nous trouvons dans as conception de "conscience pédagogique" et "projet historique" les concepts les plus importants pour une analyse critique de as contribuition théorique à la question de l'autonomie du pédagogique et, ce-faisant, ouvrant des perspectives au rapport entre la Philosophie et l'Education.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/71310.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-713Educação e Filosofia; v. 15 n. 29 (2001): v.15 n.29 jan./jun. 2001; 49-751982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/713/648Copyright (c) 2016 Gildemarks Costa e Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesse Silva, Gildemarks Costa2023-06-30T14:31:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/713Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T14:31:09Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia
title O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia
spellingShingle O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia
e Silva, Gildemarks Costa
Autonomia
Pensamentos
Problema
Desaviani
title_short O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia
title_full O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia
title_fullStr O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia
title_full_unstemmed O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia
title_sort O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia
author e Silva, Gildemarks Costa
author_facet e Silva, Gildemarks Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv e Silva, Gildemarks Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Pensamentos
Problema
Desaviani
topic Autonomia
Pensamentos
Problema
Desaviani
description O trabalho se insere na discussão sobre a possibilidade ou não de uma autonomia relativa para o pedagógico. Concentra a discussão e sua análise no pensamento de Dermeval Saviani, enquanto um dos expoentes da educação brasileira. Encontra na "consciência pedagógica" e no "projeto histórico" os conceitos fundamentais para uma análise critica da contribuição que este autor tem para a questão da autonomia do educacional, visando a perspectivas para a relação entre Filosofia e Educação.   RÉSUMÉ   L'objectif de notre travail est de contribuier à la discussion tenant à la possibilité (ou non) d'une autonomie rélative du pédagogique. Partant de la discussion la plus récent sur ce sujet on analyse pensée de l'éducateur brésilien Dermeval Saviani, dont l'oeuvre est d'une importance considérable. Nous trouvons dans as conception de "conscience pédagogique" et "projet historique" les concepts les plus importants pour une analyse critique de as contribuition théorique à la question de l'autonomie du pédagogique et, ce-faisant, ouvrant des perspectives au rapport entre la Philosophie et l'Education.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/713
10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-713
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/713
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/713/648
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Gildemarks Costa e Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Gildemarks Costa e Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 15 n. 29 (2001): v.15 n.29 jan./jun. 2001; 49-75
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231617335296