O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/713 |
Resumo: | O trabalho se insere na discussão sobre a possibilidade ou não de uma autonomia relativa para o pedagógico. Concentra a discussão e sua análise no pensamento de Dermeval Saviani, enquanto um dos expoentes da educação brasileira. Encontra na "consciência pedagógica" e no "projeto histórico" os conceitos fundamentais para uma análise critica da contribuição que este autor tem para a questão da autonomia do educacional, visando a perspectivas para a relação entre Filosofia e Educação. RÉSUMÉ L'objectif de notre travail est de contribuier à la discussion tenant à la possibilité (ou non) d'une autonomie rélative du pédagogique. Partant de la discussion la plus récent sur ce sujet on analyse pensée de l'éducateur brésilien Dermeval Saviani, dont l'oeuvre est d'une importance considérable. Nous trouvons dans as conception de "conscience pédagogique" et "projet historique" les concepts les plus importants pour une analyse critique de as contribuition théorique à la question de l'autonomie du pédagogique et, ce-faisant, ouvrant des perspectives au rapport entre la Philosophie et l'Education. |
id |
UFU-2_72fd5f3f986344402dd9fef9302792f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/713 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofiaAutonomia PensamentosProblemaDesavianiO trabalho se insere na discussão sobre a possibilidade ou não de uma autonomia relativa para o pedagógico. Concentra a discussão e sua análise no pensamento de Dermeval Saviani, enquanto um dos expoentes da educação brasileira. Encontra na "consciência pedagógica" e no "projeto histórico" os conceitos fundamentais para uma análise critica da contribuição que este autor tem para a questão da autonomia do educacional, visando a perspectivas para a relação entre Filosofia e Educação. RÉSUMÉ L'objectif de notre travail est de contribuier à la discussion tenant à la possibilité (ou non) d'une autonomie rélative du pédagogique. Partant de la discussion la plus récent sur ce sujet on analyse pensée de l'éducateur brésilien Dermeval Saviani, dont l'oeuvre est d'une importance considérable. Nous trouvons dans as conception de "conscience pédagogique" et "projet historique" les concepts les plus importants pour une analyse critique de as contribuition théorique à la question de l'autonomie du pédagogique et, ce-faisant, ouvrant des perspectives au rapport entre la Philosophie et l'Education.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/71310.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-713Educação e Filosofia; v. 15 n. 29 (2001): v.15 n.29 jan./jun. 2001; 49-751982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/713/648Copyright (c) 2016 Gildemarks Costa e Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesse Silva, Gildemarks Costa2023-06-30T14:31:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/713Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T14:31:09Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia |
title |
O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia |
spellingShingle |
O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia e Silva, Gildemarks Costa Autonomia Pensamentos Problema Desaviani |
title_short |
O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia |
title_full |
O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia |
title_fullStr |
O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia |
title_full_unstemmed |
O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia |
title_sort |
O problema da autonomia da educação no pensamento de Saviani:: uma contribuição para a relação educação e filosofia |
author |
e Silva, Gildemarks Costa |
author_facet |
e Silva, Gildemarks Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
e Silva, Gildemarks Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Pensamentos Problema Desaviani |
topic |
Autonomia Pensamentos Problema Desaviani |
description |
O trabalho se insere na discussão sobre a possibilidade ou não de uma autonomia relativa para o pedagógico. Concentra a discussão e sua análise no pensamento de Dermeval Saviani, enquanto um dos expoentes da educação brasileira. Encontra na "consciência pedagógica" e no "projeto histórico" os conceitos fundamentais para uma análise critica da contribuição que este autor tem para a questão da autonomia do educacional, visando a perspectivas para a relação entre Filosofia e Educação. RÉSUMÉ L'objectif de notre travail est de contribuier à la discussion tenant à la possibilité (ou non) d'une autonomie rélative du pédagogique. Partant de la discussion la plus récent sur ce sujet on analyse pensée de l'éducateur brésilien Dermeval Saviani, dont l'oeuvre est d'une importance considérable. Nous trouvons dans as conception de "conscience pédagogique" et "projet historique" les concepts les plus importants pour une analyse critique de as contribuition théorique à la question de l'autonomie du pédagogique et, ce-faisant, ouvrant des perspectives au rapport entre la Philosophie et l'Education. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/713 10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-713 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/713 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/713/648 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Gildemarks Costa e Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Gildemarks Costa e Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 15 n. 29 (2001): v.15 n.29 jan./jun. 2001; 49-75 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231617335296 |